Clark Kellogg (Matthew Broderick) é um jovem vindo de Vermont para a Universidade de Cinema de Nova Iorque. É abordado na estação dos comboios por um escroque Victor Ray (Bruno Kirby) que acaba por lhe roubar todos os pertences. Uns dias mais tarde, Clark consegue encontrá-lo e este procura redimir-se com o jovem arranjando-lhe um trabalho para Carmine Sabatini (Marlon Brando) também conhecido por Jimmy, the Toucan, um "importador" filantropo de Queens, que se assemelha demasiado a um certo Padrinho do cinema. Quando Sabatini lhe "faz uma oferta que ele não pode recusar", Clark envolve-se numa sucessão de situações mirabolantes, incluindo o tráfico de espécies de animais em vias de extinção, sendo perseguido por dois agentes do Governo corruptos, travando conhecimento pelo caminho com a bela Tina Sabatini (Penelope Ann Miller), a única filha de Carmine que desenvolve uma paixão por ele, e com um excêntrico cozinheiro Larry London (Maximilian Schell) que dirige um restaurante ilegal conhecido como "Clube Gourmet" em parceria com Sabatini. Conseguirá o jovem aspirante a realizador sair das teias da Máfia e voltar a ter uma vida normal?
Marlon Brando é Carmine Sabatini |
Divertida farsa de crime, escrita e dirigida por Andrew Bergman (um dos argumentistas do clássico de Mel Brooks, "Blazing Saddles" de '74) que funciona como uma sátira a um dos personagens mais memoráveis de Marlon Brando no cinema, Don Vito Corleone do "The Godfather" ('72),
com Brando a parodiar a sua própria performance que lhe deu um Oscar de Melhor Actor Principal, num tom minuciosamente correcto ao manter o lado espirituoso, mas sem cair no exagero caricatural que poderia se tornar ofensivo a um dos maiores ícones cinematográficos de sempre.
Matthew Broderick é Clark Kellogg |
Ao seu lado, o jovem Matthew Broderick vindo de "Family Business" ('89), onde trabalhou igualmente com dois veteranos: Dustin Hoffman e Sean Connery, interpreta um papel que lhe assenta como uma luva, o de um adolescente ingénuo vindo do interior para a "Big Apple" que se deixa cair nas malhas do crime, quando perde o controlo da situação em que se vê metido.
Bruno Kirby é Victor Ray |
O elenco secundário é fantástico nas suas extrovertidas composições de personagens excêntricos que enriquecem esta contida farsa, que inteligentemente diverte, sem cair na comédia brejeira.
Penelope Ann Miller é Tina Sabatini |
O nativo de Nova Iorque Bruno Kirby é hilariante na pele do escroque fala-barato que apresenta Broderick ao "importador" Sabatini; Penelope Ann Miller tem aqui um dos seus melhores momentos da sua curta carreira como auspiciosa actriz desempenhando, num decidido papel feminino, a única filha de Carmine;
Frank Whaley é Steve Bushak |
Frank Whaley (o irmão mais novo de Joanne Whaley, a ex-mulher de Val Kilmer) quase rouba as cenas de Broderick na pele do colega de quarto beatnick
Maximilian Schell é Larry London |
e Maximilian Schell (vencedor de um Oscar para Melhor Actor Principal por "Judgment at Nuremberg" de '61), participa num cameo alongado como o estranho cozinheiro associado ao "Clube Gourmet".
A cinematografia filma com bastante luz e em jeito pitoresco o bairro de Queens em Nova Iorque, piscando o olho aos clássicos de Martin Scorsese ou Sidney Lumet, ambos realizadores cujo enorme fascínio pela "cidade que nunca dorme" é patente em ambas as filmografias.
A reviravolta final deste "The Freshman" pode não fazer muito sentido à trama, mas como uma farsa teatral e aplicando a "suspensão da descrença", o resultado é positivo deixando o espectador com um sorriso nos lábios.
Reza a lenda que Marlon Brando, tornado praticamente um recluso em relação a Hollywood tendo regressado ao cinema um ano antes com "A Dry White Season" ('89) devido à temática de luta pelos Direitos Civis, causa que o actor abraçou desde os anos '60, aceitou protagonizar este filme de Bergman porque o argumento o fez espontaneamente rir às gargalhadas
e sendo o actor conhecido pelo seu enorme sentido de humor, aderiu à ideia de última hora do realizador de ter sido este seu Carmine Sabatini que inspirou o personagem de Don Vito Corleone para a saga "The Godfather".
Em suma, "The Freshman" é uma obra despretensiosa de entretenimento que cumpre, através de um lote de sequências engraçadas e memoráveis e brilhantes desempenhos de um conjunto de actores completamente em sintonia com o tom do filme.
Oportunidade para rever uma das últimas performances de Marlon Brando, em que o lendário actor aparenta estar completamente imerso e a divertir-se ao máximo interpretando um tipo de personagem que até o faria durante o sono. Recomendado!!
Género: Comédia / Crime.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 102 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=KaG4C2Z4pqg
Classificação: 8/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário