Translate

domingo, 24 de março de 2013

The Dirty Dozen (1967)

"Doze Indomáveis Patifes" de Robert Aldrich com Lee Marvin, Ernest Borgnine, Charles Bronson, Jim Brown, John Cassavetes, Richard Jaeckel, George Kennedy, Trini López, Clint Walker, Ralph Meeker, Telly Savalas, Robert Webber, Donald Sutherland & Robert Ryan.

Em Março de 1944, é dada a John Reisman (Lee Marvin), um Major do Exército dos E.U.A. com um problema de atitude, a missão de treinar 12 condenados à morte ou a uma vida na prisão para irem através das linhas inimigas atacar um castelo estratégico do Reich aonde estão altas patentes nazis com o intuito de abalar a cadeia de comando alemã. Mas não será fácil treinar estes homens, cada qual individualista e insubordinado e fazê-los funcionar como uma Unidade, porque dada a natureza suicida da missão, terão que zelar uns pelos outros se querem regressar com vida...



Major Reisman (Lee Marvin)




Do aclamado realizador Robert Aldrich ("Vera Cruz" de 1954 ou "What Ever Happened to Baby Jane?" de 1962), "The Dirty Dozen" é uma aventura fictícia em tempo de guerra e um dos pioneiros do sub-género "Men on a Mission film". 










Samson (Clint Walker) & Jefferson (Jim Brown)







Adaptado da novela de E.M. Nathanson, com argumento de Lukas Heller e Nunnally Johnson, é uma história de irmandade e de coragem apelando ao patriotismo (e machismo) típico americano servido de um dos mais espectaculares elencos de durões do cinema sempre, destacando-se um sóbrio (?!) e decidido Lee Marvin, num dos seus papéis de relevo. 





Franko (John Cassavetes)


Co-adjuvado por um leque de quem é quem de actores como o premiado realizador / actor John Cassavetes interpretando aqui o principal opositor da hierarquia de Reisman; 








Wladislaw (Charles Bronson)




Charles Bronson, demonstrando porque se tornaria uma estrela de acção na década seguinte; o jogador de futebol americano Jim Brown; Telly Savalas como o fanático religioso; 








Pinkley (Donald Sutherland)




Donald Sutherland num dos seus primeiros papéis de relevo e os habituais actores de Aldrich como Ralph Meeker, Robert Ryan e Ernest Borgnine em pequenas participações contribuindo para o "star power". 









Não sendo um filme profundo na matéria, é visualmente impressionante (com a sua grande cinematografia), e com tantos egos envolvidos, dirigido com mestria.







Coronel Everett (Robert Ryan)

Aldrich vai construindo a tensão presente envolvendo os prisioneiros e os militares que são mostrados como a força opressora, bem como os conflitos internos entre Reisman e o próprio exército 







demonstrado a presença de antagonismo entre os que estão do mesmo lado até à união final na batalha contra o inimigo numa sequência épica de direcção no ataque ao Castelo.









Maggott (Telly Savalas)

Para muitos pode ser demasiado "cheesy" a glorificação da América e do anti-herói tornado rebelde com uma causa que dará a vida em prol da missão e do País, para outros será uma viagem despretensiosa de puro entretenimento, ligando-se emocionalmente a uma era que produzia bons filmes. 







E nisso "The Dirty Dozen" cumpre com exactidão, se não o levarmos a sério, é um dos melhores filmes de acção e aventura em tempo de Guerra de sempre.





Género: Guerra / Acção / Drama.  

Fotografia: Côr.



País: Inglaterra / E.U.A.

Duração: 150 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=CE-m6zUNKH0

Classificação: 9/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.










5 comentários:

  1. Um grande filme de guerra, com um elenco de luxo. Uma boa sugestão, para ver ou rever :)

    ResponderEliminar
  2. Um filme feito numa altura em que estava "na moda" produzirem-se filmes anti-guerra. No entanto, tal como "Patton", existem duas opinioes bem distintas. Ou é anti ou pro guerra. Bem, como M.A.S.H., que se passa na guerra da Coreia, mas com aspecto de Vietname. Ou "Chato´s Land", numa alusão a guerra do Vietname.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo!!! e acrescento que o "Chato's Land" foi a grande inspiração para o primeiro "First Blood", as semelhanças são mais que evidentes.

      Eliminar
    2. Nem mais ! E o " Death Hunt " com o Charles Bronson e o Lee Marvin foi feito antes do " First Blood ". Muitas semelhanças também.

      Eliminar
    3. Exacto!!! No "Death Hunt" o Bronson repete praticamente o mesmo papel do Chato e a história é quase igual, excepto que se baseia numa suposta história verídica bastante "esticada" por Hollywood :) mas tanto um como o outro foram inspiração para o "First Blood" e para a própria performance do Stallone como John Rambo, mesmo que tenha sido baseado na novela do David Morell.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...