O repórter Jonathan Fisher (Christopher Reeve), com receio de perder o emprego compromete-se a escrever um artigo sobre a vida de um chulo de New York no mundo da prostituição, mas quando tenta pela noite saber mais sobre o assunto é ignorado por todos no meio. Acaba por inventar uma história sobre um chulo fictício descrevendo a sua vida e crimes. O artigo torna-se um sucesso e a revista a mais vendida da cidade. Mas ao mesmo tempo, o Ministério Público que tem uma acusação contra um verdadeiro chulo conhecido como "Fast Black" (Morgan Freeman) por homicídio começa a pressionar Fisher para divulgar as suas notas e gravações sobre o acusado. Não podendo divulgar a coincidência do seu artigo falso com a realidade, envolve-se numa trama que lhe trará problemas sérios e poderá pôr em perigo os que o rodeiam como a sua namorada Alison (Mimi Rogers) e uma prostituta de rua de quem se torna amigo de nome Punchy (Kathy Baker), quando o vicioso "Fast Black" o procura no intuito de saber o que ele sabe e o ameaça pretendendo um alibi para a noite do crime...
O malogrado Christopher Reeve como Jonathan Fisher |
Morgan Freeman como "Fast Black" |
"Street Smart" é um drama policial com uma atmosfera "noir" partindo de uma boa premise, mas que falha em parte no seu desenvolvimento. É visualmente arenoso e sombrio na senda do cinema de culto dos anos 70, mas a cinematografia não capta a podridão de cidade que nunca dorme da mesma maneira que um "Taxi Driver" de 1976 ou "After Hours" de 1985 ambos de Martin Scorsese, apelando mais a um formato televisivo do que a uma longa-metragem.
Dirigido pelo veterano Jerry Schatzberg (que dirigiu Pacino nos seus dois filmes de início de carreira - "Panic in Needle Park" ('71) e "Scarecrow" ('73) com Gene Hackman) que fez o que pôde com os meios disponíveis (a carência de um orçamento decente e de um argumento que apesar do bom ponto de partida sofre com algumas partes menos plausíveis e certos enrolanços pelo meio destacando-se o final anti-climático)
Jonathan & Alison (Mimi Rogers) |
vive pelos excelentes desempenhos de dois dos seus actores secundários que "roubam" o próprio filme ao seu impulsionador e actor principal, Reeve, que apesar da presença simpática e do seu carisma "boyish", não possui os meios de representação necessários (é demasiado inflexível) para se afirmar com veracidade neste seu desempenho de jornalista à solta no mundo da noite em Times Square que o filme retrata.
Morgan Freeman, no papel que o tirou do anonimato e o pôs na linha da frente das propostas em Hollywood (tendo recebido a primeira nomeação para um Oscar de Melhor Actor Secundário com este filme) está genial como o desprezível e vicioso chulo "Fast Black" dando-lhe a dualidade necessária entre o terrível, mas humano sem nunca cair no exagero, numa das suas melhores performances de sempre.
Kathy Baker excelente como Punchy |
Kathy Baker está genial como a prostituta de bom coração, tendo sido injustamente posta de lado nas nomeações, tendo em particular duas cenas brilhantemente actuadas (o primeiro encontro no Motel com Reeve e a sua confrontação com Freeman de querer sair do "negócio").
Em suma, para fãs de uma New York depois do anoitecer, vale a pena espreitar esta quase esquecida obra, quanto muito pelas prestações dos actores citados e para rever o saudoso Christopher Reeve antes do trágico acidente que o impediu de voltar a andar e que posteriormente o levou à morte...
Género: Crime / Drama.
Capa Alternativa |
Fotografia: Côr.
País: E.U.A. / Canadá.
Duração: 97 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=4MJ2mKvm8Z0
Classificação: 7/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
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