"A Torre do Inferno" de John Guillermin com Paul Newman, Steve McQueen, William Holden, Faye Dunaway, Richard Chamberlain, Susan Blakely, Robert Wagner, O.J.Simpson, Jennifer Jones, Robert Vaughn, Susan Flannery, Dabney Coleman, Felton Perry, Don Gordon, Norman Burton & Fred Astaire.
O arquitecto Doug Roberts (Paul Newman) retorna de umas longas férias a tempo da inauguração do Arranha-Céus que projectou. Ao constatar que as suas instruções de segurança não foram cumpridas na íntegra e pequenos curtos-circuitos começam a assolar o gigantesco prédio, avisa o construtor Jim Duncan (William Holden) do sucedido, mas este ignora-o em prol de não adiar a pomposa cerimónia de inauguração nessa noite que contará com a mais fina nata da Cidade. No meio da festa, um temível incêndio deflagra, prendendo todos os presentes no último andar sendo as únicas esperanças, o arquitecto Doug que conhece as saídas de emergência e tenta evacuar os convidados para os níveis de segurança e do lado de fora o Chefe Mike O'Hallorhan (Steve McQueen) que liderando uma equipa de experientes bombeiros tudo fará para extinguir a infernal ameaça...
Jim Duncan (William Holden) & Doug Roberts (Paul Newman) |
Durante a febre dos Filmes-Catástrofe dos anos 70, Irwin Allen foi o seu principal impulsionador produzindo clássicos como o sucesso "The Poseidon Adventure" e a sua sequela, "Earthquake" e este "The Towering Inferno", uma união pouco provável entre a 20th Century Fox e a Warner Bros.
Susan Franklin (Faye Dunaway) & Doug |
devido a ambos terem adquirido os direitos das novelas "The Tower" e "The Glass Inferno" das quais este filme foi baseado quase em simultâneo e em vez de produzirem filmes de concorrência um ao outro,
Claiborne (Fred Astaire) |
optaram por unir esforços e dinheiro resultando no mais bem sucedido do género em termos de receitas de bilheteira (ultrapassando a barreira dos 120 milhões, facto notável para '74).
Dirigido por John Guillermin ("King Kong" de '76) com o próprio Irwin Allen a co-realizar as sequências de acção e servido de um fantástico elenco liderado pelas duas mais famosas estrelas de cinema da época, Paul Newman e Steve McQueen,
Chefe O'Hallorhan (Steve McQueen) |
este filme foi pioneiro no sistema de "equal billing" nos créditos iniciais com ambos os nomes a aparecerem ao mesmo tempo (dependendo do ponto de vista do espectador se considera o primeiro visto do lado ou o que está mais acima)
que foi a resolução encontrada para equilibrar os egos dos dois actores (e desde aí este sistema já foi utilizado inúmeras vezes). McQueen exigiu também que ambos tivessem exactamente o mesmo número de linhas de diálogo.
Nomeado para 8 Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Música Original, Melhor Actor Secundário para Fred Astaire (a Academia ignorou a grande prestação secundária da veterana Jennifer Jones no seu último papel antes de se retirar de Hollywood)
Duncan & Senador Parker (Robert Vaughn) |
e Melhor Direcção Artística, venceu 3 nas categorias de Melhor Cinematografia (que é de facto esplêndida), Melhor Montagem (o ritmo é enérgico não deixando o espectador recuperar o fôlego) e Melhor Canção Original.
Em suma, "The Towering Inferno" é uma obra dantesca de destruição recheado de excelentes efeitos visuais para a altura e servido de um vasto elenco cheio de caras conhecidas num desfilar de "quem é quem" de Hollywood,
que peca somente em certas cenas de interacção dos actores cair demasiado em modo "soap-opera" (problema de direcção) e algumas das situações e resoluções das mesmas roçarem o ridículo, como a sequência das mortes de Robert Wagner e Susan Flannery (problema de escrita).
O trio de luxo |
Fãs do cinema de Filmes-Catástrofe dos 70's têm aqui a sua Bíblia cinematográfica neste empolgante thriller recheado de acção e emoções fortes, pois certamente é do melhor dentro do género. Recomendado !!
Classificação: 9/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário