Quando o Dr.Miles J.Bennell (Kevin McCarthy) regressa de uma Convenção à pequena cidade de Santa Mira, depara-se com diversos casos de habitantes que acusam os seus familiares de serem impostores, apesar de os mesmos terem a mesma aparência e serem capazes de responder a perguntas de foro pessoal. Entrando em contacto com o seu velho amigo psiquiatra Dr.Dan Kauffman (Larry Gates), este acalma-o dizendo que a comunidade está perante um surto de histeria colectiva, mas quando o botânico Jack Belicec (King Donovan) e a sua esposa Teddy (Carolyn Jones) o chamam com urgência, interrompendo o jantar com a namorada Becky Driscoll (Dana Wynter), sobre um estranho corpo aparentemente inanimado que lhes apareceu em casa, o Dr.Bennell começa a relacionar os casos, lançando-se assim numa investigação sobre o misterioso fenómeno que assola a sua cidade...
Dirigido por Don Siegel, realizador que se especializaria futuramente em thrillers policiais como "Dirty Harry" ('71), segundo um argumento de Dan Mainwaring, revisto por Richard Collins e do então aspirante a cineasta Sam Peckinpah,
baseado na novela de Jack Finney "The Body Snatchers" lançada em '54, "The Invasion of the Body Snatchers" é uma suprema obra de ficção científica e horror e um marco dentro do género nos anos 50, mantendo-se ainda intocável nos dias de hoje.
Kevin McCarthy protagoniza como o Dr.Miles J.Bennell |
A concepção do filme pode ser vista como uma alegoria à perda da individualidade e autonomia na então inimiga União Soviética, característica dos regimes de esquerda em geral, resultante da paranóia anti-comunista vigente que assolava os E.U.A. na altura,
Dana Wynter como Becky Driscoll |
devido à suposta infiltração em massa de marxistas no sistema para tentarem destruir o sonho americano ou por outro lado, como uma metáfora ao tirânico McCarthyismo imposto durante a Época da "Caça às Bruxas" que dividiu a América entre os conformistas, os reaccionários e os falsamente acusados.
Jack Belicec (King Donovan) |
Do genial guião repleto de diálogos concisos e inteligentes, à sublime direcção de Don Siegel que injecta uma atmosfera surreal de pura paranóia ao conjunto, o excelente e peculiar trabalho de câmara do cinematógrafo Ellsworth Fredericks,
passando pela inesquecível trilha sonora de Carmen Dragon que projecta pela música a sinistralidade inquietante emanada do ecrã e terminando no ritmo frenético e dinâmico resultante dum grande trabalho de edição de imagem de Robert S.Eisen,
"The Invasion of the Body Snatchers" oferece-nos nos seus escassos 80 minutos de duração um desenrolar de acção empolgante, sem tempos mortos e recheado de reviravoltas surpreendentes, levando o espectador a pensar ao mesmo tempo que cumpre por inteiro como uma obra de puro escape de entretenimento.
Kevin McCarthy, que por ironia ou talvez não, é ele mesmo um primo afastado do Senador Republicano Joseph McCarthy, está esplêndido no papel principal como o Dr.Bannell empregando o seu estilo representativo do Método, oscilando eficazmente entre o requintado e pomposo doutor do início do filme até à sua descida à espiral da paranóia quando se vê a braços com uma cidade povoada por impostores vindos do espaço que ocupam o lugar daqueles que antes eram os seus amigos chegados.
Carolyn Jones como Teddy Belicec |
Ao seu lado, o elenco secundário cumpre com exactidão os seus lugares na trama, destacando-se a bela Dana Wynter como a namorada Becky Driscoll; Carolyn Jones, a futura Morticia Addams da série de TV "The Addams Family" ('64) como a nervosa Teddy Belicec e o próprio co-revisor do guião Sam Peckinpah, num curtíssimo cameo.
Dr.Harvey (Richard Deacon), Dr.Bennell & Dr.Hill (Whit Bissell) |
Por imposição da parte dos Estúdios que queriam um final optimista foram filmadas novas cenas que deram origem ao prólogo e epílogo do filme, com um histérico Dr.Bennell a narrar em flashback ao psiquiatra Dr.Hills, interpretado por um Whit Bissell não creditado,
os eventos ocorridos em Santa Mira, acabando por no clímax ser finalmente acreditado e medidas de quarentena para a pequena cidade a serem tomadas.
Tanto Don Siegel como o argumentista Daniel Mainwaring manifestaram-se contra o final impingido, defendendo o impacto do final original em que um à beira da loucura Dr.Bennell grita histericamente na auto-estrada, mandando parar os carros, na vã tentativa de avisar e pedir ajuda para o perigo eminente extraterrestre que ameaça propagar-se pela América.
Em '93, "Invasion of the Body Snatchers" foi seleccionado para ser preservado pela National Film Registry of the United States of America pelo seu conteúdo culturalmente, historicamente e esteticamente significante.
Foi também um filme que inspirou diversos futuros cineastas, entre eles o próprio Sam Peckinpah, Sam Raimi ou Joel & Ethan Cohen, devido ao seu trepidante ambiente e o uso de um fabuloso trabalho de câmara.
Teve direito a 3 remakes, sendo o mais famoso e elogiado pela crítica, a versão de Philip Kaufman estreada em '78 com Donald Sutherland, Brooke Adams e Leonard Nimoy e ainda "Body Snatchers" ('93) dirigido por Abel Ferrara e mais recentemente, "The Invasion" ('07) com Daniel Craig e Nicole Kidman.
Em suma, "Invasion of the Body Snatchers" é uma das melhores obras já feitas dentro dos géneros horror e sci-fi, sendo imprescindível o seu visionamento para qualquer verdadeiro cinéfilo.
Género: Horror / Ficção Científica.
Fotografia: Preto e Branco.
País: E.U.A.
Duração: 80 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=WFnSxeDfENk
Classificação: 10/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário