Uma equipa de Forças Especiais liderada pelo rude Major Alan "Dutch" Schaefer (Arnold Schwarzenegger) são enviados em missão para assistir o operacional da C.I.A., George Dillon (Carl Weathers) no resgate a potenciais sobreviventes de uma queda de helicóptero numa selva da América Central. Não esperavam encontrar uma hercúlea e camaleónica criatura vinda do espaço camuflada entre a vegetação cujo passatempo é caçar as suas presas e coleccionar as suas caveiras como troféus. Sozinhos em terra de ninguém, irão sucumbir um a um até à batalha final com o extra-terrestre...
Dillon / Dutch |
É impossível ler qualquer lista sobre cinema de acção e ficção científica dos anos 80 sem mencionarem "Predator", uma das melhores e mais proeminentes obras do género que consagrou
"Dutch" (Arnold Schwarzenegger) |
Arnold Schwarzenegger tornado estrela de primeiro plano com os sucessos da franchise "Conan" ('82 e '84), "The Terminator" ('84) e o extravagante veículo de acção "Commando" ('85), como uma das maiores estrelas de entretenimento do planeta.
Blain (Jesse "The Body" Ventura) |
Dirigido com mestria por John McTiernan (que no ano seguinte realizaria um dos maiores sucessos de sempre, "Die Hard") e com um genial argumento dos irmãos Jim & John Thomas, é um marco do género servido de excelentes efeitos especiais para a época (nomeados para um Oscar)
Blain & Poncho (Richard Chaves) |
e com um elenco de durões escolhidos a dedo para os seus papéis, personificando os típicos heróis machos, chauvinistas e conservadores dos anos 80, resultando num dos melhores elencos de "men on a misson film" de sempre.
Hawkins (Shane Black) |
A tensão é de cortar à faca; as sequências de acção muito bem coreografadas; a decisão da assistência ver em certas cenas através do ponto de vista do Predador, genial e o design da criatura pelo grande Stan Winston é fabuloso e ainda impressionante nos dias de hoje.
Anna (Elpidia Carrillo) |
Como curiosidade, o na altura desconhecido Jean-Claude Van Damme foi a primeira escolha para dar vida ao Predador (ele aparece na primeira sequência do "Hole in the Jungle" embora totalmente camuflado pelos efeitos especiais),
"Dutch", Mac (Bill Duke) & Billy |
mas desentendimentos entre o actor e John McTiernan e pelo facto de ser bastante mais baixo que Arnold Schwarzenegger, levaram a produção a contratar o gigantesco jogador de basquetebol Kevin Peter Hall para assumir o papel do extra-terrestre.
Dillon (Carl Weathers) |
Hall conseguiu o efeito desejado de parecer mais dominante (e intimidante) ao lado dos altos e musculados actores do elenco como Schwarzenegger, Carl Weathers, Sonny Landham e a estrela da World Wrestling Federation, Jesse "The Body" Ventura (que se reuniria com Arnold novamente no mesmo ano com o filme aclamado pela crítica: "The Running Man").
Billy (Sonny Landham) |
Alguns pontos menos positivos: o facto de a produção ter optado por cortar a infame cena de batalha corpo-a-corpo entre Billy (Sonny Landham), um dos personagens mais memoráveis do filme e o Predador na ponte para dar ênfase somente ao combate final da " real star" do filme Arnold, o filme perde o que poderia ter sido um dos seus melhores momentos.
Quanto à equipa de "Dutch" é aniquilada demasiado cedo e os cerca de 20 minutos finais só com Arnold versus Predador tornam-se uma eternidade e cortam o frenético "pacing" que o filme tinha até aí,
mas não é isso que deixa que "Predador" seja um dos melhores clássicos do género e permaneça intocável até aos dias de hoje como o expoente máximo da acção.
Género: Acção / Aventura / Ficção Científica.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 107 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=0WEHHIzIFes
Classificação: 9.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Nice movie :)
ResponderEliminarEste filme é brutal...
ResponderEliminarSem dúvida, o melhor filme do Arnold.
ResponderEliminarEmpato com o primeiro Conan de '82 como os melhores dele.
Eliminar