Translate

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Superman II (1980) - The Richard Donner's Cut (2006)

"Super-Homem II - A Versão de Richard Donner" de Richard Donner com Gene Hackman, Christopher Reeve, Marlon Brando, Ned Beatty, Jackie Cooper, Sarah Douglas, Margot Kidder, Jack O'Halloran, Valerie Perrine, Clifton James, E.G.Marshall, Marc McClure, Jean-Pierre Cassel & Terence Stamp.

Depois dos eventos do primeiro filme em que o lunático Lex Luthor (Gene Hackman) desvia dois poderosos mísseis do exército para destruir a Costa Oeste dos E.U.A., o Super-Homem (Christopher Reeve) lança um deles para o espaço sideral cujo "feedback" da explosão liberta o trio de insurrectos de Krypton, o General Zod (Terence Stamp), Ursa (Sarah Douglas) e Non (Jack O'Halloran) enviados para o cativeiro na Zona Fantasma por Jor-El (Marlon Brando) do qual se juraram vingar e dos seus descendentes nem que demorasse uma eternidade. Devido a presença de um só sol amarelo, o trio de criminosos adquire os mesmos super-poderes que Kal-El e dirigem-se para a Terra no intuito de dominarem um novo Mundo. 



Cena adicional - Lois descobre o alter-ego de Clark

Ao mesmo tempo, a atrevida e intrépida repórter Lois Lane (Margot Kidder) descobre a identidade secreta do seu colega Clark Kent e depois de este a levar para a Fortaleza da Solidão onde consomem a paixão que os une, Kal-El prescinde dos seus poderes especiais para poder viver como um comum mortal ao lado de Lois, contra os conselhos de Jor-El. 




Gene Hackman regressa como Lex Luthor

Como um azar nunca vem só, o auto-proclamado "a maior mente criminosa do Mundo", Lex Luthor foge da Penitenciária com a ajuda da sua amante, Miss Teschmacher (Valerie Perrine) e resolve aliar-se ao trio de criminosos prometendo entregar-lhes o único homem capaz de os deter...






Cerca de 25 anos depois da estreia em cinema de "Superman II - The Adventure Continues" a tão aguardada versão de Richard Donner, o realizador que começou a filmar ambos os filmes ao mesmo tempo, 




Cena adicional - Lois testa Clark para revelar o Super-Homem

tendo sido despedido pelos produtores Alexander e Ilya Salkind por conflitos sobre a visão pretendida do filme e substituído à última da hora por Richard Lester, cineasta que nunca tinha lido uma única banda-desenhada do popular super-herói, 






Clark salva Lois da queda do edifício

apresenta algumas variações importantes na história, bem como a inclusão de novas sequências filmadas por Donner na altura, mas retiradas por Lester e ainda cenas presentes na versão de cinema, mas editadas de modo diferente para que se encaixassem melhor na acção e criassem um ritmo diferente ao filme.








Super-Homem (Christopher Reeve) & Lois (Margot Kidder)

"Superman II - The Richard Donner's Cut" é uma obra que tem que ser vista de mente aberta pelos fãs do filme original, do personagem e da franchise no geral, pois foi editada o mais próximo da visão que Richard Donner tinha na altura para a sequela, 








Marlon Brando como Jor-El





embora seja impossível actualmente reproduzir certas cenas presentes no guião da altura, por não terem sido filmadas devido ao afastamento de Donner e ao envelhecimento óbvio dos actores e do falecimento de outros do elenco, principalmente dos malogrados Marlon Brando e Christopher Reeve. 







Richard Donner com o auxílio do editor de imagem, Michael Thau, um dos principais impulsionadores para que o realizador apresentasse a sua versão, recorreram a certos ensaios de cenas, ao uso de duplos à distância e alguns novos efeitos especiais criados exclusivamente para o lançamento em DVD de modo que a sua visão de "Superman II" pudesse, finalmente, ver a luz do dia para gáudio dos milhões de fãs em todo o Mundo.








**************************************** A PARTIR DESTE PONTO ALERTA DE SPOILERS ********************************* 

Pontos Positivos (no Geral):


Non (Jack O'Halloran) & Zod (Terence Stamp)

- A abertura do filme faz mais sentido porque cola exactamente com o final da obra original, o míssil que o Super-Herói envia para destruir no espaço acaba como represália por libertar os seus inimigos, ao invés do artifício na trama criado à pressão depois da entrada de Richard Lester da bomba de hidrogénio na sequência da Torre Eiffel.





Cena adicional - Kal-El encontra Jor-El

- Marlon Brando regressa como Jor-El, o pai biológico e Mentor do Super-Homem durante o Consílio na Fortaleza da Solidão em vez de Susannah York como Lara, usada na versão de cinema em modo de enchimento depois de Brando proibir o uso da sua pessoa e voz no filme.






Cena adicional - confronto entre Ursa (Sarah Douglas) & Super-Homem

- A batalha entre o Super-Homem e o General Zod e os seus comparsas está melhor editada, fluindo muito melhor e o uso de cenas adicionais filmadas por Donner na altura, como a perseguição até à Estátua da Liberdade; o embate do Homem-de-Aço contra a tocha; o confronto directo com Ursa, entre outras, superam por completo a versão de cinema.




Cena adicional com Miss Teschmacher (Valerie Perrine)

- Valerie Perrine como Miss Teschmacher, Marc McClure como Jimmy Olsen e Jackie Cooper como Perry White têm algumas cenas adicionais, embora nada de muito importante que possa interferir na acção, pois na versão antiga, parecem mais extras do que actores secundários.





- Esta versão dá muito mais ênfase à grande performance de Christopher Reeve com todo o seu conflito perante a dualidade do amor devoto a Lois Lane que o leva a abandonar os super-poderes e o seu dever como alguém especial de proteger os mais fracos, tal paladino pela justiça com o objectivo de tornar o Mundo num sítio melhor.





Pontos Negativos (no Geral):




- É impossível haver continuidade devido à falta de material filmado anteriormente sendo patente em diversas cenas, especialmente no destino incerto de Lex Luthor pós-clímax na Fortaleza da Solidão.







- A total omissão de Susannah York como Lara do filme, mesmo com a restauração de cenas nunca antes vistas com Marlon Brando, a visão de Lara na Fortaleza ajudaria a completar esta versão, mas como as cenas da actriz foram filmadas por Richard Lester, tiveram que ficar de fora por questões autoriais.







- A nova cena inserida em que Lois Lane descobre que o seu colega Clark Kent é o Super-Homem, foi usada de um ensaio entre os dois actores e é visível uma descontracção diferente para o tom da obra 





A quebra de continuidade nos óculos de Kent




e os óculos de disfarce usados por Kent são diferentes dos habituais presentes ao longo do filme.










- O final repete o primeiro filme com o Super-Homem a retroceder no tempo para que Lois esqueça a sua identidade secreta, terminando assim o conflito da relação amorosa impossível entre os dois. 






Não tendo sido por culpa de Richard Donner, pois este era o final planeado para o segundo filme, foi inserido à última hora por Alexander e Ilya Salkind como conclusão para a obra original. 






Consciente disso, Donner pretendia manter a versão de cinema de Lester, em que Clark Kent beija Lois no "Daily Planet" e fá-la esquecer-se, mas um dos revisores da história original, Tom Mankiewicz que nunca gostou desse artifício no filme de Lester, insistiu para que o final se mantivesse como estava escrito de origem. 







E assim ficou, acabando por dar origem ao elo mais fraco de toda esta nova versão, se o Super-Homem retrocede no tempo enviando os 3 insurrectos de volta ao exílio na Zona Fantasma como se nada tivesse acontecido, torna todos os acontecimentos vistos no filme algo inúteis e cria um confuso paradoxo na cena final em que Clark Kent retorna ao "Diner" para se vingar do "bully" e este o reconhece.







Em suma, "Superman II - The Richard Donner's Cut" não é um filme perfeito, mas é o mais próximo da visão original de um grande realizador que possui um amor especial pelo personagem e pelo cinema em geral, comprovado pela filmografia de Donner em relação à de Lester,






e que devido à ganância dos produtores, foi afastado do que poderia ter sido um digno sucessor, e talvez superior, do excelente "Superman - The Movie". 










A título de curiosidade diversos actores do elenco original como Valerie Perrine ou Margot Kidder deram o aval a esta versão de Donner como a definitiva. Resta saber o que diria o malogrado Christopher Reeve se tivesse vivido para a visionar...




Género: Acção / Aventura / Fantasia / Ficção Científica. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A. / Inglaterra.

Duração: 115 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=cwp7Sr_czLc

Classificação: 9/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.


3 comentários:

  1. Muito melhor que o original, tendo em conta que os poderes que os kriptonianos no 2, que nunca existiram na banda desenhada foram retirados neste, como poder levitar objectos, apesar da capacidade do hipnotismo ser um dos poderes do Superman. A forma do General Zod e os seus seguidores também não morrerem neste é uma boa ideia, o Superman não mata. Agora o final ser igual ao 1º discordo, pois é um poder que o Superman nunca teve (já discordava no 1º) e a parte de o Donner não ter sido mais criativo é uma pena para mim. O maior defeito no Superman é a sua moralidade de escuteiro, por isso ele nunca na Banda Desenhada utiliza os seus poderes para o seu bem estar.

    Deixo aqui o link que mostra o seu poder de hipnotismo, pois é graças a esse poder que ninguém reconhece o Superman quando está disfarçado de Clark Kent.

    http://www.naosalvo.com.br/por-que-quando-o-super-homem-coloca-os-oculos-ninguem-o-reconhece-a-resposta/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta versão dito pelo próprio Donner é mais "o que poderia ter sido" caso os Salkind deixassem levar a sua visão avante. Claro que não é perfeita, e o final de retroceder no tempo não foi o melhor nem para ser usado no primeiro, nem no segundo, mas em defesa da versão do Lester / Salkinds acho mesmo assim mais verosímil o Super-Homem ao deparar-se com a sua amada morta, se passe e sem pensar gire à volta do Globo retrocedendo assim os eventos (mesmo o comum mortal não sabe o que pode fazer quando se passa, certo?) do que nesta Donner's Cut em que ele premeditado sai da varanda da Lois e retrocede o tempo só para ela se esquecer que ele é o Clark, e tal como escrevi na review torna tudo aquilo que vimos no filme inútil e escusado, ou seja, se ele tem o poder de voltar tudo para trás então para que se deu ao trabalho sequer de combater o Zod e os comparsas? Bastava "andar para trás" mal recuperou os poderes na Fortaleza da Solidão.

      Eliminar
    2. Ps: o destino do Lex Luthor é deixado incerto em ambas as versões, mas nesta do Donner ainda mais acentuado, pois na cena a seguir em que o Super-Homem com a Lois ao lado destrói a Fortaleza de vez, aonde pára ele e o trio de vilões? Gostava de rever este filme com o comentário do Donner, para saber se estes foram mesmo erros, ou sem as cenas originalmente gravadas, não havia nada a fazer....

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...