Nick Randall (Rutger Hauer), um ex-operacional da C.I.A. é agora um caçador de prémios, auxiliando a polícia na captura dos mais perigosos criminosos. Quando um inimigo do passado, o terrorista Malak Al Rahim (Gene Simmons) chega a Los Angeles no intuito de semear o caos através de atentados contra cidadãos inocentes, um dos seus superiores da C.I.A. Philmore Walker (Robert Guillaume) pede ajuda a Randall para capturá-lo. Mas ambos desconhecem que os burocratas por detrás da acção, estão a usar o caçador de prémios como isco, informando Malak de todos os seus passos. Quando a sua namorada Terry (Mel Harris) e o seu melhor amigo, o Detective Danny Quintz (William Russ) são assassinados pelos seguidores do terrorista, Randall inicia uma guerra aberta contra a C.I.A. enquanto dá caça sem dó nem piedade ao seu mais perigoso inimigo...
Rutger Hauer como Nick Randall o neto de... |
Depois de ter dado vida ao seu mais icónico papel como John Ryder no "road-movie" de acção e suspense "The Hitcher", Rutger Hauer regressa como Nick Randall, o neto de Josh Randall,
...Josh Randall (Steve McQueen) |
num filme que rebusca o mítico caçador de prémios do oeste americano interpretado pelo lendário Steve McQueen na série de T.V. "Wanted: Dead or Alive" exibida entre '58 e '61.
O terrorista Malak (Gene Simmons) |
O tarefeiro Gary Sherman, realizador vindo da televisão, dirige este thriller policial de acção sobre um terrorista do Médio Oriente e os seus seguidores responsáveis por vários atentados a civis inocentes na baixa de Los Angeles (o que se viria a tornar uma triste realidade em Nova Iorque no célebre 11 de Setembro).
Philmore Walker (Robert Guillaume) |
A história não vai muito além da sua "premise" com Hauer de pista em pista ou de tiro em tiro na busca incansável pelo criminoso, mas o ritmo do filme é demasiado lento e arrastado, com diversas sucessões de cenas que em nada ajudam ao desenvolver da trama e que prejudicam a energia do conjunto.
O enigmático actor holandês Rutger Hauer é sempre dominador por excelência de qualquer sequência em que apareça e o seu carisma lacónico do herói relutante aparentemente insensível é como a cereja no topo do bolo para este tipo de papéis, mas nem ele aqui consegue salvar a algo estática narrativa da monotonia.
É certo que o Estúdio promoveu este filme como sendo uma obra de acção exagerada e extravagante do típico produto do género durante os anos 80 como os veículos de Arnold Schwarzenegger, "Commando" ('85) ou de Stallone, "Cobra" ('86),
mas na realidade "Wanted: Dead or Alive" tem um clima mais de intriga política / drama policial na senda de um "Nighthawks" ('81) ou "The Osterman Weekend" ('83), curiosamente ambos também com a presença de Rutger Hauer.
O israelita Chaim Weitz tornado Gene Simmons, o baixista e co-fundador da super-banda de Hard Rock, KISS é Malak, o vilão quase caricatural (devido à pouca técnica de representação da sua parte), mas o seu tempo em cena é limitado, portanto não prejudica o produto final.
Em suma, "Wanted: Dead or Alive" não é na certa um dos mais inspirados filmes de Rutger Hauer durante o seu auge nos anos 80, mas funciona com um "pequeno" filme de entretenimento servido como cápsula do tempo à década em que foi produzido.
Certas ideias aqui foram recicladas, mas em modo "comic book" de acção desenfreada para o veículo de Dolph Lundgren de '89 ,"The Punisher" cujo filme apesar de se basear no personagem da Marvel Comics, apela mais a um Nick Randall do que a um Frank Castle.
Não foi à toa que Rutger Hauer foi considerado para o papel, que declinou em favor de "Blind Fury" produzido em simultâneo, antes de Lundgren ser contratado. Recomendado para fãs acérrimos do actor ou coleccionistas de thrillers de acção dos anos 80.
Género: Thriller / Crime / Acção.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 105 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=_FGcNEDBuiY
Classificação: 7/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário