O Caçador de Prémios Jack Walsh (Robert De Niro) é enviado pelo Agente de Fianças Eddie Moscone (Joe Pantoliano) para encontrar e trazer de volta Jonathan "The Duke" Mardukas (Charles Grodin), um ex-contabilista da máfia que fugiu à fiança depois de roubar milhões ao seu anterior patrão o mafioso Jimmy Serrano (Dennis Farina). Ao mesmo tempo, o Agente do F.B.I., Alonzo Mosely (Yaphet Kotto) e a sua equipa andam igualmente no alcanço do "The Duke" para o coagirem a que testemunhe contra as actividades ilegais de Serrano para assim puderem colocar o mafioso atrás das grades. Walsh localiza Duke em Chicago, mas a tarefa de o levar de volta para Los Angeles vai ser complicada quando os dois se envolvem num rol de peripécias envolvendo os mafiosos, agentes do F.B.I. e ainda um rival de Walsh, Marvin Dorfler (John Ashton) que pretende colectar o dinheiro da recompensa...
"The Duke" (Grodin) & Jack Walsh (De Niro) |
Dirigido por Martin Brest, o realizador do mega-sucesso "Beverly Hills Cop" ('84), "Midnight Run" é um divertido policial de acção, com um ritmo e ambiente algo semelhante ao citado.
Charles Grodin como Jonathan "The Duke" Mardukas |
Partindo de um criativo argumento de George Gallo, Brest dirige com mestria e apurado sentido de humor uma obra condimentada nas doses certas com os diversos géneros de cinema em que está inserida.
Robert De Niro como Jack Walsh |
"Midnight Run" é assim emocionante, hilariante e sobretudo bastante inteligente, sendo um dos melhores saídos do sub-género "buddy flick" bastante popular na época.
Robert De Niro protagoniza na pele de Jack Walsh, o duro, impaciente e obstinado caçador de prémios, mas no fundo com coração de manteiga. De Niro depois de uma série de personagens em filmes sérios e terminado as filmagens do "The Untouchables" ('87) onde interpretou Al Capone, procurava um registo mais suave e descontraído pelo que aceitou este seu primeiro papel em comédia, saindo-se tão bem que foi nomeado para um Golden Globe de Melhor Actor em Comédia.
Depois de Bruce Willis e Robin Williams, os actores impostos pelo Estúdio, recusarem o papel do "The Duke" Brest voltou à sua escolha inicial do menos conhecido Charles Grodin para o papel do contabilista a monte. Grodin com o seu humor sem expressão na pele do sensível fugitivo oferece o contraste necessário para o temperamento de De Niro e é na química pouco provável entre estes 2 personagens extremamente diferentes e nos hilariantes diálogos brilhantemente escritos que este filme atinge um alto nível de qualidade que o separa de muitas outras obras do mesmo género.
Eddie Moscone (Joe Pantoliano) |
No capítulo de secundários, o excelente actor de personagens-tipo Joe Pantoliano entrega-nos o seu habitual ruidoso e neurótico papel na pele do Agente de Fianças fala-barato.
Walsh, "The Duke" & Dorfler (John Ashton) |
John Ashton (Sargento Taggart da saga "Beverly Hills Cop") quase rouba o filme do duo protagonista com a sua grande e inspirada performance como o bronco rival de Walsh, Marvin Dorfler. Cada vez que Ashton aparece em cena, algo de extremamente hilariante irá acontecer em momentos.
Dennis Farina como Jimmy Serrano |
O malogrado Dennis Farina, entre intervalos da série de TV de culto "Crime Story" que filmava na altura, aparece num cameo alargado como o Chefe da Mafia, ironicamente o papel inverso ao seu na dita série.
Em suma, "Midnight Run" providencia-nos uma boa dose de entretenimento entre o timing cómico perfeito entregue e nas situações caricatas em que os nossos personagens se vêm metidos, sem nunca descuidar do factor da acção, coreografada de modo competente por Brest.
Com um elenco que funciona bem em conjunto, cada qual em performances memoráveis e um final que é dos mais originais dentro do género, "Midnight Run" é uma experiência recomendada a todos os fãs de um bom policial de comédia dos anos 80.
Género: Acção / Comédia / Crime.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 126 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=B1_N28DA3gY
Classificação: 8/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
experiencia
ResponderEliminar