Michael Long (Larry Anderson) é um jovem detective da polícia que persegue uma quadrilha que se dedica à espionagem industrial. Sendo traído pela perversa Tanya Walker (Phyllis Davis) que julgava estar do seu lado, Michael é atingido na cara e deixado à morte no meio do deserto. Resgatado pelos homens do excêntrico milionário Wilton Knight (Richard Basehart) que padece de uma doença incurável, Michael é trazido de volta à vida com um novo rosto, mas clamando por vingança. Wilton Knight apresenta-o ao seu braço-direito Devon Miles (Edward Mulhare), responsável pelo protótipo de um super-carro fabricado pelas Indústrias Knight e antes de morrer faz Michael prometer dedicar a sua vida em prol da justiça combatendo o crime, porque um só homem pode fazer a diferença.
Ao volante do indestrutível carro conhecido por Knight Industries Two Thousand (K.I.T.T.), possuidor de inteligência própria devido a um avançado micro-processador; com a resistência de um tanque de guerra e capaz de velocidades superiores a 300 km/h, o renascido Michael Knight (David Hasselhoff) torna-se um justiceiro solitário pelas auto-estradas da América ao serviço dos inocentes, mas antes precisa de um ajuste de contas pessoal...
David Hasselhoff como Michael Knight |
Telefilme de '82, criado por um dos mais inovadores produtores televisivos da história, Glen A.Larson (responsável também por "Battlestar Galactica" iniciada em '78, "Buck Rogers in the 25th Century" de '79 ou "Automan" de '83) que se tornou o episódio-piloto de uma das mais bem sucedidas séries de TV de sempre,
K.I.T.T. (voz de William Daniels) |
"Knight Rider", semanalmente no ar até '86, prolongando-se por cerca de 90 episódios e que lançou o seu protagonista David Hasselhoff para o estrelato mundial, muito devido à extraordinária e cúmplice química entre o seu personagem Michael Knight e o carro falante possuidor de uma inteligência própria conhecido como K.I.T.T. (voz de William Daniels, pai do também actor Jeff Daniels).
Michael Long (Larry Anderson) & Tanya (Phyllis Davis) |
Nesta primeira aventura do Justiceiro, é possível relembrar como tudo começou com o jovem e inexperiente polícia Michael Long (interpretado pelo actor Larry Anderson, numa excelente escolha de elenco pois detém a mesma estatura, tipo de cabelo e inclusive nasceu no mesmo ano que David Hasselhoff) a ser atraiçoado pela sua primeira nemesis, a perversa Tanya Walker (interpretada pela texana Phyllis Davis)
e o encontro com a Fundação Knight e o seu paladino Wilton Knight (o veterano actor Richard Basehart de "Moby Dick" de '56) que antes de morrer indica o seu velho amigo e braço-direito Devon Miles (Edward Mulhare, actor residente na série até ao seu término), o homem por detrás do projecto K.I.T.T., que se tornará o mentor do renascido e responsável Michael Knight no combate ao crime.
Como uma série de TV mais orientada para um público juvenil, "Knight Rider" é leve, exagerado ao ponto do quase caricatural e detentor de alguns sketches humorísticos (neste episódio-piloto, as tentativas goradas do duo de ladrões de automóveis interpretados por Bert Rosario e Michael D.Roberts de tentarem roubar o K.I.T.T.) que servem para aliviar a tensão de alguns momentos mais sérios.
David Hasselhoff nasceu para interpretar Michael Knight, fazendo da série, sua e a voz de William Daniels ganha a sua própria personalidade seja nos momentos de companheirismo com Michael, às tiradas divertidas entre os dois até às sequências de acção que levam o super-carro a realizar as proezas mais mirabolantes possíveis e imaginárias.
O trabalho dos duplos é excelente (embora seja visível por diversas vezes um duplo ao volante do carro no lugar de Hasselhoff) e este episódio-piloto não olhou a custos para conseguir que a série fosse aceite pela NBC, com vários carros e camiões a serem destruídos nos encontros com o super-carro.
Wilton Knight (Richard Basehart) |
A música emblemática do genérico criada por Stu Phillips com o auxílio de sintetizadores, tornou-se um dos mais inconfundíveis temas de sempre, tendo o seu lugar assegurado na pop culture mais de 30 anos depois da sua estreia.
Devon Miles (Edward Mulhare) |
No elenco secundário é possível ver diversas caras conhecidas provenientes de anteriores séries de Larson como John Quade, Red West ou Charles Napier e ainda o veterano Vince Edwards ("The Devil's Brigade" de '68) e a futura pequena estrela do "The Neverending Story" ('84), Barret Oliver.
Em suma, "Knight Rider - Knight of the Phoenix" é um belo pedaço de memorabilia dos anos 80 e que só quem passou por lá (de preferência como criança na altura da exibição da série) sabe dar o devido valor ao que séries como esta
Maggie (Pamela Susan Shoop) |
(e numa altura em que a TV ainda nos brindava com uma certa inocência, não nos obrigando a crescer à pressa) projectaram na personalidade e imaginação das crianças de todo o mundo, numa era das brincadeiras na rua e muito antes do aparecimento do fenómeno chamado internet.
"Knight Rider" é, hoje em dia, para se rever com orgulho em adulto (mas soltando o ávido garoto que para sempre residirá em nós) como um brinde aos fabulosos anos 80. Recomendado!!!
Género: Acção / Ficção Científica / Família.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 91 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=d7D_x0oK6qA
Classificação: 7.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário