Pike (Jim Brown), um ex-criminoso regenerado, promete ao seu moribundo patrão Morgan (Dana Andrews) que entregará os 86 mil dólares, ganhos honestamente, à sua mulher no Rancho Morgan em Sonora, México. Aventurando-se na sua demanda pelo deserto, Pike desconhece que vários grupos de homens da cidade, que ao saberem que este transporta tão avultada soma, o perseguem na ganância de o matarem pelo dinheiro. Entre eles estão o extravagante jogador de poker Tyree (Fred Williamson) que forma uma apreensiva aliança com Pike, prometendo dar-lhe cobertura até ao México para depois ficarem cada um por si; o implacável caçador de prémios Kiefer (Lee Van Cleef) e os seus dois associados Skave (Robert Donner) e Dumper (Harry Carrey Jr.) e até o xerife corrupto da cidade, Kane (Barry Sullivan). Pelo caminho, Pike e Tyree acabam por salvar Catherine (Catherine Spaak) de ser estuprada, depois de um grupo de foras-da-lei lhe assassinarem o marido, ajudando o guia índio desta, Kashtok (Jim Kelly). Juntos, este grupo improvável, rumam pelas áridas planícies e montanhas até ao México, mas chegarão lá vivos?
Excêntrico western, rodado numa altura em que o spaghetti western conhecia o seu declínio e o cinema grindhouse de blaxploitation e kung fu ameaçavam ser o novo filão das bilheteiras,
Fred Williamson como Tyree |
levou o lendário cineasta do série-B italiano, Antonio Margheriti a fundir os 3 géneros num só filme, resultando neste "Take a Hard Ride", uma aventura de acção estranhamente filmado nas Ilhas Canárias ao invés da habitual Almeria na Andaluzia em Espanha, mais conhecida pela "hollywood italiana" para produções deste género.
Lee Van Cleef como Kiefer |
O elenco junta o emblemático Lee Van Cleef actuando pela segunda vez com Jim Brown depois de "El Condor" ('70) e o reencontro de Brown com Fred Williamson e Jim Kelly depois da glória do blaxploitation "Three the Hard Way" ('74).
Barry Sullivan como o xerife Kane |
Os veteranos actores norte-americanos Barry Sullivan e Dana Andrews, este num pequeno cameo, dão o toque clássico ao conjunto e o actor de personagens-tipo Harry Carey Jr., que apareceu num sem-número de produções ao lado do eterno John Wayne à semelhança com o pai Harry Carey, oferece o lado humorístico e cartoonesco do escroque ganancioso ao lado de Robert Donner.
Apesar de contar com um bom elenco e uma curiosa premise de história, acaba por não ser muito bem conseguido com Margheriti a fazer o que pôde dado o orçamento envolvido e um guião muito mal explorado que não chega nem perto do próprio potencial.
Os locais de filmagens são apelativos, mesmo que por vezes parecem um pouco fora na tentativa de simular o oeste americano.
Jim Kelly como Kashtok |
A encenação de Margheriti é violenta e realista, especialmente nas sequências de acção em que usam e abusam excessivamente dos animais e o ritmo é enérgico, fluindo bem pelo filme.
Catherine (Catherine Spaak) |
O trabalho de câmara deixa muito a desejar em algumas partes e o visual é algo barato se comparado com alguns clássicos do género, mas mesmo assim bastante melhor do que certas produções a roçar o grau Z que espremeram o filão do spaghetti western até à secura do mesmo.
Lee Van Cleef tem novamente a ingrata tarefa de servir como suporte para o protagonista Jim Brown, mas divide aqui o ecrã com tantas outras caras que o seu personagem acaba por ser relativamente irrelevante para o enredo, especialmente no clímax em que o próprio filme não sabe o que fazer com ele.
Jim Brown como Pike |
Jim Brown, interpreta o estereótipo do herói negro cumpridor e honrado que arrisca a própria vida para entregar o dinheiro à viúva do seu falecido patrão, revelando mais uma vez o não ter talento, carisma ou a presença em ecrã necessários para o papel de um protagonista, sendo quase totalmente ofuscado pelo trabalho dos secundários.
Fred Williamson tem uma boa prestação como o suave, mas porém espalhafatoso e matreiro jogador de poker que acompanha o protagonista na ânsia de lhe roubar o dinheiro, revelando-se no final como um pistoleiro de bom coração.
Jim Kelly, que ficou conhecido por interpretar Williams no clássico de Bruce Lee, "Enter the Dragon" ('73) interpreta um índio, apesar de ser afro-americano, recorrendo ao uso das artes marciais em pleno faroeste para se defender dos inimigos.
Dumper (Harry Carey Jr.), Skave (Robert Donner), Morgan (Dana Andrews) |
Sullivan e Andrews, então estrelas decadentes, aparecem para ganhar um dinheiro rápido para a reforma, sem brilharem.
Em suma, "Take a Hard Ride" é uma aventura de acção que entretém, sobretudo pela curiosidade de assistir à união desses 3 sub-géneros citados,
mas no final de tudo não é uma obra muito memorável, acabando por passar despercebida do spaghetti e dos westerns em geral. Recomendado somente para fãs do(s) género(s) !!
Género: Western / Acção.
Fotografia: Côr.
País: Espanha / E.U.A.
Duração: 103 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=S316P3fRql0
Classificação: 6.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário