Translate

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Undercover Blues (1993)

"Extremamente Perigosos" de Herbert Ross com Kathleen Turner, Dennis Quaid, Michelle Schuelke, Fiona Shaw, Larry Miller, Obba Babatundé, Tom Arnold, Park Overall, Dennis Lipscomb, Saul Rubinek, Ralph Brown, Marshall Bell, Richard Jenkins, Dave Chappelle & Stanley Tucci.

Jane & Jefferson Blue (Kathleen Turner & Dennis Quaid) são um casal de ex-perigosos espiões da C.I.A., actualmente retirados da profissão, criando a filha bebé Jane Louise (Michelle Schuelke). Quando passam férias em Nova Orleães são abordados por Frank (Richard Jenkins), o antigo patrão para uma última missão: deter a lunática Paulina Novacek (Fiona Shaw), uma super-vilã checoslovaca que roubou um carregamento de explosivos C-22, sendo a arqui-inimiga do casal. Ao mesmo tempo que tentam passar por cidadãos normais em férias, os Blue são alvo da perseguição de um escroque de rua de nome Muerte (Stanley Tucci); vigiados por dois detectives locais: o sargento Halsey (Larry Miller) e o tenente Sawyer (Obba Babatundé), enquanto privam com outro casal em férias Vern & Bonnie Newman (Tom Arnold & Park Overall), mas investigando sorrateiramente (ou não) todos os indícios que os levem ao confronto final com a temível vilã...



Jeff & Jane Blue (Dennis Quaid & Kathleen Turner)

Divertida comédia despretensiosa do veterano Herbert Ross ("Footloose" de '84 ou "Steel Magnolias" de '89) apresenta-nos a fabulosa dupla Kathleen Turner e Dennis Quaid como um casal de espirituosos ex-espiões que tentam levar uma vida normal com a filha bebé, ao mesmo tempo que voltam ao activo para uma última missão. 




O argumento de Ian Abrams é hilariante, recheado de situações caricatas de comédia arlequinada, inundando o espectador com gags atrás de gags muito bem conseguidos num clima extrovertido e levado ao quase exagero dos desenhos animados, conduzido no tom certo por Herbert Ross. 




É patente no ecrã que todo o conjunto de actores estaria divertido durante as filmagens, interpretando, sem se levarem a sério, um rol de personagens caricaturais cujo objectivo é entreter o espectador sem o levar a pensar muito. 







Paulina Novacek (Fiona Shaw)

A intriga da excêntrica super-vilã (numa performance em modo "comic book" de Fiona Shaw) que pretende dominar o mundo é uma óbvia sátira a todos os filmes de espionagem, muito especialmente à franchise James Bond 007, a que "Undercover Blues" pisca o olho durante a cena de tortura em que Kathleen Turner se apresenta como Lotte Lenya do Instituto Rosa Klebb (o nome verdadeiro da cantora-actriz e da personagem-nemesis do espião mais famoso do Mundo em "From Russia with Love" de '63). 







Muerte "Morty" (Stanley Tucci)

Dennis Quaid entrega-nos uma das suas melhores performances cómicas de sempre na pele do impagável Jefferson "Jeff" Blue cujas interacções com o bandido-escroque Muerte (a quem Jeff se refere como Morty), numa excelente performance cómica no timing certo de Stanley Tucci que quase rouba o filme dos protagonistas, é um delírio de se seguir. 



Jane Louise (Michelle Schuelke)

Kathleen Turner, aqui mais contida do que Quaid, interpreta Jane Blue, marcando o seu regresso ao cinema depois do interregno a seguir ao fracasso de bilheteiras de "V.I. Warshawski" ('91) que não só lhe ditou o fim da brilhante carreira vinda dos anos 80 como actriz principal, mas também o grave acidente durante as filmagens do mesmo no qual partiu o nariz, a modos que lhe desfigurou as feições, perdendo parte da beleza que a caracterizou na década anterior. Contudo, como uma das mais elegantes damas do cinema, a sensualidade e charme de Turner mantém-se e a sua presença em cena, comanda o filme. 






Sawyer (Obba Babatundé) & Halsey (Larry Miller)

Destaque também para o restante elenco de "character actors" de Obba Babatundé a Larry Miller, Richard Jenkins ou Saul Rubinek que ocupam eficientemente os seus lugares na trama.







Em suma, "Undercover Blues" é o filme ideal para a família num domingo à tarde, sendo uma louca comédia sincera que não apela a mais do que o objectivo para que foi concebida, o de entreter o espectador durante menos de hora e meia num ritmo frenético de gargalhadas ao minuto; 






um lote de bons actores em personagens-tipo; uma cinematografia que nos mostra as ruelas e acontecimentos festivos de uma luminosa Nova Orleães no Verão e uma deliciosa e genuína química entre Turner e Quaid, que convencem totalmente como um casal apaixonado. Recomendado a todos os fãs de uma boa comédia!!



Género: Comédia / Crime / Família.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 90 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=zCZmMR4uNho

Classificação: 7.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...