Grimm (Bill Murray) é um nova-iorquino desiludido com a vida na cidade que um dia, disfarçado de palhaço, resolve assaltar um banco. Através de um brilhante plano em que os seus cúmplices, o melhor amigo Loomis (Randy Quaid) e a sua namorada Phyllis (Geena Davis), que secretamente espera um bebé de Grimm, actuam dentro do banco como reféns, o trio acaba por iludir a polícia liderada pelo veterano Chefe Rotzinger (Jason Robards) e escapam com um milhão de dólares, mas o percurso de fuga até ao aeroporto tornar-se-à bastante acidentado, envolvendo o grupo em diversas peripécias...
Grimm (Bill Murray) |
Hilariante comédia de Howard Franklin (guionista de "Romancing the Stone" de '84 ou "The Name of the Rose" de '86), co-dirigida e protagonizada pelo impagável Bill Murray, segundo um guião dos mesmos que adaptaram livremente o livro de Jay Cronley (embora o mesmo já tivesse sido adaptado 5 antes na produção franco-canadiana "Hold-Up" protagonizado por Jean-Paul Belmondo e Kim Cattrall),
Guarda do Banco (Bob Elliott) |
"Quick Change" junta um divertido elenco de "character actors" secundários que apoiam, eficazmente, o elenco principal num rol de situações caricatas, criadas e encenadas com a inspiração da comédia atroz como se sketches saídos de um "Saturday Night Live" se tratassem.
Todo o engenhoso plano do assalto ao banco durante o I Acto é genial, mas a verdadeira loucura começa quando o trio se perde pelos bairros degradados em busca da auto-estrada que os leve ao aeroporto, dando início a um fim de tarde infernal que se prolongará pela noite dentro em que tudo acontecerá aos infortunados assaltantes de bancos,
Phyllis (Geena Davis) |
desde serem roubados pelo ladrão mais estúpido do mundo (Jamey Sheridan) que lhes leva tudo, menos o milhão que eles roubaram do banco; um ex-hippie de Woodstock tornado Charles Bronson de arma em punho por pensar que lhe invadiram o apartamento (cameo do comediante Phil Hartman, ex-colega de Bill Murray em "Saturday Night Live");
Cab Driver (Tony Shalhoub) |
um taxista que não percebe uma palavra de inglês (Tony Shalhoub, em início de carreira, numa pequena participação que leva o espectador às lágrimas de tanto rir)
Johnny (Stanley Tucci) & Skelton (Victor Argo) |
e um grupo de escroques mafiosos (Stanley Tucci e Victor Argo em performances que dominam como ninguém) com quem, acidentalmente, o trio se depara e que a lábia de Bill Murray não só acaba por os safar, como ainda o leva a extorquir dinheiro da própria organização criminosa.
Chefe Rotzinger (Jason Robards) |
O veterano Jason Robards está muito bem como o irascível polícia à beira da reforma, oferecendo a performance séria necessária para contrabalançar com a paródia do conjunto.
Loomis (Randy Quaid) |
O humor muito peculiar de Bill Murray tem aqui um dos seus melhores momentos da sua carreira, muito bem co-adjuvado pelo para sempre subestimado Randy Quaid, que apesar de levar o seu desempenho ao completo exagero como o neurótico Loomis, consegue manter-se dentro do tom da obra, acabando por nos proporcionar dos momentos mais divertidos do filme.
Geena Davis, que recebeu o Oscar de Melhor Actriz Secundária por "The Accidental Tourist" ('88) uns meses antes de começar a filmar "Quick Change", é a parceira no plano e no amor de Grimm, que esconde o segredo da gravidez até ao fim.
Para o espectador cinéfilo a não perder o tributo ao clássico de Elia Kazan "A Streetcar Named Desire" ('51) na chegada do trio ao aeroporto e uma estranha sequência envolvendo um ajuste de contas, supostamente entre luso-americanos, com um fado de Amália Rodrigues como pano de fundo.
Em suma, "Quick Change" foi uma grande estreia na realização para o guionista Howard Franklin e a estrela Bill Murray (o único filme que o conhecido actor dirigiu até ao momento) entregando-nos um filme genuinamente divertido com um ritmo frenético de piada ao minuto que não nos oferece descanso até aos créditos finais.
Mesmo não tendo sido um sucesso comercial e mantendo-se como um filme pouco referenciado na carreira do actor comediante, "Quick Change" oferece-nos um dos melhores desempenhos de sempre de Bill Murray a que os fãs não podem deixar de lado. Recomendado!!
Género: Comédia / Crime.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 89 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=TI3QdBEs82M
Classificação: 8/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário