Barney Springboro (Scott Baio) é um marrão do liceu que trabalha no laboratório numa experiência com hamsters, mas algo corre mal e depois de uma explosão o jovem ao despertar descobre que adquiriu poderes telecinéticos. O seu melhor amigo Peyton Nichols (Willie Aames), o fotografo sedutor do jornal da escola, resolve usar os poderes do amigo para ganharem dinheiro o que vai contra os conselhos de Bernadette (Felice Schachter), que admira o intelecto de Barney e se começa a interessar por ele. Ao mesmo tempo, Peyton tenta conquistar a bela e voluptuosa chefe da claque Jane Mitchell (Heather Thomas) que namora um universitário, recorrendo aos serviços do amigo para o ajudar, dando azo a um lote de situações divertidas que irão mudar para sempre a rotina do pacato liceu...
Barney Springboro (Scott Baio) |
Comédia sexual para adolescentes, escrita e dirigida por Robert J.Rosenthal ("Malibu Beach" de '78), estreada no mesmo ano que o maior ícone do sub-género: "Porky's",
"Zapped!" é também um ligeiro conto de fantasia e ficção científica que parodia o clássico de horror escrito por Stephen King, "Carrie" ('76) ou outros filmes de culto do sobrenatural como "The Fury" ('78) e ainda o supremo "The Exorcist" ('73).
Peyton Nichols (Willie Aames) |
Protagonizado pelas ex-crianças actores, aqui já adolescentes, Scott Baio (que se estreou em "Bugsy Malone" dirigido por Alan Parker em '76) e Willie Aames (da sitcom "Eight is Enough" no ar de '77 a '81) e que mais tarde se juntariam novamente na série "Charles in Charge" (de '84 a '90)
e com a participação da bela e voluptuosa Heather Thomas, um dos maiores ícones de sensualidade dos anos 80, "Zapped!" é um filme que segue a fórmula à risca das imensas teen comedies que inundaram a década mais extrovertida, espirituosa e atrevida para o cinema juvenil, com o marrão anti-social da escola a adquirir uma habilidade extraordinária que o leva a ser popular, arranjar uma namorada e se vingar de quem o rebaixou.
Jane (Heather Thomas) |
Para uma comédia sexual, o filme é bastante contido no ambiente criado e sobretudo na linguagem utilizada, só descambando no clímax recheado de parcial nudez gratuita que o eleva a um estatuto próximo do concorrente "Porky's".
Bernadette (Felice Schachter) |
Se editado de maneira diferente, "Zapped!" poderia se tornar num filme familiar mais sentimentalão num tom parecido ao de "Real Genious" ('85), mas a ânsia dos produtores de o tornarem num "teensploitation" para explorarem o filão de um sub-género que começava a ganhar terreno desde o final dos 70's,
levou-os a incluírem soberbos e descarados close-ups de suculentos peitos de "actrizes" saídas da Penthouse, com excepção de Heather Thomas, entretanto contratada para a série "Fall Guy" (no ar de '81 a '86) com Lee Majors, que recusou as cenas de nudez, sendo substituída por uma dupla.
O guião mais não é que um conjunto de sketches sobre as situações caricatas criadas pelo novo poder de Scott Baio de mover objectos ou de desapertar os botões dos tops das suas colegas.
Jones (Scatman Crothers) & Mrs.Jones (LaWanda Page) |
O veterano músico tornado actor, Scatman Crothers ("Shining" de '80) na pele de Dexter Jones, o treinador da equipa de baseball do liceu, ajuda o conjunto com alguns diálogos bem entregues e divertidos.
Em suma, "Zapped!" mesmo não sendo um dos melhores filmes do sub-género e tendo alguns momentos bastante duvidosos pelo meio (os efeitos especiais são péssimos e as sequências em modo de sonho dos personagens são no mínimo um embaraço de encenação)
é um filme estranhamente apelativo, que dá vontade de rever numa daquelas sessões pela noite dentro quando não se tem vontade de pensar muito.
Recomendado para fãs das sagas "Lemon Popsicle" (iniciada em '78), "Porky's" (de '82 a '85), "Revenge of the Nerds" ('84 a '87) ou "Weird Science" ('85), embora seja inferior em qualidade aos citados.
Género: Comédia / Ficção Científica / Fantasia / Família.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 98 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=f-lLsewsAuk
Classificação: 6.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário