Nancy Archer (Allison Hayes) é uma socialite milionária da Califórnia, detentora do mais valioso diamante do Mundo que vive um casamento de fachada com o marido mulherengo Harry (William Hudson) que a engana com a amante Honey Parker (Yvette Vickers). Consciente da infidelidade do marido, Nancy entrega-se ao álcool e após mais uma discussão, resolve guiar sem destino pelo deserto, encontrando uma estranha esfera cintilante na estrada que contém um humanóide gigante. De volta à cidade, ninguém acredita no Encontro Imediato de Nancy, levando esta a forçar o marido a irem procurar a esfera para provar que está sã. Quando o gigante alienígena tenta roubar o diamante de Nancy, o marido foge deixando-a à sua sorte, sendo a mesma encontrada no dia seguinte inanimada no telhado de casa. O Dr.Cushing (Roy Gordon) é chamado para tratá-la, mas no dia seguinte o inacreditável acontece, a rica herdeira começa a crescer desmesuradamente até aos 15 metros de altura, estando decidida a vingar-se do marido infiel e da amante, semeando o caos pela pequena cidade até concretizar os seus intentos...
Clássico de culto do série-B, característico da década de 50 em que a América se dividia entre o conformismo do "american way of life" perante a paranóia da ameaça comunista, ao mesmo tempo que o Mistério de Roswell abria as mentalidades dos americanos em relação ao desconhecido,
Harry (William Hudson) & Nancy Archer (Allison Hayes) |
dando origem a um sem-número de produções de baixo-orçamento, incidindo nos géneros horror e sci-fi, exibidos pelos diversos e hoje saudosos drive-in por todo o País, tornando-se rentáveis êxitos de bilheteiras.
"Attack of the 50 Foot Woman" dirigido pelo experiente Nathan H.Juran, no mesmo ano em que lançou o superior "The 7th Voyage of Sinbad", é um rotineiro filme do género que se tornou mais emblemático, ao longo das décadas posteriores, devido ao seu apelativo cartaz do que propriamente ao conteúdo do filme em si.
Honey Parker (Yvette Vickers) |
O argumento de Mark Hanna incide na infidelidade jocosa do marido playboy e da sua interesseira amante, que têm o final merecido quando a esposa herdeira de uma fortuna incalculável, desperta como uma gigante de 15 metros disposta a destruir tudo e todos que estejam no caminho da sua vingança.
Os efeitos especiais são demasiado pobres, mesmo levando em conta o ano em que foi feito e a acção só arranca a meio do III Acto, e com o filme a ter somente 1 hora e pouco de duração, acaba por não ser suficiente para satisfazer um espectador, não estando assim à altura da sua premise.
Contudo, acaba por contagiar pelo charme do "mau filme" e o inverosímil do conjunto, tornando-se assim um deleite de se visionar como "fruto da sua época" para qualquer fã do género.
Na parte das performances, Allison Hayes como a Mulher de 15 Metros e Yvette Vickers como a ardilosa amante são duas outras boas razões que tornam este filme aprazível de se seguir e o restante elenco é repleto de actores de personagens-tipo com créditos firmados em sci-fi e monster movies.
"Attack of the 50 Foot Woman" foi ao longo do tempo alvo de diversas tentativas de remake com um orçamento maior e rodado a cores, mas estranhamente todos os projectos acabaram sendo cancelados,
conseguindo finalmente ver a luz do dia através de um telefilme de '93, protagonizado por Daryl Hannah, que rapidamente caiu no esquecimento geral.
A título de curiosidade, o próprio realizador Nathan H.Juran, envergonhado com a mediocridade do filme devido ao parco orçamento, insistiu para ser creditado com um apelido diferente.
Em suma, "Attack of the 50 Foot Woman" fica muito aquém dos mais memoráveis clássicos dos anos 50 em termos de qualidade, mas é mesmo assim um curioso filme para ver pelo menos uma vez.
Género: Ficção Científica.
Fotografia: Preto e Branco.
País: E.U.A.
Duração: 65 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=w8VNS3GQsMo
Classificação: 6/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário