Na mesma noite do original "Halloween" e depois do Dr.Sam Loomis (Donald Pleasence) disparar sobre Michael Myers (Tony Moran) em casa dos Doyle, salvando a adolescente Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), fazendo-o cair pela varanda, constata que o mesmo desapareceu e continua à solta pela pacata cidade de Haddonfield. Contactando o Xerife Leigh Brackett (Charles Cyphers), os dois iniciam uma busca pela vizinhança, ao mesmo tempo que Laurie é levada para o hospital local. Com a descoberta do corpo da filha Annie (Nancy Loomis), o Xerife Brackett bastante abalado, passa o comando das buscas a um dos seus ajudantes Gary Hunt (Hunter von Leer) e Loomis recebe a visita da enfermeira Marion Chambers (Nancy Stephens) do hospício de Smith's Grove que lhe revela a existência de um dossier secreto que liga o assassino em série Myers com Laurie Strode. Loomis ruma então ao hospital, na ânsia de resgatar a adolescente da morte certa, mas chegará ele a tempo?
O êxito do original "John Carpenter's Halloween" ('78), detentor durante algum tempo do recorde do filme independente com as maiores receitas de bilheteira de sempre, fez o grande estúdio Universal Pictures se interessar por uma sequela novamente produzida por Moustapha Akkad,
Dr.Loomis (Donald Pleasence) & Xerife Brackett (Charles Cyphers) |
aliando-se desta vez ao célebre produtor italiano Dino De Laurentiis que injectou um orçamento bastante superior na película. Perante a recusa de John Carpenter, entretanto ocupado na direcção de "Escape from New York" ('81), de voltar à cadeira do realizador, o estreante Rick Rosenthal foi o convocado para o substituir, mantendo-se Carpenter & Debra Hill como autores da história e co-produtores.
Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) |
Um primeiro rascunho situava a acção alguns anos após os eventos de "Halloween" com a sobrevivente Laurie Strode, agora a viver num complexo de apartamentos, a ser novamente perseguida por Michael Myers, mas o guião final acabou sendo uma sequela directa, continuando a narrativa minutos após o clímax do antecessor.
Delegado Gary Hunt (Hunter von Leer) |
Rosenthal teve o cuidado de se rodear de maioritariamente a mesma equipa de "Halloween", para que o ambiente, trabalho de câmara e cinematografia não se afastassem demasiado do estado de espírito da obra original, para que ambos os filmes pudessem ser vistos como um só,
resultando num exímio trabalho do realizador em captar o mesmo tipo de atmosfera, e que apesar dos eventuais erros de continuidade devido aos 3 anos de diferença entre os 2 filmes, o resultado final é bastante positivo, sendo uma das melhores sequelas de um filme deste género.
A principal diferença de "Halloween II" para o original situa-se no ritmo, pois ao passo que o primeiro incidia num crescendo de suspense com a acção a mover-se lentamente envolvida num clima angustiante e quase claustrofóbico,
esta sequela e muito devido à inundação de novos "slashers" que desde '78 aumentaram a fasquia do sub-género, introduzindo mais sangue; mortes violentas encenadas e de recurso ao gore;
nudez explícita e gratuita e um ritmo mais enérgico, fez com que o próprio Carpenter filmasse algumas cenas extra, depois de achar o produto final de Rosenthal demasiado inofensivo e pouco arisco.
A nível das performances, o veterano Donald Pleseance regressa, e com mais tempo em cena, ao papel do sinistro Dr.Sam Loomis
e Jamie Lee Curtis, promovida a estrela principal do filme nos créditos iniciais numa altura em que já era a nova "Rainha do Grito" com "The Fog", "Prom Night" e "Terror Train" (todos estreados em '80) no seu currículo, dá novamente vida à frágil Laurie Strode, desta vez perseguida no hospital de Haddonfield pela máquina assassina imparável Michael Myers.
Devido a no início dos anos 80, a actriz ter optado pelo cabelo curto que seria a sua imagem de marca até aos dias de hoje, Jamie Lee Curtis teve de usar aqui uma peruca, sendo óbvia a mudança de penteado e inclusive a cor do cabelo estar mais clara, se comparada com o filme original.
Annie Brackett (Nancy Loomis) |
Charles Cyphers como o Xerife Leigh Brackett; Nancy Stephens como a enfermeira Marion Chambers e Nancy Loomis, num curtíssimo cameo, como Annie Brackett estabelecem a ponte directa com a obra de Carpenter, ajudando a dar a credibilidade necessária ao conjunto.
De regresso está também a emblemática e inconfundível trilha sonora de John Carpenter que mais uma vez embala com a sintonia perfeita os eventos no ecrã.
Uma das menos-valias do filme, talvez resida na demasiada exposição de Michael Myers em panorâmica em relação ao filme original, que maioritariamente o mesmo se movia na escuridão,
surgindo das sombras como se uma entidade sobrenatural se tratasse, usufruindo do recorrente uso da câmara na primeira pessoa para simular a ameaça, dando assim um ambiente mais aterrador e criando um mistério maior em torno do personagem.
O actor contratado para dar vida a Myers nesta sequela, Dick Warlock, sendo mais baixo e franzino que os antecessores Tony Moran e Nick Castle que deram vida ao "The Shape",
é notória não só a diferença de tamanho, como a própria máscara reciclada do filme original parece ser demasiado grande em relação à cabeça e estrutura do actor.
O clímax de "Halloween II" foi planeado para dar um final a toda a "storyline" de Haddonfield, Michael Myers, Dr.Sam Loomis e Laurie Strode, mas depois do fiasco nas bilheteiras de
"Halloween III - Season of the Witch" ('82) que ousou apresentar uma história diferente, os produtores resolveram ressuscitar Myers, não contando com John Carpenter ou Debra Hill envolvidos no filme, com "Halloween IV - The Return of Michael Myers" ('88).
Em suma, "Halloween II - The Horror Continues" e embora carecendo daquele toque mágico de John Carpenter ao conjunto, é uma grande sequela de um dos mais influentes filmes de horror e suspense que se tornou o pioneiro na criação de todo um sub-género.
A título de curiosidade, o realizador Rick Rosenthal regressaria 20 anos depois à franchise, dirigindo o medíocre "Halloween - Resurrection" voltando a dirigir Jamie Lee Curtis na sua derradeira performance como Laurie Strode. Recomendado para fãs do "Halloween" original !!!
Género: Horror / Thriller.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 92 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=_RKVpW-DdLQ
Classificação: 9/10.
Reviewer: @Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário