"O Milagre da Rua 8" de Matthew Robbins com Hume Cronyn, Jessica Tandy, Elizabeth Peña, Michael Carmine, Dennis Boutsikaris, Tom Aldredge, John Pankow, Wendy Schaal, John DiSanti & Frank McRae.
Um grupo de inquilinos de um prédio secular estão a ser coagidos à força por um gang a mudarem-se para que um rico construtor ponha em andamento a construção do seu lote de arranha-céus modernos. Os septuagenários Frank (Hume Cronyn) e Faye Riley (Jessica Tandy) que sofre de Alzheimer, clamam por alguém que os ajude a manterem-se no seu prédio aonde moram desde sempre e têm o seu próprio negócio, um café antigo no rés do chão.
Até que uma noite, Faye ao deixar a janela aberta, um milagre acontece...
Produzido por Steven Spielberg, "*batteries not included" foi escrito por Mick Garris (futuro realizador de "Sleepwalkers" de '92) inicialmente para figurar num episódio da série de TV similar à "Twilight Zone, "Amazing Stories" ('85 a '87) da qual Spielberg foi criador e produtor executivo, mas gostou tanto da ideia que resolveu avançar com a história em formato de longa-metragem para cinema.
Faye & Frank Riley |
O realizador Matthew Robbins vindo de filmes de aventura para a família como o clássico de fantasia da Disney, "Dragonslayer" ('81) ou "The Legend of Billie Jean" ('85) foi o escolhido para dirigir esta comédia dramática de ficção científica bastante sentimental que reúne novamente o casal na vida real, entretanto já desaparecidos, Hume Cronyn e Jessica Tandy depois do sucesso de "Cocoon" ('85).
As visitas inesperadas |
"*batteries not included" reúne certas semelhanças com "Cocoon" a nível de atmosfera e de história com os visitantes extra-terrestres de boas intenções e o casal de idosos que os encontra, só que aqui em vez de serem os septuagenários a ajudá-los são os pequenos robôs voadores, que se alimentam de todo o tipo de metais que vão encontrando, que irão auxiliar os inquilinos a salvarem os seus lares.
Ao passo que "Cocoon" conseguiu aliar com competência o drama mais sentimentalão e a comédia das situações com a aventura e ficção científica resultando num épico produto final, este "*batteries not included" fica a meio-gás de atingir esse mesmo nível de perfeição, rebuscando muito o sentimentalismo fácil que em algumas situações atinge o piroso.
Um pouco longo e arrastado na sua duração, resultaria melhor em episódio de TV de meia-hora para o qual foi planeado, pois como longa-duração perde-se por cenas desnecessárias e repetitivas pelo meio apenas para providenciar o "enchimento" necessário da hora e meia da película.
Os pequenos extra-terrestres |
Tecnicamente, os efeitos especiais são pitorescos, mas engraçados e o design e concepção dos "pequenos" extra-terrestres torna-os visualmente divertidos, proporcionado algumas cenas (a confusão na cozinha do café dos Riley, como exemplo) que provocam um ligeiro sorriso no espectador.
Jessica Tandy como Faye Riley |
A nível das interpretações, Hume e Jessica funcionam lindamente como casal com a senhora Tandy a entregar-nos uma das mais-valias do filme com a sua algo sentimental, mas extrovertida performance como a septuagenária que sofre de alzheimer. Foi totalmente roubada de uma Nomeação para o Oscar de Melhor Actriz, mas a Academia reconheceu o seu erro e deu-lhe o Oscar três anos depois por outra grande performance em "Driving Miss Daisy".
Michael Carmine como Carlos |
O restante elenco limita-se a cumprir de modo tarefeiro os seus lugares na trama destacando-se Michael Carmine que está hilariante na pele de Carlos, o chefe do gangue que pretende ser respeitado.
Em suma,"*batteries not included" é um filme acolhedor e bem-intencionado para se ver em família num Domingo à tarde, mas nada muito mais que isso...
Fotografia: Côr
País: E.U.A.
Duração: 106 minutos.
Classificação: 6.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário