Jack DeVries (Chris Mulkey), outrora normal cidadão e sem cadastro é perseguido pela polícia por vários assaltos a bancos e roubos de carros nomeadamente Ferrari que culminam sempre em assassinatos. Quando é capturado seriamente ferido, é levado para o hospital e posto no mesmo quarto que Jonathan Miller (William Boyett) um paciente internado. Ao mesmo tempo chega à esquadra local um misterioso Agente do F.B.I. de nome Lloyd Gallagher (Kyle MacLachlan) que exige ao encarregado da investigação, o detective Tom Beck (Michael Nouri) ver o assassino urgentemente. Chegados ao hospital deparam-se com DeVries morto, tudo revirado e o seu companheiro de quarto desaparecido sem deixar rasto, preocupando bastante o obstinado Gallagher.
Quem será de facto este Agente do F.B.I. e o que estará na origem da súbita mudança de comportamento destes cidadãos comuns?
Beck (Nouri) & Gallagher (MacLachlan) |
Pela mão da equipa de "A Nightmare on Elm Street - Part II - Freddy's Revenge" ('85), o produtor Robert Shaye e o realizador Jack Sholder, chega-nos este policial de acção e ficção científica com elementos do "buddy cop movie" bastante popular nos anos 80
protagonizado pelo actor-fétiche de David Lynch, Kyle MacLachlan ("Dune" & "Blue Velvet" de '84 e '86, respectivamente) e Michael Nouri ("Flashdance" de '84).
O argumento colhe bastante influência do clássico "remake" de John Carpenter "The Thing" ('82), mas adaptado ao policial urbano mais despretensioso e ligeiro e com um artifício diferente tendo sido imensamente copiado em filmes como "I Come in Peace a.k.a. Dark Angel" ('90), "The Faculty" ('98) ou, muito obviamente, "Fallen" ('98).
Claudia Christian como a sexy Brenda |
Premiado no famoso Festival Avoriaz de Fantasia e Horror e no Fantasporto, passou mesmo assim algo despercebido nas grandes salas (e no grande público) mantendo-se algo à parte nas listas de filmes do género, embora actualmente goze o estatuto de filme-de-culto.
A título de curiosidade, Kyle MacLachlan precedeu aqui na pele do radical Agente do F.B.I., o seu personagem mais famoso Dale Cooper, agente encarregado de descobrir quem matou Laura Palmer na série de enorme sucesso de David Lynch, "Twin Peaks" ('90) e apesar de inexpressivo como actor (MacLachlan em início de carreira partilhava certas semelhanças nas suas performances com Keanu Reeves) aqui está como "peixe na água", pois o próprio personagem pede uma actuação algo robótica e distante.
Em suma, "The Hidden" não é um filme extraordinário (o final é inverossímil e exige imensa suspensão da descrença), nem é muito inovador dentro do género (apesar de ter sido imensamente copiado posteriormente), mas é certamente hora e meia de entretenimento bem passada, especialmente para fãs dos anos 80.
Destaque para a presença na banda sonora de bandas de nome da altura como os ingleses The Truth (que contribuem com o tema que dá o título ao filme), The Lords of the New Church e os californianos Concrete Blonde.
Género: Acção / Crime / Horror / Ficção Científica.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 96 minutos
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=LepRZObnvbY
Classificação: 8/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário