Depois dos eventos do primeiro filme e enquanto a mãe recupera numa Casa de Repouso, o pequeno Andy Barclay (Alex Vincent) é colocado numa família de acolhimento, os Simpson (Jenny Agutter & Gerrit Graham). Ao mesmo tempo, a empresa que fabrica os "Good Guys" temendo a publicidade negativa gerada em torno de um dos seus bonecos ser um assassino, constrói de novo Chucky para provar aos accionistas que nada de mal se passa com a sua rede de fabrico. Chucky (voz de Brad Dourif), o boneco possuído pela alma do falecido assassino em série Charles Lee Ray, é então trazido de volta à vida e a sua principal demanda é localizar Andy Barclay, para passar a sua alma para o corpo do pequeno. Ainda a recuperar do trauma vivido, Andy faz amizade com a filha adoptiva adolescente dos Simpson, Kyle (Christine Elise) e quando Chucky o localiza a contagem de corpos começa até se apoderar do pequeno, pois se a alma de Charles Lee Ray passar demasiado tempo no boneco corre o risco de ficar lá preso para sempre...
Depois do grande sucesso de "Child's Play" em '88, John Lafia um dos argumentistas originais sucede a Tom Holland na realização, contando com um orçamento bastante maior para a segunda aventura de horror de Chucky no cinema.
De clima mais ligeiro que o original, e por isso muito menos sombrio ou assustador, apelando mais ao uso de cores vivas e a planos peculiares através de uma criativa cinematografia em estilo "comic book"
Chucky é novamente construído |
aliado à presença mais acentuada de humor negro, é uma sequela muito mais extrovertida e menos séria que o primeiro filme.
O Boneco Diabólico está de volta |
Os efeitos especiais, de caracterização e de manipulação da marioneta estão muito melhor conseguidos devido ao dinheiro envolvido nesta segunda parte, com Chucky a ter muito mais tempo de antena, visto que todo o desenvolvimento do seu personagem já tinha sido revelado anteriormente.
E é aí que "Child's Play 2" tem a menos-valia habitual de uma sequela que não traz nada de novo à história.
Ao passo que o primeiro filme era um crescendo de suspense de cortar à faca até à revelação que o boneco estava vivo, com a trama envolvida num ambiente trepidante em estilo distinto,
visualmente sombrio e com o uso constante de sombras para dar a atmosfera perfeita de um clássico de horror, esta sequela, e apesar de conseguir ligar os dois filmes sem demasiadas pontas soltas,
limita-se a contar a mesma história noutro cenário, mas dando largas à imaginação para novas encenações de mortes, das deixas debochadas de Chucky que de tão cruéis se tornam divertidas, sendo um delírio de o seguir.
A direcção artística é bastante criativa e competente na parte da decoração dos cenários, especialmente na fábrica dos "Good Guys" onde se situa o clímax do filme.
Kyle (Christine Elise) vs. Chucky |
Alex Vincent retorna como o pequeno Andy, desta vez mais à vontade perante as câmaras ao lado de uma convincente Christine Elise, na sua estreia em cinema.
Os Simpson (Gerrit Graham & Jenny Agutter) |
Jenny Agutter cabotina como Joanne Simpson e Gerrit Graham no seu habitual personagem algo excêntrico dá vida ao marido Phil.
De regresso está também o sempre vil Brad Dourif, desta vez dando unicamente a voz ao boneco diabólico. É difícil imaginar Chucky, e apesar da complexa parte técnica que o faz mover-se e alterar as expressões, sem a carismática voz de Dourif que praticamente rouba o filme.
Notórias são as ausências de Catherine Hicks como Karen Barclay e Chris Sarandon como o tenente Mike Norris do primeiro filme, com Sarandon a ter filmado um pequeno cameo que acabou sendo editado fora da montagem final.
A música de Graeme Revell é impressiva e certamente um degrau acima da usada em "Child's Play".
Em suma, "Child's Play 2" é mais aprimorado que o filme original em certos aspectos, maioritariamente devido ao maior orçamento envolvido, mas carece de um ambiente eficaz e sobretudo,
sofre do eterno estigma de uma sequela que não tem muito mais que desenvolver ou o que contar, excepto inventar novas fórmulas de entretenimento para um invento já criado.
E nisso "Child's Play 2" cumpre com exactidão, pois é uma obra bastante imaginativa, divertida e com um bom ritmo que prende por completo o espectador ao ecrã.
Alex Vincent regressa como Andy |
Mesmo sendo inferior ao original é um filme bastante recomendado para fãs de Chucky; de humor negro; de mortes exageradas e quase caricaturais ao jeito de um "horror slasher" mais espirituoso e sobretudo do "cheesy" característico da época.
Género: Horror.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 84 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=QQ578YDz-sQ
Classificação: 7.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário