Quando um grupo de terroristas invade a Torre Eiffel em Paris, fazendo todos reféns e ameaçando detonar uma bomba de hidrogénio sobre a cidade, o Director do Daily Planet, Perry White (Jackie Cooper) envia a sua melhor repórter Lois Lane (Margot Kidder) para cobrir o acontecimento. Receando pela vida da amada e para salvar Paris da terrível ameaça, o Super-Homem (Christopher Reeve) intervém e lança a bomba para o espaço, libertando acidentalmente o trio de insurrectos condenados pelo pai Jor-El e o Conselho de Krypton à prisão eterna na Zona Fantasma. Tal como Kal-El, o General Zod (Terence Stamp), Ursa (Sarah Douglas) e Non (Jack O'Halloran) adquirem super-poderes ao entrarem na órbita da Terra devido à exposição a um sol amarelo e planeiam dominar o Mundo.
Lois Lane & Super-Homem |
Ao mesmo tempo, Clark Kent revela a sua identidade secreta a Lois Lane e depois de voarem para a Fortaleza da Solidão para um Consílio com a mãe biológica Lara (Susannah York) é-lhe pedido que renuncie aos super-poderes para poder viver com um mortal, a que o Super-Homem por amor, acede.
Lois (Margot Kidder) & Clark (Christopher Reeve) |
Vivendo agora como um homem comum e depois do lunático Lex Luthor (Gene Hackman) escapar da prisão e se aliar aos 3 criminosos, quem poderá deter os planos desta maligna aliança e salvar o Mundo de um destino terrível?
A infame sequela de "Superman - The Movie" filmada quase em simultâneo pelo realizador original Richard Donner, que devido ao desacordo com os produtores Alexander e Ilya Salkind sobre a visão do filme e que originou o principal desequilíbrio entre a aventura épica de tom mais sério
e o filme extrovertido e despretensioso da obra original, acabou por ser afastado da produção e o realizador Richard Lester, que nunca havia lido uma aventura do super-herói na banda desenhada, foi o convocado para o substituir.
Com Lester nos comandos, o filme acabou por perder o teor portentoso de aventura clássica do primeiro filme, ganhando porém no lado mais espirituoso e exagerado de uma banda desenhada que ganhou vida, aproximando-se assim da visão inicial dos Salkind para a adaptação do super-herói mais famoso do Mundo.
Non (Jack O'Halloran), Ursa & General Zod |
Muitas das cenas dirigidas por Donner foram novamente filmadas por Lester, para encaixarem no novo estado de espírito do filme e o guião de Mario Puzo, revisto. A pedido de diversos fãs da franchise e do Super-Homem como personagem, a visão inicial de Richard Donner haveria de ser revista e o filme editado de modo diferente e recorrendo a cenas cortadas da original versão de cinema, dando origem a "Superman II - The Richard Donner's Cut" estreada em DVD em '06 com sucesso.
Apesar da ausência do lado mais conceptual e filosófico do original, "Superman II - The Adventure Continues" de Richard Lester é um bom filme e que originou todo o filão de filmes de super-heróis mais direito ao assunto que explodiria no início dos anos 2000.
O director de fotografia da obra original, o vencedor de 1 Oscar, Geoffrey Unsworth viu a maioria do seu material posto de lado depois da saída de Richard Donner, e no seu lugar Robert Paynter foi convocado para trabalhar juntamente com Lester num visual mais próximo das revistas aos quadradinhos, o que é notoriamente visível na encenação da sequência de batalha na cidade entre o Super-Homem e o General Zod e seus seguidores.
A nível de história o filme sofre pela adesão de personagens a mais, com o Lex Luthor de Gene Hackman a ser completamente desnecessário para a trama. A sua participação no filme deve-se simplesmente ao facto das cenas que Hackman filmou para "Superman - The Movie" a que os produtores resolveram manter para o "star power" nos créditos iniciais,
Lex Luthor (Gene Hackman) & Otis (Ned Beatty) |
em que ironicamente Gene Hackman recebe "top billing" sobre Christopher Reeve, apesar de nem sequer ter regressado para o segundo filme, com todas as suas cenas extra a terem sido filmadas por um duplo do actor.
Miss Teschmacher (Valerie Perrine) & Lex Luthor |
E se o próprio líder já não tinha qualquer função relevante no filme, muito menos os seus comparsas com Ned Beatty e Valerie Perrine a regressarem em desempenhos ingratos como Otis e Miss Teschmacher, cada qual com menos de 5 minutos em cena e o desaparecimento súbito de Perrine da acção resulta numa das muitas falhas de continuidade do filme.
Christopher Reeve e Margot Kidder como Clark Kent e Lois Lane, aprofundam a relação nesta sequela e as suas performances mantém-se à altura do antecessor, com a extraordinária química entre os dois actores a ser patente no ecrã.
General Zod (Terence Stamp) |
Terence Stamp tem um dos desempenhos de vilão mais memoráveis de sempre num filme adaptado da banda desenhada como o arrogante e poderoso General Zod, cada deixa entoada pelo grande actor britânico é "cheesy" de qualidade.
Ursa (Sarah Douglas) |
A criminalmente subestimada Sarah Douglas que tem o dom de dar vida a convincentes vilãs diabólicas (como a Rainha Taramis em "Conan the Barbarian" de '84) está muito bem como a sua amada, Ursa.
Lara (Susannah York) |
Susannah York tem uma participação mais activa neste segundo filme, devido à recusa de Marlon Brando em aparecer ou deixar usar a sua imagem ou voz na película, logo todas as cenas em que o Super-Homem interagia com Jor-El na "Fortaleza da Solidão" foram substituídas à última da hora pela mãe biológica Lara, daí o visual da actriz estar demasiado diferente das suas cenas iniciais em "Superman - The Movie".
Em suma, "Superman II - The Adventure Continues" e apesar de todos os percalços na sua concepção até ao produto final, convence como filme de acção e fantasia e mesmo tendo embarcado por uma rota diferente, não fica muito aquém do seu antecessor.
Mesmo sofrendo com a perda na parte de aventura épica do conjunto, Lester compensa-nos com doses de pura adrenalina e entretenimento que nos faz genuinamente vibrar como se fossemos crianças novamente a vê-lo pela primeira vez...
Género: Acção / Fantasia / Ficção Científica.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A. / Inglaterra.
Duração: 127 minutos.
Classificação: 8.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário