Translate

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Timecop (1994)

"Patrulha do Tempo" de Peter Hyams com Jean-Claude Van Damme, Mia Sara, Bruce McGill, Gloria Reuben, Scott Bellis, Scott Lawrence, Kenneth Welsh, Ian Tracey & Ron Silver.

1994. As viagens no tempo são agora possíveis. Para impedir que certos vigaristas viagem ao passado no intuito de ganhar dinheiro fácil e assim interferir com a linha do tempo, é criada uma Patrulha especial que regulariza e intervém se necessário, trazendo os infractores para serem punidos. O Comandante Eugene Matuzak (Bruce McGill) é o responsável pelo departamento denominado T.E.C. (Time Enforcement Comission) ficando o ganancioso Senador Aaron McComb (Ron Silver) à frente do programa, vendo dali uma possibilidade de enriquecer e poder financiar a sua campanha para Presidente dos E.U.A. Uns dias depois, o jovem agente Max Walker (Jean-Claude Van Damme) entretanto convocado para "Timecop" é brutalmente agredido em sua casa durante a noite por um estranho gangue, testemunhando a morte da sua mulher grávida, Melissa (Mia Sara). 10 anos depois, Walker é agora um amargurado veterano da Patrulha do Tempo que devido à sua teimosia de incorruptível encontra-se na mira do Senador. Depois de se deparar com diversos casos de ex-colegas colocados no passado trabalhando para o corrupto McComb, Walker resolve persegui-lo no intuito de o meter de vez atrás das grades, mas quando é enviado de volta a '94 numa missão, o seu lado cumpridor da lei começa a ser posto em causa, pois se o Senador usa as viagens no tempo para fazer dinheiro sujo, porque Walker não o pode fazer para salvar a sua esposa assassinada...




Jean-Claude Van Damme é Max Walker

Depois da passagem para o cinema legítimo com o sucesso de "Universal Soldier" ('92), Jean-Claude Van Damme tornou-se uma das estrelas mais procuradas pelos grandes Estúdios para o cinema de acção da então nova década de 90. 






"Timecop" é um thriller de ficção científica, dirigido por um veterano dentro do género, Peter Hyams, responsável pelo filme-de-culto "Outland" ('81) e da aguardada sequela do clássico "2001 - A Space Odyssey" ('68), "2010" ('84), 





produzido pela Renaissance Pictures de Sam Raimi, o realizador da trilogia "Evil Dead" e adaptado da banda desenhada da Dark Horse Comics cujo guião foi escrito pelo próprio criador Mark Verheiden, consagrando-se como o maior êxito de bilheteira da carreira de Van Damme.





"Timecop" para a época, não foi o usual veículo de acção e  artes marciais para o actor belga, que enquanto esteve ligado à infame Cannon Group em início de carreira na segunda metade da década de 80, era construído um guião à pressão que desse ênfase às suas habilidades físicas, deixando tudo o resto em segundo plano, menosprezando qualquer tentativa de Van Damme no crescimento como actor sério.




Max Walker - 1994

Para este filme, podia ter sido seleccionado qualquer actor de lista A para o papel, mas acabou por a escolha recair sobre Van Damme, talvez devido ao já mencionado "Universal Soldier" que partilha de um mesmo género de cinema ou o gosto particular do actor de contracenar consigo mesmo que acabou por acontecer diversas vezes na sua carreira antes e após "Timecop", 




Max Walker - 2004

seja como irmãos gémeos ("Double Impact" de '91 ou "Maximum Risk" de '96) ou em versões de si mesmo ("Replicant" de '01). O trabalho de "hair style" e caracterização de Max Walker de '94 e '04 estão bastante credíveis no visual de Van Damme.








Agente Fielding (Gloria Reuben)

Tecnicamente, "Timecop" é um filme competente, Peter Hyams sabe o que faz, seja no grande trabalho de câmara nas sequências de acção e na encenação das mesmas, sem nunca descuidar a direcção de actores,





conseguindo retirar de Van Damme a sua melhor performance da altura, lado a lado com o trabalho do actor em "Nowhere to Run" ('93) e trouxe de volta ao grande ecrã a então caída no esquecimento, 





Mia Sara é Melissa Walker

Mia Sara, co-protagonista dos filmes-de-culto "Legend" ('85) e "Ferris Bueller's Day Off" ('86), num bravo desempenho secundário que lhe deu o Saturn Award de Melhor Actriz Secundária em '95. 







Ron Silver é o Senador McComb

Nos papéis secundários masculinos, Ron Silver é o habitual vilão irritante de se seguir, papel que o falecido actor interpretaria até durante o sono e Bruce McGill, como sempre bem, desta vez dando vida ao espirituoso chefe de Walker.








Comissário Matuzak (Bruce McGill)

Como qualquer filme sobre viagens no tempo, "Timecop" está repleto de anacronismos incontáveis que se um espectador tende a enumerá-los ou recriminá-los, por certo não vai conseguir passar sobre o filme, mas se aplicar a suspensão da descrença e visionar esta película pelo que é, ou seja, uma obra despretensiosa em ritmo empolgante com bons desempenhos e o factor sentimentalão presente que acaba por dar coração ao filme, "Timecop" é cerca de hora e meia bem passadas. 





A violência em forma de "cartoon" e o humor negro estão presentes ou o nome de Sam Raimi não estivesse ligado ao filme, mas de modo mais "soft" que o usual.









A habitual cena de sexo gratuita entre Jean-Claude e a sua sexy e mais jovem protagonista também nunca pode faltar, o que leva a crer que o actor teria uma cláusula no seu contrato de incluir sempre uma cena "quente". 










A visão da soberba Mia Sara no seu auge e como veio ao Mundo, digamos que não há espectador masculino heterossexual no Mundo que não agradeça a Van Damme por essa bendita cláusula.








Em suma, "Timecop" é um filme de puro escapismo e para não se levar muito a sério. Fãs acérrimos de ficção científica poderão ficar desapontados se procuram por efeitos especiais e visuais e enredos futuristas, porque o filme acaba por entrar mais no genérico cinema de acção com thriller e romance à mistura do que explorar a suposta complexidade do seu próprio enredo.







E fiquem descansados os que gostam de artes marciais, pois Jean-Claude Van Damme distribui porrada por todo o lado e dá uso das suas fantásticas habilidades físicas, incluindo uma das cenas mais memoráveis do filme em que o "Muscles from Brussels" faz uma espargata improvisada em cima dos balcões da cozinha. É ver para querer!!



Género: Acção / Ficção Científica / Thriller / Romance. 

Fotografia: Côr.

País: Canadá / E.U.A. / Japão.

Duração: 99 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=7OPLHgw54h4

Classificação: 7.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...