Translate

domingo, 13 de outubro de 2013

Almost an Angel (1990)

"Anjo... mas não muito!" de John Cornell com Paul Hogan, Linda Kozlowski, Elias Koteas, Doreen Lang, Douglas Seale, Parley Baer, Joe Dallesandro, David Alan Grier, Larry Miller & Charlton Heston.

Terry Dean (Paul Hogan) é um génio de electrónica e assaltante que depois de sair da cadeia volta à vida de crime. O destino prega-lhe uma partida quando ao salvar por instinto uma criança de ser atropelada, fica em coma e comparece perante Deus, que por acaso se assemelha bastante a Charlton Heston, e é-lhe dada uma segunda oportunidade de voltar à Terra como Anjo à experiência para ajudar os necessitados. O seu caminho iluminado leva-o à família Garner, travando amizade com Steve (Elias Koteas), um inválido preso a uma cadeira de rodas que padece de cancro e a sua irmã Rose (Linda Kozlowski) que desistiu da vida pessoal para cuidar do irmão, estando também à frente de um Centro Comunitário que acolhe crianças com dificuldade, mas que está em risco de fechar por falta de donativos. Acreditando mesmo ser um Anjo e juntando os seus conhecimentos em electrónica ao assunto, o anterior escroque Terry, agora redimido, tudo fará para salvar o Centro ao mesmo tempo que conquista o coração da tímida Rose...



Paul Hogan é Terry Dean

Da mesma equipa por detrás do êxito de "Crocodile Dundee I & II" ('86 / '88), "Almost an Angel", escrito, produzido e interpretado por Paul Hogan e dirigido por John Cornell volta a juntar o actor comediante australiano com a agora sua esposa na vida real, 






Linda Kozlowski é Rose Garner

Linda Kozlowski numa comédia melodramática sobre um escroque recém-saído da prisão que lhe é dada uma segunda oportunidade quando em coma se encontra com Deus e este dá-lhe a missão de ajudar os necessitados. 









A história segue ambígua no sentido de se o encontro com Deus realmente aconteceu e Terry Dean é agora um candidato a Anjo ou tudo não passou de um delírio enquanto esteve às portas da morte, mas o que é certo é que o personagem acredita realmente na sua condição recém-adquirida o que vai dar azo a situações engraçadas como é usual nos guiões e performances de Hogan. 





O enredo em si não é nada de novo, começando como uma paródia a filmes do género como o clássico "Heaven Can Wait" ('78) escrito, dirigido e interpretado por Warren Beatty (cujo poster promocional de "Almost an Angel" faz o plágio) ou a famosa série de TV dos anos 80 protagonizada por Michael Landon, "Highway to Heaven" (no ar entre '84 e '89), mas a caminho do III Acto o filme toma um rumo melodramático que culmina num clímax que convida ao lenço de papel ao lado. 




Paul Hogan, como sempre, entrega-nos uma performance simpática, engraçada e apelativa de seguir, embora menos extrovertida do que Mick Dundee ou Lightning Jack. Ao seu lado, a esposa Linda Kozlowski e muito especialmente, o eterno subestimado Elias Koteas estão muito bem como os irmãos Garner, com o guião de Hogan a dar-lhes a profundidade e o desenvolvimento necessário para se emanciparem na trama e ganharem a simpatia e a ternura do espectador. 




Elias Koteas como Steve Garner

O lendário e malogrado Charlton Heston participa num cameo divertido como Deus, numa alusão a todos os personagens Bíblicos que interpretou na época dourada de Hollywood da qual Paul Hogan é fã acérrimo. 











Pontos menos positivos de "Almost an Angel" é que o filme move-se demasiado lento e com um ritmo a carecer de energia, e emerge muito pelos dogmas da Fé e religião que pode não aprazer a um determinado tipo de público.









Contudo, é uma obra inofensiva que se vê com um sorriso nos lábios e mesmo não sendo muito memorável, não mereceu todo o aparato crítico negativo e o falhanço comercial na altura de estreia que resultou com que Paul Hogan estivesse por 4 anos longe das câmaras. 








"Almost an Angel" é agradável e envolvente para se ver pelo menos uma vez em contexto de Sessão da Tarde numa tarde chuvosa, mas que não aspira a muito mais do que isso.






Género: Comédia / Drama. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 95 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=DIq_S5SUing

Classificação: 7/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...