8 anos depois dos eventos do segundo filme, a companhia de brinquedos Play Pals recomeça a produção dos bonecos "Good Guys" acreditando que a polémica em torno de Chucky (voz de Brad Dourif) já estará esquecida pelo público. Utilizando material velho contaminado com o sangue de Chucky na concepção dos novos bonecos, fazem reviver o espírito de Charles Lee Ray no primeiro da série que persegue o presidente da companhia, Sullivan (Peter Haskell) no intuito de descobrir o paradeiro do agora adolescente Andy Barclay (Justin Whalin). Depois de passar por diversos orfanatos, Andy encontra-se numa Academia Militar e Chucky indo no seu alcanço revela-se acidentalmente ao pequeno cadete Tyler (Jeremy Sylvers) ficando este o alvo do boneco assassino para transferir a sua alma e reviver como um ser humano novamente. Cabe a Andy salvar o pequeno das garras do seu imparável inimigo...
Chucky é reconstruído |
Depois do enorme sucesso da sequela que estreou como número 1 no "box office", o Estúdio pressionou o criador e guionista Don Mancini a desenvolver rapidamente um terceiro filme, para aproveitar o êxito momentâneo do boneco assassino.
O novo Lar de Andy |
Sobre pressão e durante um bloqueio de criatividade de já não saber que voltas dar ao personagem, esta terceira aventura de Chucky é uma história pouco inspirada rebuscada de filmes sobre a hierarquia numa Academia Militar ao estilo de "Taps" ('81) ou "Lords of Discipline" ('83)
Sullivan (Peter Haskell) recebe um novo "Good Guy" |
atirando a demanda do boneco diabólico, novamente ressuscitado, mas desta vez de modo demasiado improvável mesmo aplicando a suspensão da descrença pelo meio, sem acrescentar nada de novo à trama.
Justin Whalin (Andy Barclay) & Andy Robinson (Sgt.Botnick) |
Justin Whalin (da série de TV, "The Young Riders" de '89 a '92) substitui medianamente Alex Vincent interpretando Andy Barclay agora com 16 anos
Chucky - 1 vs. Sullivan - 0 |
e Peter Haskell retorna de "Child's Play 2" na pele de Sullivan, o presidente sem-escrúpulos da Play Pals que tem aqui o final merecido depois do encontro com o boneco diabólico.
Andy e o Cadete-Coronel Shelton (Travis Fine) |
Travis Fine (colega de Whalin em "The Young Riders") é efectivo como o odioso Cadete-Coronel Shelton numa performance versão adolescente reciclada de um Louis Gossett, Jr. em "An Officer and a Gentleman" ('82) ou R.Lee Ermey em "Full Metal Jacket" ('87).
Brad Dourif continua a dar vida ao boneco com a sua irascível voz e a sua gargalhada demoníaca inconfundível completamente emblemática para o boneco.
Artisticamente, não é uma sequela tão cuidada como os filmes anteriores, nem possui qualquer tipo de ambiente arrepiante como o primeiro, nem tão pouco um visual interessante em estilo "comic book" como o segundo,
Andy & Cadete DeSilva (Perrey Reeves) |
ficando no meio-gás de um rotineiro filme "directo para vídeo" com uma realização pouco inspirada do cabotino Jack Bender (director vindo da TV), que se estreia no universo de um filme da franchise.
Chucky & a nova vítima Tyler (Jeremy Sylvers) |
Tecnicamente, Chucky recebeu uns avanços positivos devido ao dinheiro acumulado dos filmes anteriores, pois pela primeira vez é usado o computador nas expressões do boneco para aperfeiçoar o movimento dos lábios durante o "playback" nas falas de Brad Dourif.
O que acontece quando tentam cortar o cabelo a Chucky |
Em suma, "Child's Play 3" poderia ter sido um filme bastante superior se tivesse sido ponderado e não lançado à pressa (estreou somente 9 meses depois do segundo), pois os meios técnicos continuam lá e ainda mais aprimorados, sendo a história em si banal,
não oferecendo muitas surpresas ao espectador e nem sequer o corrosivo humor negro está tão patente aqui como no anterior e o gore é quase nulo. O final fica também muito aquém do extraordinário clímax na fábrica de brinquedos de "Child's Play 2".
Fãs do boneco diabólico não vão querer deixar passar esta segunda sequela e o filme tem os seus momentos de entretenimento, mas o resultado final é um pálido reflexo dos 2 primeiros filmes
e a má recepção nas bilheteiras levou a que a franchise ficasse congelada por 7 anos até Ronny Yu pegar novamente no personagem, orientado mais para a comédia negra, com "Bride of Chucky" ('98), que foi um êxito moderado.
Género: Horror.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A. / Inglaterra.
Duração: 90 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=s9GNZdjMCAM
Classificação: 5.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário