Translate

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Bridge Across Time a.k.a. Terror at London Bridge a.k.a. Arizona Ripper (1985)

"Crime na Ponte de Londres" de E.W.Swackhamer com David Hasselhoff, Stepfanie Kramer, Randolph Mantooth, Adrienne Barbeau, Clu Gulager, Lindsay Bloom, Ken Swofford, Rose Marie, Paul Rossilli, David Fox-Brenton, Michael Boyle, Barbara Bingham & Lane Smith.

1888. Londres. O conhecido assassino em série Jack, o Estripador é abatido pela polícia durante a fuga pela ponte de Londres, arrastando consigo uma das pedras ao cair, afogando-se de seguida nas profundezas do rio Tamisa. 
1985. Lake Havasu no Arizona. O local aonde se situa uma vila turística Vitoriana com a ponte de Londres original, comemora a aquisição da última pedra encontrada e doada à cidade, quando um homem em aflição interrompe pela cerimónia alegando que a sua esposa foi vista pela última vez atravessando a ponte de Londres na noite anterior. O detective Don Gregory (David Hasselhoff), recém-chegado de Chicago, é encarregue do caso. Quando o corpo da mulher desaparecida é encontrado a boiar no lago, o Presidente da Câmara Whitfield (Lane Smith) pressiona o Comissário da Polícia Pete Dawson (Clu Gulager) para atribuir o crime a um caso isolado com receio de perder as receitas de turismo, contra os conselhos de Gregory que pretende encerrar a vila para uma investigação mais aprimorada. 




A sua teoria de um assassino em série é vista como inadmissível por todos no Departamento, incluindo do seu interesse amoroso, Angie (Stepfanie Kramer), mas quando a amiga bibliotecária Lynn Chandler (Adrienne Barbeau) desaparece e os resultados laboratoriais sobre o primeiro crime indicam a presença de um tecido com mais de 100 anos nas unhas da vítima e um tipo de sangue da mesma altura na faca, a verdade poderá ser ainda mais aterradora...



David Hasselhoff é Don Gregory

Telefilme de '85 dirigido pelo veterano director televisivo, E.W.Swackhamer segundo um guião de William Francis Nolan ("Trilogy of Terror" de '75 ou "Burnt Offerings" de '76) filmado numa altura em que a carreira de David Hasselhoff estava no auge com o sucesso da série "Knight Rider" ('82 a '86), "Bridge Across Time" é um thriller de mistério e horror baseando-se no mito de Jack, o Estripador, o mais famoso assassino em série da história que nunca foi capturado, trazendo-o para o século XX, para dar continuidade à sua sucessão de sanguinários crimes. 








Para um filme feito exclusivamente para a televisão, "Bridge Across Time" (conhecido em certos mercados por "Terror at London Bridge" ou "Arizona Ripper") possui elevados valores de produção, especialmente o ter sido filmado no local, Lake Havasu, uma comunidade turística situada no meio do deserto do Arizona, bem como a nível de cenários, guarda-roupa e do elenco envolvido. 




Mr.Latting (David Fox-Brenton) & Lynn (Adrienne Barbeau)

O guião de Nolan parte de uma inventiva premise (mesmo sendo totalmente inverosímil) com a direcção tarefeira, mas porém sólida de E.W.Swackhamer a construir um ambiente sinistro evocando o terror clássico através do bom trabalho de câmara na criação do suspense; no uso da pequena comunidade vitoriana em pleno século XX e um lote de personagens excêntricos e ainda a presença de um arrepiante Museu de Cêra, piscando o olho aos clássicos da Hammer inglesa. 





Contudo, é notório a tentativa de aligeirar o conteúdo devido ao formato televisivo, apesar de conter algumas cenas sangrentas. O ritmo flui bem e cativa o espectador a seguir a história. 








Um dos maiores problemas de "Bridge Across Time" reside na construção da história e nalguns artifícios do enredo: a identidade do assassino é óbvia desde o momento em que este aparece em cena e revelada ao público cedo demais; a presença de suspeitos atirados como chamariz para semear a dúvida no espectador, simplesmente não convencem; 





certos personagens fulcrais do filme carecem de um desenvolvimento necessário e a investigação dos crimes ora tende a prolongar-se para sempre (levando-nos a pensar o que anda a polícia de Lake Havasu a fazer ao longo de mais de 1h de filme) ou a resolução do mistério surge demasiado rápido.







Angie (Stepfanie Kramer)

O elenco é repleto de caras conhecidas do cinema e da televisão, liderado por David Hasselhoff aqui antes de se tornar uma paródia dele mesmo. O actor tem um conjunto de boas cenas, com destaque para a revelação do trauma do passado como polícia de giro em Chicago ao seu interesse amoroso Angie, interpretada por Stepfanie Kramer (da série "Hunter" no ar de '84 a '90), 






mas a partir do III Acto a sua performance começa a tornar-se exagerada e caricatural saindo completamente fora do tom do seu personagem, talvez por indicação do realizador Swackhamer que a dada altura poderia querer induzir o próprio detective Don Gregory como um dos suspeitos, embora fosse tarde demais pois o assassino já fora revelado antes. 






Pete Dawson (Clu Gulager) & Whitfield (Lane Smith)



A sexy ícone de horror, Adrienne Barbeau (ex-mulher do Mestre John Carpenter e actriz em alguns dos seus filmes como "The Fog" de '80 ou "Escape from New York" de '81) é bastante subaproveitada como a bibliotecária da vila; o actor de culto Clu Gulager ("Return of the Living Dead" de '85) interpreta o usual papel do teimoso e céptico chefe da polícia; 




Joe Nez (Randolph Mantooth)

a veterana das séries de TV, Rose Marie ("The Dick Van Dyke Show" de '61 a '66) oferece-nos um pequeno cameo como a dona de um motel; Lane Smith ("My Cousin Vinny" de '92) interpreta o implicativo Presidente da Câmara até durante o sono e Randolph Mantooth tem uma boa química com David Hasselhoff na pele do seu parceiro Joe Nez.







Em suma, "Bridge Across Time" é a pura essência dos 80's, numa altura em que o sub-género horror slasher ditava as regras, misturado aqui com umas pitadas de horror clássico, tendo como pano de fundo a extrovertida época na qual foi feito através dos penteados, roupas e as deixas dos actores e sobretudo a sequência de dança na discoteca do primeiro encontro a dois entre os personagens de David Hasselhoff e Stepfanie Kramer. 






Especial destaque para o grande Lalo Schifrin que mais uma vez não desilude, providenciando a emblemática trilha sonora criando o clima necessário para a acção no ecrã.










"Bridge Across Time" é o filme ideal para uma sessão da meia noite que deve ser redescoberto e visto como puro escapismo cinematográfico para todos os fãs dos anos 80; dos horror slashers; do mito de Jack, o Estripador ou da sua estrela principal, David Hasselhoff.







Género: Horror / Thriller / Mistério. 

Fotografia: Côr. 

País: E.U.A.

Duração: 100 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=1uWP3lOD5Sg

Classificação: 7.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...