Translate

segunda-feira, 25 de março de 2013

Red Dawn (1984)

"Amanhecer Violento" de John Milius com Patrick Swayze, C.Thomas Howell, Lea Thompson, Darren Dalton, Charlie Sheen, Jennifer Grey, Brad Savage, Ron O'Neal, William Smith, Ben Johnson, Frank McRae, Harry Dean Stanton, Pepe Serna, Lane Smith & Powers Boothe.

Num apoteótico começo da III Guerra Mundial, forças aliadas comunistas da União Soviética, Nicarágua e Cuba invadem uma pequena cidade do Colorado nos E.U.A. fazendo todos cativos e enviados para campos de trabalho. Resta a um pequeno grupo de jovens do liceu local que conseguiram fugir e refugiar-se nas montanhas organizarem-se como uma guerilla e dar luta aos opressores no intuito de libertarem a cidade e seus parentes...








Reunir mantimentos antes da fuga 

Polémica obra de John Millius, o realizador do excelente "Conan the Barbarian" ('82), filmado no auge da Guerra Fria e da ameaça vermelha e uma clara propaganda política ao então governo de Ronald Reagan que adorou o filme, "Red Dawn" é um crú e deprimente filme de ficção, acção e aventura que abraça o "survival movie" servido de um elenco de então jovens actores habituais em comédias e dramas para adolescentes que aqui fogem ao género. 





Para a altura "Red Dawn" foi um filme violento e sombrio, apresentado em forma de "chapada na cara" enaltecendo o patriotismo e o que cada cidadão faria perante uma anexação estrangeira sobretudo dos Inimigos Públicos número 1, a intensa paranóia vigente anti-comunista em tempo de guerra.





Jed & Matt Eckert (Patrick Swayze & Charlie Sheen)

Mantendo esta review imparcial com politicas aparte, ignorando assim certos críticos ferozes deste filme acusando-o de uma campanha eleitoral de Direita sobre os malefícios do comunismo, trazendo ecos da infame era da "Caça às Bruxas" do Senador McCarthy e resumindo esta obra pelo que é, destaca-se o realismo quase documental de certas sequências bastante fora do habitual "cheesy" característico dos anos 80.




Mr.Eckert (Harry Dean Stanton)

A história de Kevin Reynolds (futuro realizador e colaborador de Kevin Costner) vai direita ao assunto, procurando o choque-directo na audiência que a realização gráfica de Millius absorve com competência e nos mostra através de cenas como a execução a sangue-frio do professor interpretado por Frank McRae e a despedida de Mr. Eckert (um excelente Harry Dean Stanton apesar de em modo exagerado) dos seus filhos.



Os "Wolverines"




Algumas curiosidades sobre "Red Dawn" foi a película que inaugurou o PG-13 (interdito a menores de 13 anos) devido ao pendor violento e pesado do filme; o título (e como homenagem a esta película) foi usado na operação que capturou Saddam Hussein no Iraque em 2003; Charlie Sheen fez aqui a sua estreia em cinema e o elenco é perfeito para o conhecido jogo de "Six Degrees" de aficionados de cinema tendo como exemplos: Patrick Swayze e Jennifer Grey aqui juntos 3 anos antes de "Dirty Dancing ('87); Howell, Swayze, Darren Dalton e William Smith vieram do "The Outsiders" ('83); Sheen & Grey contracenariam de novo em "Ferris Bueller's Day Off" ('86), entre muitos outros.






Toni (Jennifer Grey) & Erica (Lea Thompson)

Recomendado para quem queira ver um filme de mente aberta sem julgar para que lado pende (ou noutros casos apenas embarcar numa viagem consentida a um futuro alternativo que poderia ter sido assustador) porque tecnicamente "Red Dawn" é um filme bem feito, sem ser espectacular, e em grande parte bem interpretado, mas certamente não é para todos. O "remake" de 2012 em nada lhe fez justiça e deve ser erradicado da face da Terra. Evitem-no como a Peste Negra...





Género: Acção / Aventura / Drama / Thriller.   
Cartaz Alternativo

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 114 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=mRTzUHmx9ZA

Classificação: 7.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas .

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...