Bernie LaPlante (Dustin Hoffman) é um escroque mal-humorado e azarado, actualmente em tribunal devido à sua actividade ilícita de falsário. A sua ex-mulher Evelyn (Joan Cusack) detesta-o e a única alegria na vida é o filho menor Joey (James Madio) que Bernie, na sua maneira muito peculiar, o prepara para a vida. Gale Gayley (Geena Davis) é uma repórter sensacionalista do Canal 4 que ao voltar de Nova Iorque durante a noite, o avião onde seguia despenha-se, sendo testemunhado pelo rezingão Bernie que agindo sem pensar numa situação de emergência acaba por salvar os mais de 50 passageiros da morte certa, perdendo um sapato pelo caminho e saindo do local de seguida. A heróica façanha do misterioso paladino é tornada pública através de Gale e do Director do Canal 4, Deke (Chevy Chase) que oferecem 1 milhão de dólares para que o mesmo se apresente ao público. Ao mesmo tempo, Bernie é capturado num dos seus negócios ilegais pela polícia à paisana e por ser reincidente é preso, pedindo então clemência ao Juiz para ir cobrar o milhão a que tem direito, quando subitamente um impostor sem-abrigo John Bubber (Andy Garcia) aparece com o sapato que falta, disposto a colectar a recompensa e a ser recebido como o "Anjo do Voo 104"...
Dustin Hoffman como Bernie LaPlante |
Comédia dramática do realizador inglês Stephen Frears (vindo do sucesso "The Grifters" de '90) apresenta-nos um Dustin Hoffman na pele de um escroque mal-disposto e egocêntrico, incapaz de uma única boa acção consciente na vida, excepto no meio de uma emergência em que o seu lado bom vem ao de cima, acabando por se arriscar em prol dos outros.
Geena Davis como Gale Gayley |
O guião do argumentista de renome David Webb Peoples baseado numa história sua em parceria com Laura Ziskin e Alvin Sargent presta homenagem às comédias ligeiras de Frank Capra dos anos 30 e 40, ao mesmo tempo que serve como uma sátira ao sensacionalismo dos média, introduzindo uma crítica à sociedade sobre a glorificação cega do herói impingido e fazendo ainda uma análise à natureza humana pelo meio.
Chevy Chase como o Director Deke |
Contudo, "Accidental Hero" aplica a fórmula de um "Hollywood movie" de entretenimento, não aspirando a demasiado pretensioso de querer atingir um nível de profundidade na mensagem que pretende passar, resultando assim num filme leve, divertido e fácil de seguir, embora possa ser demasiado politicamente correcto para alguns gostos.
Andy Garcia como John Bubber |
Dustin Hoffman está muito bem como Bernie LaPlante, carregando o filme nos ombros numa performance misto de trágico e hilariante, lembrando por vezes o seu célebre personagem Ratso Rizzo do clássico, e para o qual foi nomeado para 1 Oscar, "Midnight Cowboy" ('69).
Tom Arnold como Chick |
Os seus maneirismos, o discurso azedo, o cinismo na entrega dos diálogos e a linguagem corporal enriquecem um personagem que faz o espectador detestar e amar ao mesmo tempo, fruto de uma grande criação do talentoso actor.
Geena Davis, a colaborar pela segunda vez com Hoffman desta vez promovida a co-protagonista depois da sua estreia no cinema com "Tootsie" ('82) e Andy Garcia, completam o trio central do filme que dispõe ainda do comediante Chevy Chase, num papel não creditado, como o Director da Estação que tudo faz pelas audiências e a sempre agradável de se seguir, Joan Cusack como a ex-mulher de LaPlante.
Joey & Evelyn LaPlante (James Madio & Joan Cusack) |
"Accidental Hero" (ou "Hero" somente no mercado americano) teve pouca aderência às salas de cinema devido à fraca recepção da crítica que arrasou, injustamente, o filme alegando não estar à altura da sua premise.
Como uma obra filosófica que nos põe a matutar depois do filme ter terminado, de certo que este filme não está a altura de tais parâmetros, mas vê-lo como um bem intencionado filme de domingo à tarde capaz de nos por um sorriso nos lábios e de arrancar umas boas doses de gargalhadas com certos diálogos de Hoffman, fazendo-nos sentir bem-dispostos no final, vale a pena as suas quase duas horas de duração. A ver pelo menos uma vez !!
Género: Comédia / Drama.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 117 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=jIfHz6PCuaM
Classificação: 7/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário