Translate

domingo, 7 de julho de 2013

Superman - The Movie (1978)

"Super-Homem - O Filme" de Richard Donner com Marlon Brando, Gene Hackman, Christopher Reeve, Ned Beatty, Jackie Cooper, Glenn Ford, Trevor Howard, Margot Kidder, Jack O'Halloran, Valerie Perrine, Maria Schell, Phyllis Thaxter, Susannah York, Jeff East, Marc McClure, Sarah Douglas, Harry Andrews & Terence Stamp.

Jor-El (Marlon Brando), cientista do Planeta Krypton, não conseguindo convencer o Conselho que o seu Mundo explodirá dentro de 30 dias, resolve juntamente com a esposa, Lara (Susannah York) enviar o filho bebé Kal-El para a Terra. Lá devido à influência de um sol amarelo, o pequeno adquire super-poderes que usará em prol da verdade e da justiça. Adoptado por Jonathan (Glenn Ford) e Martha Kent (Phyllis Thaxter) na comunidade rural de Smallville, é-lhe dado o nome terrestre de Clark (Jeff East) e aos 18 anos depois da morte do pai adoptivo, resolve rumar para Norte com os cristais que o acompanharam na viagem pela galáxia, para descobrir os segredos por trás do seu ser. 





Depois de anos ausente e absorvendo toda a sabedoria transmitida pelo pai, o agora adulto Clark Kent (Christopher Reeve) ruma à cidade de Metropolis para trabalhar no jornal Daily Planet onde conhece a intrépida repórter Lois Lane (Margot Kidder) 



Lois (Margot Kidder) & Clark / Superman (Christopher Reeve)

e ao mesmo tempo que mantém a personalidade tímida e recatada do seu alter-ego Clark, como Super-Homem, o Homem-de-Aço de capa vermelha, inicia um rol de feitos heróicos que vão maravilhar a cidade. 




O lunático Lex Luthor (Gene Hackman)

Mas o perigo espreita por baixo na linha do metro, quando o auto-denominado "a maior mente criminosa do Mundo", Lex Luthor (Gene Hackman) refugiado no seu covil, planeia desviar uns poderosos mísseis pertença do Exército, para destruírem toda a Costa Oeste. Conseguirá o Super-Homem deter este lunático vilão?





Primeira longa-metragem de um dos mais conhecidos super-heróis de sempre criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, tendo tido a sua primeira aparição na banda-desenhada em '38, é uma super-produção a cargo dos Salkind, Alexander e o filho, Ilya e o nirvana das adaptações de super-heróis para o grande ecrã, um filão que mais de 30 anos depois tornou-se um dos mais rentáveis géneros da sétima arte. 



Kal-El é enviado para a Terra

Dirigido por Richard Donner, cuja visão mais séria de um filme-épico à David Lean versão super-herói para dar vida à biografia do homem-de-aço contrastou com o tratamento mais extrovertido e exagerado pretendido pela produção, resultando num algo desigual produto final, que apesar de a modos que funcionado neste primeiro filme, acabaria por desabar totalmente devido a essa falta de concordância na infame sequela.




A destruição de Krypton

Todo o I Acto da origem do Super-Homem até à chegada de Clark Kent a Metropolis é magnificamente dirigido de modo clássico com Donner a conseguir levar a sua visão a avante, 











Otis (Ned Beatty)

mas a meio do II Acto com a introdução algo pitoresca do personagem Otis, interpretado por Ned Beatty em jeito de paródia, o filme sai fora dos trilhos entrando numa espécie de humor brejeiro que não faz jus à grandiosa primeira parte. 





A cinematografia de Geoffrey Unsworth, idioticamente substituído na sequela, é excelente e os efeitos especiais, um marco no género para a altura, merecidamente distinguidos com um Oscar em jeito de prémio especial da Academia, são ainda hoje dignos de registo e de respeito. 







Foi ainda nomeado para melhor música original, o magistral hino ao super-herói do Maestro John Williams (incrível como não venceu); melhor edição de imagem e melhor som. 






O lendário Marlon Brando como Jor-El

No capítulo das performances, e apesar do gigantesco absurdo salário exigido por uma das maiores estrelas da altura, Marlon Brando para interpretar Jor-El, acabou por ser ser bem empregue cada o cêntimo envolvido, 









Jor-El, Kal-El em bebé & Lara (Susannah York)

pois não sendo à toa a fama de melhor actor de todos os tempos de Brando, este consegue converter toda a magia, sabedoria, carisma e força do seu personagem no seu limitado tempo em cena e estabelece a seriedade pretendida de Donner para a origem do seu herói. 





Primeiro Ancião (Trevor Howard)



A contratação de Trevor Howard para um dos membros do Conselho que desacredita a versão de Jor-El sobre a destruição de Krypton ecoa ao clássico protagonizado pelos dois actores "Mutiny on the Bounty" ('62), onde o antagonismo entre o Primeiro Imediato Fletcher Christian (Brando) e o Capitão Bligh (Howard) davam o mote à história. 







Susannah York, cuja personagem se expandiria na sequela, é a sofrida mãe que mesmo contando com o seu trágico destino para breve, lhe custa separar-se do bebé. Margot Kidder, e apesar de algumas críticas em contrário, está no ponto como Lois Lane com a sua performance cheia de vida e cada cena com Reeve é puro ouro devido à enorme química existente entre os dois actores. 





O estreante Christopher Reeve é simplesmente genial na dualidade confidente e decidida como Super-Homem e a timidez trapalhona e reservada de Clark Kent e dificilmente algum actor o conseguirá superar no papel.








Gene Hackman sofre do mesmo estigma de Ned Beatty, o seu Lex Luthor é demasiado espirituoso e a meio caminho para o vilão exageradamente caricatural, embora numa performance não tão arlequinada como Beatty,






Teschmacher (Valerie Perrine)

que apesar do bom trabalho do actor (o vencedor de 2 Oscars Gene Hackman foi, é e sempre será um dos grandes), desvia-se do tratamento mais sério de Donner, numa clara exigência dos Salkind ao guião original de Mario Puzo (vencedor de 2 Oscars para Melhor Argumento Adaptado da sua própria novela por "The Godfather" de '72 e "The Godfather - Part II" de '74) em parceria com o casal David e Leslie Newman. 










General Zod (Terence Stamp)



Terence Stamp, apesar do escasso tempo em cena, causa grande impacto como o General Zod, adivinhando-se logo à partida a importância que o seu papel de vilão iria ter na sequela. 









O final de "Superman - The Movie" que tem sido alvo de duras críticas desde a altura de estreia, foi originalmente planeado para a sequela, mas numa exigência de última hora pela produção para figurar no original, 









acaba por ser algo anti-climático com o herói a ter o poder de retroceder no tempo para salvar Lois Lane, acabando por originar uma óbvia falha de continuidade sobre os eventos que se passaram quando a acção regressa ao presente. 





Destaque para os créditos iniciais, dos mais maravilhosos e memoráveis de sempre sendo, contudo e ao mesmo tempo, dos mais peculiares e algo estranhos como o "top billing" dado a Marlon Brando 





apesar dos escassos 15 minutos em cena (e isto na versão alargada, pois na de cinema ainda é menos tempo); o nome do protagonista do filme, Christopher Reeve figurar depois do título (quase inédito) 







e dos veteranos Glenn Ford e Trevor Howard com menos de 5 minutos de tempo em cena aparecerem antes da co-protagonista, Margot Kidder.











Jonathan (Glenn Ford) & Martha Kent (Phyllis Thaxter)

Em suma, "Superman - The Movie" é um bom filme e uma grande adaptação de um dos mais apreciados super-heróis da história dos livros aos quadradinhos, e com a cooperação certa entre as visões de todos os envolvidos, 





Clark Kent aos 18 anos (Jeff East)

o filme poderia ter chegado ao nível de obra-prima dentro do género, mas mesmo não o sendo é o primogénito e uma das essenciais obras de ficção e fantasia sobre super-heróis, produzido num tempo em que o cinema ainda tinha alma e se dava valor à história e às interpretações e desenvolvimento dos personagens em prol do actual tarefeiro e megalómano uso dos efeitos especiais.







Recomendado o visionamento da versão restaurada e com cenas adicionais estreada em '00, sobretudo para fãs de Marlon Brando como Jor-El e da inclusão de uma pré-cena aquando Super-Homem descobre o covil de Lex Luthor. 

Género: Acção / Aventura / Fantasia / Ficção Científica. 

Fotografia: Côr.

País: Inglaterra / E.U.A. 

Duração: 143 minutos | 151 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=wOkb8pxtTfk

Classificação: 9.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.







2 comentários:

  1. Sou suspeito, mas para mim é o Superman de sempre, que guardo com todo o carinho e vejo de vez em quando. Apesar de ter consciência que o reboot está muito bem conseguido e ter renovado toda uma história para os jovens de hoje em dia que não sabem o que é uma banda desenhada. É sempre bom ver o Super-herói dos Super-heróis ser novamente representado por um actor pouco conhecido. mas a desempenhar o papel com a mesma garra de Reeve(pessoalmente conheço o trabalho dele, apesar de não gostar muito). Ambos muitos bons para as suas épocas.

    ResponderEliminar
  2. Para mim o melhor "Superman" e o mais emblemático de todos especialmente pelo lado épico dado ao filme pelo Richard Donner (referido na review). Vou continuar a rever o resto dos filmes da franchise (incluindo a versão do Donner para o "Superman II" e o "Supergirl") para postar depois aqui as reviews o mais imparcial possível. Possivelmente depois dos filmes todos revistos e postados aqui, poderei ajustar a minha classificação pessoal (que geralmente nunca se afasta muito da minha inicial, talvez 0,5 de pontuação para a frente ou para trás) a cada um, pois é mais fácil classificar um todo, do que às partes. Obrigado pelo comentário e continua a seguir o CineNostalgia.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...