Espanha. 1492. O temível Inquisidor Torquemada (Lance Henriksen) e os seus acólitos Mendoza (Mark Margolis), Francisco (Jeffrey Combs), Dr.Huesos (William J.Norris) e Gomez (Stephen Lee) arrancavam confissões a inocentes sobre bruxaria e pactos com o demónio através da tortura para depois nos seus "Autos de Fé" os queimarem vivos em nome de Deus. Maria (Rona De Ricci) é uma bela mulher prometida ao padeiro Antonio (Jonathan Fuller) que ao pronunciar-se contra o modo como a Igreja usa a tortura é acusada de bruxaria e encarcerada nas masmorras de Torquemada. Quando o Inquisidor se começa a sentir atraído pela sua prisioneira e depois de se auto-penitenciar, acusa a mesma de lhe ter lançado um feitiço e obriga-a a confessar actos de bruxaria para se libertar da sua própria tentação. Entretanto, Antonio é capturado ao tentar salvar a sua amada e é sujeito ao novo instrumento de tortura do Inquisidor: o Fosso e o Pêndulo. Conseguirão os dois amantes sobreviver às masmorras do castelo e pôr fim aos bárbaros crimes em nome da religião?
Stuart Gordon, o criativo cineasta de horror que nos entregou duas das melhores adaptações das obras de H.P.Lovecraft nos anos 80: "Re-Animator" ('85) e "From Beyond" ('86) dirige esta obra sugerida pelo conto de Edgar Allan Poe já levado ao cinema através da American Pictures International em '61 com os lendários Vincent Price e Barbara Steele.
Jeffrey Combs como Francisco |
Contando com um elenco repleto de actores de personagens-tipo do cinema de culto do série-B, alguns deles frequentes colaboradores de Gordon como Stephen Lee ("Dolls" de '87); Tom Towles ("Fortress" de '92); Carolyn Purdy-Gordon (que entra em todos os filmes do realizador em papéis secundários) ou Jeffrey Combs ("Re-Animator"; "Fortress");
Lance Henriksen como o Inquisidor Torquemada |
o malogrado Oliver Reed (cujo filme "The Devils" de '71 de Ken Russell em que participou serviu de inspiração para este filme) e o para sempre subestimado Lance Henriksen, aqui num dos melhores papéis da sua carreira na pele do temível Inquisidor Torquemada,
"The Pit and the Pendulum" (que recebeu posteriormente o título "The Inquisitor" aquando a sua estreia em DVD) é uma extravagante obra do cinema de horror que mistura factos históricos da época negra dos Autos de Fé da Inquisição com vários contos saídos da mente de Poe como "Premature Burial" ou "The Cask of Amontillado" a juntar ao principal "The Pit and the Pendulum" unidos pelo virtuoso guião de Dennis Paoli.
Como é habitual no cinema de Gordon, "The Pit and the Pendulum" divide-se entre o filme-choque piscando o olho à exploitation e um lado humorístico de comédia negra, introduzido para aligeirar o conjunto num clima Euro-horror trash que evoca os filmes-de-culto de produção italiana da década de 70.
Carolyn Purdy-Gordon como a Condessa Molina |
Em relação às anteriores obras de Stuart Gordon, o gore não é tão predominante aqui, embora possua algumas cenas-chave que os fãs do realizador não vão ficar desapontados.
Visualmente, a reconstituição da época é competente a nível de guarda-roupa, mas é notório o baixo-orçamento da película na construção dos décors e o formato televisivo do filme, que estreou directo para vídeo, empobrece a magnitude da cinematografia.
As sequências de torturas nas masmorras do castelo são criativas e bem encenadas, embora infelizmente a maioria delas se baseiem nos verdadeiros horrores dos anos negros da Inquisição.
Mendoza (Mark Margolis) & Gomez (Stephen Lee) |
Um dos pontos menos positivos diz respeito ao "mood" que acaba por se tornar extrovertido e ligeiro demais com o desenrolar da trama, através de personagens caricaturais interpretando os seus papéis em jeito de quase paródia, nunca entrando assim o filme num clima inquietante de horror sério.
Esmeralda (Frances Bay) |
Contudo, com a entrada nos anos 90 em que o horror série-B entrou num hiatus criativo só retornado no final da década já com efeitos especiais superficiais em obras pouco inspiradas no lugar da mestria de saber criar um ambiente efectivo ou suspense, "The Pit and the Pendulum" merece ter o seu lugar de honra na colecção de cinema-de-culto como uma das pérolas do género pós-anos 80.
A título de curiosidade, Gordon e o departamento de guarda-roupa homenagearam a "Rainha de todas as Rainhas do Grito" Barbara Steele, que interpretou Elizabeth Medina no original "The Pit and the Pendulum" de Roger Corman, no vestido idêntico usado pela actriz italiana Rona De Ricci aquando é enterrada viva na cripta do castelo de Torquemada.
Oliver Reed como o Cardeal |
Recomendado a todos os fãs de Stuart Gordon e do trash / série-B, especialmente a apreciadores de um pendor mais europeu do que americano.
Género: Horror / Drama / Histórico.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 97 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=4lAARWGrywY
Classificação: 7.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário