Num apoteótico começo da III Guerra Mundial, forças aliadas comunistas da União Soviética, Nicarágua e Cuba invadem uma pequena cidade do Colorado nos E.U.A. fazendo todos cativos e enviados para campos de trabalho. Resta a um pequeno grupo de jovens do liceu local que conseguiram fugir e refugiar-se nas montanhas organizarem-se como uma guerilla e dar luta aos opressores no intuito de libertarem a cidade e seus parentes...
Reunir mantimentos antes da fuga |
Polémica obra de John Millius, o realizador do excelente "Conan the Barbarian" ('82), filmado no auge da Guerra Fria e da ameaça vermelha e uma clara propaganda política ao então governo de Ronald Reagan que adorou o filme, "Red Dawn" é um crú e deprimente filme de ficção, acção e aventura que abraça o "survival movie" servido de um elenco de então jovens actores habituais em comédias e dramas para adolescentes que aqui fogem ao género.
Para a altura "Red Dawn" foi um filme violento e sombrio, apresentado em forma de "chapada na cara" enaltecendo o patriotismo e o que cada cidadão faria perante uma anexação estrangeira sobretudo dos Inimigos Públicos número 1, a intensa paranóia vigente anti-comunista em tempo de guerra.
Jed & Matt Eckert (Patrick Swayze & Charlie Sheen) |
Mantendo esta review imparcial com politicas aparte, ignorando assim certos críticos ferozes deste filme acusando-o de uma campanha eleitoral de Direita sobre os malefícios do comunismo, trazendo ecos da infame era da "Caça às Bruxas" do Senador McCarthy e resumindo esta obra pelo que é, destaca-se o realismo quase documental de certas sequências bastante fora do habitual "cheesy" característico dos anos 80.
Mr.Eckert (Harry Dean Stanton) |
A história de Kevin Reynolds (futuro realizador e colaborador de Kevin Costner) vai direita ao assunto, procurando o choque-directo na audiência que a realização gráfica de Millius absorve com competência e nos mostra através de cenas como a execução a sangue-frio do professor interpretado por Frank McRae e a despedida de Mr. Eckert (um excelente Harry Dean Stanton apesar de em modo exagerado) dos seus filhos.
Os "Wolverines" |
Algumas curiosidades sobre "Red Dawn" foi a película que inaugurou o PG-13 (interdito a menores de 13 anos) devido ao pendor violento e pesado do filme; o título (e como homenagem a esta película) foi usado na operação que capturou Saddam Hussein no Iraque em 2003; Charlie Sheen fez aqui a sua estreia em cinema e o elenco é perfeito para o conhecido jogo de "Six Degrees" de aficionados de cinema tendo como exemplos: Patrick Swayze e Jennifer Grey aqui juntos 3 anos antes de "Dirty Dancing ('87); Howell, Swayze, Darren Dalton e William Smith vieram do "The Outsiders" ('83); Sheen & Grey contracenariam de novo em "Ferris Bueller's Day Off" ('86), entre muitos outros.
Toni (Jennifer Grey) & Erica (Lea Thompson) |
Recomendado para quem queira ver um filme de mente aberta sem julgar para que lado pende (ou noutros casos apenas embarcar numa viagem consentida a um futuro alternativo que poderia ter sido assustador) porque tecnicamente "Red Dawn" é um filme bem feito, sem ser espectacular, e em grande parte bem interpretado, mas certamente não é para todos. O "remake" de 2012 em nada lhe fez justiça e deve ser erradicado da face da Terra. Evitem-no como a Peste Negra...
Género: Acção / Aventura / Drama / Thriller.
Cartaz Alternativo |
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 114 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=mRTzUHmx9ZA
Classificação: 7.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas .
Sem comentários:
Enviar um comentário