Um grupo de quatro crianças depois de uma partida que corre mal, são responsáveis pela morte da pequena Robin Hammond, fazendo um pacto de seguida de nunca revelarem o que aconteceu. Mais tarde, a polícia ao descobrir o corpo, persegue um ex-condenado por agressão sexual suspeitando que seja ele o culpado do crime, acabando o mesmo por ter um terrível acidente ficando seriamente desfigurado. Seis anos depois, no dia do aniversário da morte da pequena, os quatro intervenientes começam a receber telefonemas ameaçadores e ao cair da noite no Baile de Finalistas da escola, um perseguidor mascarado inicia os seus planos de vingança matando-os um a um... Quem será o assassino e o que o moverá na sua demanda ?
Com o sucesso de "Halloween" de John Carpenter em '78, o filão do sub-género de horror, o "Teen Slasher" estaria lançado para a década seguinte com um sem número de produções anuais. "Prom Night" de produção canadiana, não só capitalizou do sucesso do mesmo, como foi buscar a sua actriz principal Jamie Lee Curtis, a mais conhecida "Scream Queen" de fins de anos 70 para 80's.
A história segue a fórmula de "Halloween" com uns toques de "Carrie" (dirigido por Brian DePalma em '76), e como pano de fundo a "Disco craze" da altura que com o êxito de "Saturday Night Fever" em '77, fez os Estúdios se virarem para a então música da moda.
Seis anos depois... |
E talvez esse seja um dos pontos mais fracos de "Prom Night". O uso da "Disco Sound" que mais não foi que uma moda passageira reflexo da sua época e não havendo mais continuidade a respeito, hoje em dia observar um Baile de Finalistas ao som de Disco com a sua dança pitoresca pareça quase uma paródia e não um filme de terror sério como esta obra nos pretende entregar.
A noite do Baile sangrento |
Pouco depois da sua estreia a moda do Disco desapareceria de vez, tendo o filme escapado por pouco, conseguindo mesmo assim ter sido um êxito moderado.
O realizador Paul Lynch consegue uma atmosfera inquietante e ao contrário de muitos filmes deste sub-género, os personagens têm desenvolvimento e razões para estarem ali o que torna este filme positivo nesse departamento,
o uso de câmara lenta ou fora de foco seguido de uma trucagem rápida na montagem em vez de mostrar realmente o que está acontecer no ecrã, podiam ter sido melhor encenados, mas possivelmente o baixo orçamento não deu para mais.
Em defesa disso, digamos que contribuiu em grande parte para o charme do produto final, no sentido do série-B mais sentimentalão que sugere mais do que aquilo que mostra (ecoando a direcção de um John Carpenter).
Kim Hammond (Jamie Lee Curtis) |
Na parte das interpretações, Jamie Lee Curtis está como "peixe na água" como Kim, a irmã de Robin, no seguimento da sua Laurie Strode de "Halloween", mas aqui mais arisca e lutadora e muito menos em modo "rapariguinha em apuros".
Mr.Hammond (Leslie Nielsen) |
O malogrado Leslie Nielsen, que depois de 30 anos ao serviço de Hollywood em papéis sérios encontrou a fama à muito merecida com as comédias "non-sense" "Airplane!" ('80) ou "The Naked Gun" ('88), interpreta aqui o Director da Escola e pai da menina assassinada em modo trágico e dramático. É quase impossível nos dias de hoje revisitar Nielsen num papel sério sem rir, mas como bom actor que era encontrava-se à vontade em ambos os géneros.
O assassino do Baile de Finalistas |
Em suma, para fãs de "teen slashers" da época, "Prom Night" é um clássico de culto, tendo influenciado diversos filmes aquando o regresso do sub-género com o sucesso-surpresa de "Scream" ('96) de Wes Craven e para quem se lembre do "I Know What You Did Last Summer" ('97), espreitem este "Prom Night" para verem de aonde o citado tirou grande parte das suas ideias...
Género: Horror / Mistério.
Fotografia: Côr.
País: Canadá.
Duração: 89 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=c6Gmt7GcJhY
Classificação: 7.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário