Translate

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Quick Change (1990)

"Um Assalto Genial" de Howard Franklin & Bill Murray com Bill Murray, Geena Davis, Randy Quaid, Jason Robards, Bob Elliott, Richard Joseph Paul, Jamey Sheridan, Phil Hartman, Tony Shalhoub, Stanley Tucci, Victor Argo, Philip Bosco, Gary Klar & Kurtwood Smith.

Grimm (Bill Murray) é um nova-iorquino desiludido com a vida na cidade que um dia, disfarçado de palhaço, resolve assaltar um banco. Através de um brilhante plano em que os seus cúmplices, o melhor amigo Loomis (Randy Quaid) e a sua namorada Phyllis (Geena Davis), que secretamente espera um bebé de Grimm, actuam dentro do banco como reféns, o trio acaba por iludir a polícia liderada pelo veterano Chefe Rotzinger (Jason Robards) e escapam com um milhão de dólares, mas o percurso de fuga até ao aeroporto tornar-se-à bastante acidentado, envolvendo o grupo em diversas peripécias...







Grimm (Bill Murray)

Hilariante comédia de Howard Franklin (guionista de "Romancing the Stone" de '84 ou "The Name of the Rose" de '86), co-dirigida e protagonizada pelo impagável Bill Murray, segundo um guião dos mesmos que adaptaram livremente o livro de Jay Cronley (embora o mesmo já tivesse sido adaptado 5 antes na produção franco-canadiana "Hold-Up" protagonizado por Jean-Paul Belmondo e Kim Cattrall), 





Guarda do Banco (Bob Elliott)

"Quick Change" junta um divertido elenco de "character actors" secundários que apoiam, eficazmente, o elenco principal num rol de situações caricatas, criadas e encenadas com a inspiração da comédia atroz como se sketches saídos de um "Saturday Night Live" se tratassem. 






Todo o engenhoso plano do assalto ao banco durante o I Acto é genial, mas a verdadeira loucura começa quando o trio se perde pelos bairros degradados em busca da auto-estrada que os leve ao aeroporto, dando início a um fim de tarde infernal que se prolongará pela noite dentro em que tudo acontecerá aos infortunados assaltantes de bancos, 



Phyllis (Geena Davis)

desde serem roubados pelo ladrão mais estúpido do mundo (Jamey Sheridan) que lhes leva tudo, menos o milhão que eles roubaram do banco; um ex-hippie de Woodstock tornado Charles Bronson de arma em punho por pensar que lhe invadiram o apartamento (cameo do comediante Phil Hartman, ex-colega de Bill Murray em "Saturday Night Live"); 





Cab Driver (Tony Shalhoub)


um taxista que não percebe uma palavra de inglês (Tony Shalhoub, em início de carreira, numa pequena participação que leva o espectador às lágrimas de tanto rir) 







Johnny (Stanley Tucci) & Skelton (Victor Argo)

e um grupo de escroques mafiosos (Stanley Tucci e Victor Argo em performances que dominam como ninguém) com quem, acidentalmente, o trio se depara e que a lábia de Bill Murray não só acaba por os safar, como ainda o leva a extorquir dinheiro da própria organização criminosa. 










Chefe Rotzinger (Jason Robards)

O veterano Jason Robards está muito bem como o irascível polícia à beira da reforma, oferecendo a performance séria necessária para contrabalançar com a paródia do conjunto. 







Loomis (Randy Quaid)

O humor muito peculiar de Bill Murray tem aqui um dos seus melhores momentos da sua carreira, muito bem co-adjuvado pelo para sempre subestimado Randy Quaid, que apesar de levar o seu desempenho ao completo exagero como o neurótico Loomis, consegue manter-se dentro do tom da obra, acabando por nos proporcionar dos momentos mais divertidos do filme. 




Geena Davis, que recebeu o Oscar de Melhor Actriz Secundária por "The Accidental Tourist" ('88) uns meses antes de começar a filmar "Quick Change", é a parceira no plano e no amor de Grimm, que esconde o segredo da gravidez até ao fim.





Para o espectador cinéfilo a não perder o tributo ao clássico de Elia Kazan "A Streetcar Named Desire" ('51) na chegada do trio ao aeroporto e uma estranha sequência envolvendo um ajuste de contas, supostamente entre luso-americanos, com um fado de Amália Rodrigues como pano de fundo.





Em suma, "Quick Change" foi uma grande estreia na realização para o guionista Howard Franklin e a estrela Bill Murray (o único filme que o conhecido actor dirigiu até ao momento) entregando-nos um filme genuinamente divertido com um ritmo frenético de piada ao minuto que não nos oferece descanso até aos créditos finais. 





Mesmo não tendo sido um sucesso comercial e mantendo-se como um filme pouco referenciado na carreira do actor comediante, "Quick Change" oferece-nos um dos melhores desempenhos de sempre de Bill Murray a que os fãs não podem deixar de lado. Recomendado!!




Género: Comédia / Crime. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 89 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=TI3QdBEs82M

Classificação: 8/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...