Translate

segunda-feira, 25 de março de 2013

Predator (1987)

"O Predador" de John McTiernan com Arnold Schwarzenegger, Carl Weathers, Elpidia Carrillo, Bill Duke, Jesse Ventura, Sonny Landham, Richard Chaves, Shane Black, Sven-Ole Thorsen, R.G.Armstrong & Kevin Peter Hall.

Uma equipa de Forças Especiais liderada pelo rude Major Alan "Dutch" Schaefer (Arnold Schwarzenegger) são enviados em missão para assistir o operacional da C.I.A., George Dillon (Carl Weathers) no resgate a potenciais sobreviventes de uma queda de helicóptero numa selva da América Central. Não esperavam encontrar uma hercúlea e camaleónica criatura vinda do espaço camuflada entre a vegetação cujo passatempo é caçar as suas presas e coleccionar as suas caveiras como troféus. Sozinhos em terra de ninguém, irão sucumbir um a um até à batalha final com o extra-terrestre...










Dillon / Dutch

É impossível ler qualquer lista sobre cinema de acção e ficção científica dos anos 80 sem mencionarem "Predator", uma das melhores e mais proeminentes obras do género que consagrou








"Dutch" (Arnold Schwarzenegger)

Arnold Schwarzenegger tornado estrela de primeiro plano com os sucessos da franchise "Conan" ('82 e '84), "The Terminator" ('84) e o extravagante veículo de acção "Commando" ('85), como uma das maiores estrelas de entretenimento do planeta. 














Blain (Jesse "The Body" Ventura)


Dirigido com mestria por John McTiernan (que no ano seguinte realizaria um dos maiores sucessos de sempre, "Die Hard") e com um genial argumento dos irmãos Jim & John Thomas, é um marco do género servido de excelentes efeitos especiais para a época (nomeados para um Oscar) 









Blain & Poncho (Richard Chaves)




e com um elenco de durões escolhidos a dedo para os seus papéis, personificando os típicos heróis machos, chauvinistas e conservadores dos anos 80, resultando num dos melhores elencos de "men on a misson film" de sempre.








Hawkins (Shane Black)



A tensão é de cortar à faca; as sequências de acção muito bem coreografadas; a decisão da assistência ver em certas cenas através do ponto de vista do Predador, genial e o design da criatura pelo grande Stan Winston é fabuloso e ainda impressionante nos dias de hoje. 







Anna (Elpidia Carrillo)



Juntando-se-lhes ainda a emblemática trilha sonora de Alan Silvestri como "pano de fundo" que se encaixa na acção como "peixe na àgua" e uma edição sonora portentosa, especialmente nos ruídos do Predador e o resultado final é um perfeito filme do género que mais de 25 anos depois da sua estreia ainda não foi ultrapassado. 







Como curiosidade, o na altura desconhecido Jean-Claude Van Damme foi a primeira escolha para dar vida ao Predador (ele aparece na primeira sequência do "Hole in the Jungle" embora totalmente camuflado pelos efeitos especiais), 





"Dutch", Mac (Bill Duke) & Billy

mas desentendimentos entre o actor e John McTiernan e pelo facto de ser bastante mais baixo que Arnold Schwarzenegger, levaram a produção a contratar o gigantesco jogador de basquetebol Kevin Peter Hall para assumir o papel do extra-terrestre. 







Dillon (Carl Weathers)

Hall conseguiu o efeito desejado de parecer mais dominante (e intimidante) ao lado dos altos e musculados actores do elenco como Schwarzenegger, Carl Weathers, Sonny Landham e a estrela da World Wrestling Federation, Jesse "The Body" Ventura (que se reuniria com Arnold novamente no mesmo ano com o filme aclamado pela crítica: "The Running Man").






Billy (Sonny Landham)





Alguns pontos menos positivos: o facto de a produção  ter optado por cortar a infame cena de batalha corpo-a-corpo entre Billy (Sonny Landham), um dos personagens mais memoráveis do filme e o Predador na ponte para dar ênfase somente ao combate final da " real star" do filme Arnold, o filme perde o que poderia ter sido um dos seus melhores momentos.












Quanto à equipa de "Dutch" é aniquilada demasiado cedo e os cerca de 20 minutos finais só com Arnold versus Predador tornam-se uma eternidade e cortam o frenético "pacing" que o filme tinha até aí,








mas não é isso que deixa que "Predador" seja um dos melhores clássicos do género e permaneça intocável até aos dias de hoje como o expoente máximo da acção.


Género: Acção / Aventura / Ficção Científica.

Fotografia: Côr. 

País: E.U.A. 

Duração: 107 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=0WEHHIzIFes

Classificação: 9.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.


4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...