O Coronel inglês Geoffrey Brydon (Sam Neill) assume o comando de uma região, durante a ocupação inglesa na Índia, trazendo consigo a sua filha pequena Kitty e o melhor amigo, o Dr.Plumford (John Cleese). Durante a travessia pela selva e ao acamparem durante a noite, o cortejo é atacado pelo temível tigre Shere Khan, matando o guia hindu e na confusão o seu filho pequeno Mowgli que tinha uma relação especial com Kitty, desaparece. Anos depois, a agora adulta Kitty Brydon (Lena Headey) está prometida ao Capitão William Boone (Cary Elwes), um ambicioso, mas sem escrúpulos oficial de confiança do Coronel Brydon. Mowgli (Jason Scott Lee), que foi criado na selva por Bagheera, uma pantera negra, tendo como melhor amigo o urso Baloo e extremo protector da Lei da Selva descobre acidentalmente, uma lendária cidade perdida recheada de tesouros, mas guardada por um mortífero guardião. Quando a rebelde e inconsciente Kitty, resolve explorar a selva é salva por Mowgli e após tão emocionante encontro, resolve integrá-lo de regresso à civilização, enfurecendo o seu noivo William. Mas o caso muda de figura quando este descobre entre os pertences do homem da selva um valioso punhal e pretende que este o conduza à Cidade do Ouro...
Jason Scott Lee é Mowgli |
Adaptação livre da Disney do clássico da literatura "The Jungle Book" de Rudyard Kipling, desta vez com actores de carne e osso e numa orientação virada para a aventura clássica da caça ao tesouro num tom mais sombrio, depois da famosa animação de '67 destinada a um público infantil.
Stephen Sommers, que realizaria o sucesso "The Mummy" ('99) e a sua sequela, ambos com um clima e disposição algo semelhantes, dirige este romance de aventuras com pequenos toques de comédia ligeira, oscilando entre o filme infantil, na parte das interacções de Mowgli no reino animal, e o lado mais obscuro, na demanda dos oficiais renegados em busca da mítica cidade do ouro que lhes irá custar as vidas.
Usufruindo de uma grande cinematografia de Juan Ruiz-Anchia, dando o destaque devido à beleza da selva indiana e das suas cascatas, embalada na trilha sonora envolvente do grande Basil Poledouris, dando o seu toque portentoso habitual e um cuidado trabalho de reconstituição de época a nível do guarda-roupa,
"The Jungle Book" é uma fascinante obra para miúdos e graúdos, especialmente para quem gosta de animais, cuja competência na direcção dos mesmos, de serem contratados diversos tratadores e treinadores que colaboraram com Sommers na encenação e a soberba qualidade no trabalho da sobreposição de imagem quando um actor fica cara-a-cara com a fera, é totalmente digno de nota.
Jason Scott Lee, o americano de ascendência chinesa e hawaiana que dera nas vistas o ano anterior interpretando Bruce Lee no filme biográfico "Dragon - The Bruce Lee Story" foi o escolhido para dar vida a Mowgli, numa performance convincente do rapaz da selva, especialmente na parte em que regressa à civilização e após diversas peripécias de inadaptação óbvia, que empurram para a comédia arlequinada, depara-se que a verdadeira selva é a civilização e o homem bastante mais perigoso que o animal.
Wilkins (Jason Flemyng) & Cpt.Boone (Cary Elwes) |
O subestimado Cary Elwes ("The Princess Bride" de '87 ou "Hot Shots! de '91) é excelente como o desprezível vilão, numa performance suave cheia de elegância e carisma, mas repleta de actos vis.
Lena Headey é Kitty |
Lena Headey, que conheceu a fama mundial depois do sucesso da série "Game of Thrones" onde desempenha a Rainha Cersei, é a inocente, mas temerária Kitty Brydon, cujos laços que a unem a Mowgli durariam para toda a vida.
Sam Neill é o Coronel Brydon |
Os veteranos Sam Neill, vindo do recente mega-sucesso de "Jurassic Park" ('93) e o ex-Monty Python, John Cleese dão o "star power" ao elenco nos seus bravos papéis secundários.
John Cleese é Prof.Plumford |
Apesar de toda a magia envolvente, "The Jungle Book" carece em parte do lado mais épico da obra: nos cenários muitas vezes é notório o ter sido filmado em estúdio e o argumento torna-se demasiado rotineiro no III Acto com o enredo da cidade do ouro já abordado até à exaustão,
bem como fica algures perdido na sua própria ambição, se o filme ideal para uma "Sessão da Tarde", didáctico e para crianças ou se uma obra de teor mais adulto na senda de uma aventura fantástica de Allan Quatermain ou de Indiana Jones.
Contudo, "The Jungle Book" é um agradável passatempo de puro entretenimento e bastante subestimado nos dias que correm, sobretudo se comparado com os diversos filmes de aventura sem coração, nem alma produzidos nos dias de hoje.
Os exteriores com todas as sequências envolvendo os animais e as performances de todos os envolvidos, especialmente as de Jason Scott Lee e de Cary Elwes, são o suficiente para valer a pena o visionamento desta quase esquecida obra.
Género: Aventura / Romance / Família.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 111 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=uBAku3Cwsgk
Classificação: 7.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário