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sábado, 5 de outubro de 2013

Thelma & Louise (1991)

"Thelma & Louise" de Ridley Scott com Susan Sarandon, Geena Davis, Michael Madsen, Christopher McDonald, Stephen Tobolowsky, Brad Pitt, Timothy Carhart, Lucinda Jenney, Jason Beghe, Ken Swofford, Marco St.John, Catherine Keener & Harvey Keitel.

Louise (Susan Sarandon) é uma texana a viver no Arkansas, trabalhando como empregada de mesa num restaurante. A sua melhor amiga Thelma (Geena Davis) é uma dona-de-casa desesperada casada com Darryl (Christopher McDonald), um vendedor de carpetes machista que passa as noites fora de casa. Quando Louise a desafia para um fim-de-semana juntas nas montanhas, Thelma adere à aventura como forma de fugir ao tédio da vida de casada, mas os problemas começam quando ao pararem num bar, Thelma é vítima de uma tentativa de violação por parte de Harlan (Timothy Carhart) que acaba com Louise a disparar sobre ele. Sem saberem o que fazer as duas fazem-se à estrada no descapotável Thunderbird '66, vivendo diversas peripécias desde o reencontro de Louise com o namorado Jimmy Lennox (Michael Madsen) que as ajuda ou o solitário cowboy trapaceiro J.D. (Brad Pitt), a quem dão boleia e que acaba por se envolver com Thelma. Na peugada das duas amigas está toda a polícia do Arkansas liderada pelo tenente Hal (Harvey Keitel) que pretende que as mesmas se rendam para evitar que a situação piore, mas Thelma & Louise têm consciência que foram longe demais para existir um caminho de volta...



Louise (Susan Sarandon) & Thelma (Geena Davis)

A jornada de duas melhores amigas em fuga pelas auto-estradas do deserto dos E.U.A. segundo a visão do conceituado realizador inglês Ridley Scott ("Alien" de '79 ou "Blade Runner" de '82) 








que se inspirou no visual criado pelo lendário Terence Malick no clássico "Badlands" ('73) para compor este seu "Thelma & Louise", um road-movie que funciona como um "Butch Cassidy & The Sundance Kid" ('69) no feminino, fruto de um criativo guião de Callie Khouri, vencedora de 1 Oscar para Melhor Argumento Original em '92. 




Como em todo o cinema de Scott, o filme tem estilo e um enorme poder visual sobre a narrativa, apoiando-se na magistral cinematografia de Adrian Biddle e na montagem bem ritmada de Thom Noble, ambos nomeados para Oscares, e especialmente na excelente encenação e direcção de actores, em performances levadas ao limite, que elevam o filme para um outro nível. 



Harlan (Timothy Carhart)

O argumento é um bom exemplo de profundidade na criação das personagens principais e no desenvolvimento das mesmas, embora só se foque no duo feminino deixando os secundários masculinos, 






Jimmy Lennox (Michael Madsen)

exceptuando Keitel e Madsen, mergulhados no estereótipo que todos os homens são machistas execráveis, violadores, cobardes ou trapaceiros. 











Tenente Hal (Harvey Keitel)

Scott tenta livrar-se do estigma do guião demasiado feminista, dirigindo Harvey Keitel, como o tenente que dirige as buscas, tornando-o num polícia simpático e a modos que aliado das duas amigas que tenta até ao fim protege-las para que tudo acabe em bem 




e um Michael Madsen no seu auge, emulando doses de maneirismos de Mickey Rourke misturados com o carisma de Steve McQueen na sua performance que para sempre seria a sua imagem de marca, como o namorado cool e compreensivo de Louise. 










J.D. (Brad Pitt)

Brad Pitt, num dos seus primeiros papéis de destaque, interpreta o sexy cowboy J.D. por quem Thelma sente um fraquinho, acabando por se envolver com ele, não esperando o reverso da moeda. 













Darryl (Christopher McDonald)

Christopher McDonald é um delírio de se seguir, num papel que o actor de personagens-tipo domina na perfeição, como o marido machista de Thelma que acha impensável a mulher estar em fuga acusada de assassinato e se ter envolvido numa relação extra-conjugal. 




Geena Davis e Susan Sarandon (ambas nomeadas aos Oscares para Melhor Actriz Principal por este filme, mas acabando por se eliminarem uma à outra como é habitual nestes casos, sendo Jodie Foster a vencedora do prémio máximo por "The Silence of the Lambs") 




estão ambas excelentes e em topo de forma como Thelma & Louise. Davis, que começa como uma dona de casa amedrontada pelo jugo do marido, sofre uma enorme transformação ao longo do filme, como uma borboleta que finalmente saiu do casulo em direcção à vida 




e Sarandon, a mais madura das duas que esconde um terrível segredo de algo que lhe aconteceu no Texas à muito tempo atrás, actua como a protectora da jovem amiga, 





constatando ao longo do filme as mudanças enormes que o sarilho em que se meteram lhes fizeram nas vidas, sendo impossível voltar ao que eram. 






Os fortes laços de amizade que unem estas duas amigas é de certo o coração do filme e o viver até ao limite, pois mais vale morrer feliz, do que viver amargurado (ou neste caso, enclausurado), ressuscitando o mito de James Dean é, e embora trágico, a mensagem final do filme.





Destaque ainda para a grande trilha sonora de Hans Zimmer e um grande soundtrack de êxitos de grandes músicos do rock, country & blues como Johnny Nash, B.B.King, Martha Reeves ou Charlie Sexton que criam o perfeito ambiente de um road-movie numa corrida contra o destino.




Em suma, esta foi uma obra que conquistou as audiências da altura e a própria Academia que o nomeou para 6 Oscares, tendo sido a primeira nomeação de Ridley Scott para Melhor Realizador, 






e excluindo os clássicos de culto de ficção científica que lhe deram a fama e o colocaram na linha da frente com um dos melhores directores do género, "Thelma & Louise" permanece como um dos melhores e mais inspiradores filmes deste realizador. Recomendado!!



Género: Aventura / Crime / Drama / Thriller. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A. / França.

Duração: 130 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=PRr0HY9MPZ0

Classificação: 9/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

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