Em 1969, Nicola Toscani (Steven Seagal), um habilidoso professor de Artes Marciais é recrutado no Japão por Nelson Fox (Chelcie Ross) da C.I.A. e enviado para o Vietname onde testemunha a tortura de prisioneiros de guerra pelo sádico Zagon (Henry Silva) ligado ao tráfico de ópio. 15 anos depois, Nico é um polícia de Chicago, casado com a bela Sara (Sharon Stone) e pai de um bebé, e quando numa detenção de rotina um pequeno traficante lhe fala sobre um grande carregamento a chegar, Toscani intercepta-os apanhando grandes quantidades de explosivos. O cabecilha Tony Salvano (Daniel Faraldo) é posto em liberdade assim como os seus cúmplices e quando Nico tenta contestar o sucedido, vê todas as portas na polícia a fecharem-se-lhe. Mas isso não pára Nico que inicia uma investigação por conta própria, culminando com a explosão de uma bomba na Igreja matando o Padre da sua Paróquia, Gennaro (Joe V.Greco) e pondo em perigo a sua família. Contando apenas com a ajuda da sua fiel parceira "Jax" (Pam Grier) e do Detective Lukich (Ron Dean), Nico inicia uma guerra aberta contra todos os responsáveis...
Steven Seagal é Nicola Toscani |
Estreia no cinema aos 36 anos do célebre Mestre do Aikido tornado actor, Steven Seagal que também produziu e assinou o argumento ao lado do director Andrew Davis.
Davis é um grande realizador de policiais de acção dando-lhes a dose certa de intriga aliado a uma realista cinematografia das ruas de Chicago, imagem de marca do director ele próprio oriundo da mesma cidade.
Henry Silva é Kurt Zagon |
"Nico - Above the Law" colhe diversas influências do anterior trabalho de Davis, "Code of Silence" (um dos melhores filmes da estrela de acção Chuck Norris) partilhando inclusive do mesmo vilão Henry Silva
Sharon Stone é Sara Toscani |
e do mesmo grupo de actores secundários interpretando os polícias: Ralph Foody, Ron Dean, Joseph Kosala, entre outros e certos locais de filmagens são os mesmos.
Davis usaria mais uma vez parte da mesma equipa no seu filme de maior sucesso, "The Fugitive" ('93) nomeado para o Oscar de Melhor Filme do Ano.
Seagal pode não ser o actor mais expressivo do Mundo, mas aqui a sua estreia foi dinamite dando vida a um carismático, conservador e obcecado polícia na luta contra o submundo de Chicago.
A sua técnica de luta, pouco usual na altura, com um público mais habituado aos pontapés de um Chuck Norris, foi decisivo para o sucesso do filme e do actor que desempenharia em mais 4 a 5 filmes de sucesso, até começar a cair com a fraca qualidade dos seus trabalhos a partir do meio dos 90's.
Pam Grier é Delores "Jax" Jackson |
A seu lado, Sharon Stone, na época pré-"Basic Instinct" em que cabotinava por qualquer papel tarefeiro de amante ou esposa em apuros limita-se a cumprir o ingrato papel de Sara Toscani, preocupada em manter a família viva; a estrela da "blaxploitation" que teria uma injecção na carreira com "Jackie Brown" ('97), Pam Grier é a espirituosa parceira de Nico
e o sempre excelente como vilão, Henry Silva é um delírio de malvadez como o torturador Kurt Zagon.
Em suma, "Nico - Above the Law" é um dos melhores e mais sérios trabalhos de Seagal, o que demonstra que trabalhando ao lado de um bom realizador aumenta a qualidade do produto final.
Davis e Seagal reunir-se-iam novamente 4 anos depois no êxito "Under Siege" em que Seagal enfrenta como vilões Tommy Lee Jones (actor recorrente dos filmes de Davis participando em "The Package" de '89 e no já referenciado "The Fugitive") e Gary Busey.
Recomendado para fãs dos primeiros trabalhos de Steven Seagal como "Marked for Death" ('90), "Hard to Kill" ('90) ou "Out for Justice" ('91) para verem como tudo começou.
Género: Acção / Crime / Thriller.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 99 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=q1-avtPEscw
Classificação: 7.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário