O detective Nick Conklin (Michael Douglas), um ávido motociclista que não segue as regras do Departamento e o seu estouvado parceiro, Charlie Vincent (Andy Garcia) prendem um criminoso japonês com ligações à Yakuza, Sato (Yûsaku Matsuda) depois de testemunharem o assassínio a sangue-frio de um Chefe da Mafia local. São incumbidos de o levarem a Tokyo para ser julgado, mas chegados ao destino, são enganados e Sato escapa. Sozinhos numa terra estranha, são colocados sobre a vigilância do leal detective Masahiro (Ken Takakura) enquanto procuram o fugitivo, apesar de com a ordem do Superintendente, estarem apenas como observadores. Estabelecendo laços de amizade com uma acompanhante de luxo americana, Joyce (Kate Capshaw) que trabalha num luxuoso bar frequentado pelos altos membros da Máfia, é-lhe apresentado os costumes, práticas e regras dos japoneses que Nick usará para entrar nesse mundo na ânsia de pistas sobre o paradeiro de Sato. A sua demanda tornar-se-à pessoal quando o seu jovem parceiro é brutalmente assassinado...
Nick Conklin (Michael Douglas) ganha a aposta |
Realizado por Ridley Scott, "Black Rain" é um drama policial de acção produzido e protagonizado por Michael Douglas no seu auge.
Charlie (Andy Garcia) & Nick |
Visualmente impressionante (ou não fosse um filme de Scott) com perseguições bem encenadas, peca demasiado na simplicidade do argumento coberto de clichés do género como o artifício do estouvado e simpático parceiro que desde a sua entrada no filme se espera que irá morrer e a posterior fria vingança do protagonista juntando o exagerado vilão e o choque cultural entre os polícias dos dois Países já executado 1 ano antes com "Red Heat" (o final de "Black Rain" é quase como uma cópia do citado) entre muitos outros exemplos.
Pelas ruas de Tokyo... |
O ritmo é arrastado ao máximo em favor dos visuais com a cinematografia de Jan De Bont a captar uma cinzenta e industrializada cidade de Tokyo, repleta de fumo e néons com excesso populacional e na sua maioria filmada à noite (com ecos do clássico de Scott, "Blade Runner" de 1982).
A emboscada a Charlie |
"Black Rain" é tenso com o seu "slow pacing" e talvez um pouco longo na sua duração, mas quando acontece algo, seja nas sequências de acção ou na parte da violência é feito de modo realista e brutal, e sem a presença constante de humor (excepto em algumas "on-liners" de Michael Douglas) difere nesse aspecto dos habituais "Buddy-Cop Movies" famosos na época.
O Yakuza, Sato (Yûsaku Matsuda) |
No capítulo das interpretações, Douglas está como "peixe na água" perfeitamente talhado para este tipo de papel carregando (com sucesso) o filme nos ombros e o leque de secundários bastante competente, de um eléctrico Andy Garcia ao sensato Ken Takakura passando pela "Senhora Steven Spielberg", Kate Capshaw, aqui numa performance, surpreendentemente, sólida. A título de curiosidade o actor Yûsaku Matsuda que dá vida ao vilão Sato, morreria de cancro cerca de 9 meses depois de ter filmado a sua parte.
Joyce (Kate Capshaw) & Nick |
Destaque também para a banda sonora composta por temas de Ryûichi Sakamoto, Gregg Allman e especialmente, Iggy Pop que canta o clássico tema do filme "Living on the Edge of the Night".
Detective Masahiro (Ken Takakura) |
Em conclusão, o "style over substance" de Scott é bastante patente em filmes como este, sem a sua visão (e sem o ícone Michael Douglas) provavelmente estaria renegado a mais um esquecido filme policial de fins de 80's,
mas a sua estética e arte elevou-o a um estatuto maior, pois "Black Rain" tem classe, charme e uma grande atmosfera e, apesar de algo vazio a nível de criatividade na trama, torna-se irresistível o seu visionamento.
Género: Acção / Crime / Drama / Thriller.
Capa Alternativa |
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 125 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=95-bc1DZovg
Classificação: 8/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário