Translate

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Guilty By Suspicion (1991)

"Na Lista Negra" de Irwin Winkler com Robert De Niro, Annette Bening, George Wendt, Patricia Wettig, Sam Wanamaker, Luke Edwards, Chris Cooper, Ben Piazza, Barry Primus, Gailard Sartain, Robin Gammell, Brad Sullivan, Tom Sizemore, Adam Baldwin, Roxann Dawson, Stuart Margolin, Illeana Douglas, Barry Tubb, Al Ruscio, Jon Tenney & Martin Scorsese.

David Merrill (Robert De Niro) é um realizador prodígio no início dos anos 50, protegido do poderoso Darryl Zanuck (Ben Piazza) o homem por detrás do Estúdio 20th Century Fox, que ao voltar de França onde esteve a trabalhar num filme para Los Angeles descobre uma Hollywood amedrontada pela nova Era de caça aos comunistas pelo Senador McCarthy. Tendo sido o seu nome apontado por um dos seus melhores amigos do meio Larry Nolan (Chris Cooper), Merrill é aconselhado por Zanuck que o envia ao advogado Felix Graff (Sam Wanamaker) para o preparar antes de ser ouvido pela H.U.A.C. (House of Un-American Activities Committee), mas David recusa-se a implicar amigos seus como simpatizantes comunistas que sabe serem inocentes para salvar o próprio pescoço. O resultado do seu nobre acto é ser inserido na "lista negra" de Hollywood com todas as portas a fecharem-se-lhe, impossibilitando de arranjar trabalho como director, tendo a ex-mulher Ruth (Annette Bening), com quem David mantém uma relação amigável, voltar a leccionar para sustentar a casa e o filho de ambos Paulie (Luke Edwards). 



Robert De Niro como David Merrill

Tentando a sorte, David viaja para Nova Iorque com vista a arranjar trabalho na Broadway, mas é seguido pelo F.B.I. e depara-se que nem no teatro lhe dão uma chance. Abandonado por todos e falido, David Merrill terá de tomar a decisão da sua vida: o de seguir os passos dos colegas do ramo que ao delatarem nomes conseguiram prosseguir com as respectivas carreiras ou manter-se fiel aos seus princípios de não acusar falsamente os seus amigos...




Baseado na história verídica de uma das Eras mais negras da história dos E.U.A. a fanática demanda dos membros do Comité liderados pelo Senador Joseph McCarthy na perseguição a supostos comunistas infiltrados em Hollywood que ficou conhecido como a "Época da Caça as Bruxas", 





devido à similaridade com os puritanos de Salem que acusavam de modo indescritível membros da própria família, vizinhos ou amigos de pactuarem com Satã no intuito de se salvarem a eles mesmos, "Guilty By Suspicion" escrito e dirigido por Irwin Winkler refere o caso do personagem fictício David Merrill, baseado no realizador John Berry uma das vítimas do Comité que foi delatado pelo lendário director Elia Kazan, dando origem a toda a polémica em torno de um dos melhores realizadores de todos os tempos que persistiu até à sua morte em '03. 



Annette Bening como Ruth Merrill

O guião final de Winkler enfureceu o co-autor da história Abraham Polonsky, ele próprio uma vítima da lista negra, que pretendia que o personagem David Merrill fosse de facto um membro do Partido Comunista e não um liberal apolítico falsamente acusado, dando origem a que desistisse do filme, retirando os créditos de co-argumentista e produtor executivo e atacasse a obra publicamente na altura da sua estreia. 




A decisão de Winkler foi mais contida para o desenrolar da história e mais realista em relação aos casos em que se baseia, porque na realidade a maioria dos realizadores, escritores e actores condenados ao exílio profissional durante as auditorias do Comité eram de facto inocentes ou por em jovens terem assistido a algumas reuniões do Partido Comunista por alturas da Grande Depressão num tempo trágico para a economia em que se punha o todo o sistema capitalista em causa.




Robert De Niro entrega-nos uma das suas melhores performances dos anos 90 na pele do irredutível realizador que se recusa a divulgar nomes, resultando no seu ostracismo em Hollywood ao ponto de nem um trabalho como reparador de material de cinema conseguir. 







A sua confrontação com os membros do Comité no clímax do filme quando é chamado para ser ouvido é na certa um dos pontos mais altos da sua carreira num incrível desempenho cheio de força do actor repleto de diálogos soberbos e bem entregues. 






Dorothy Nolan (Patricia Wettig) - Foto de Arquivo

O elenco secundário repleto de caras conhecidas brilham nos seus papéis de suporte, com especial destaque para Chris Cooper e Patricia Wettig na pele do casal Larry & Dorothy Nolan, os melhores amigos dos Merrill, a quem Larry acaba por delatar acabando com o casamento com Dorothy que se torna alcoólica e à beira de um esgotamento nervoso, perdendo a custódia do filho menor numa espiral de paranóia iniciada pela pressão da H.U.A.C.; 




George Wendt como o guionista Bunny Baxter, um dos nomes que Merrill se recusa a divulgar; Sam Wanamaker, ele próprio uma vítima real da lista negra interpreta aqui Felix Graff, o advogado a soldo de Darryl Zanuck que protege os clientes mais famosos para que possam continuar com as carreiras caso acusem outros no Comité 






Joe Lesser (Martin Scorsese)

e o realizador Martin Scorsese, habitual director de De Niro, aparece num cameo alongado como o realizador comunista assumido Joe Lesser (baseado em Joseph Losey), que foge para Londres antes de ser chamado a depor. 








A Annette Bening não lhe é dado muito o que fazer como a ex-mulher de Merrill, excepto na sequência em que Bunny Baxter pede permissão ao amigo de longa data David Merrill se o pode acusar perante o Comité, em que a reacção genuína da actriz é muito bem conseguida em cena.







Em suma, "Guilty By Suspicion" é um filme que deve ser visto e revisto, narrando um dos períodos mais negros da história da América em que para salvar o próprio pescoço e ter a hipótese de trabalhar no ramo, 






Felix Graff (Sam Wanamaker) - Foto de Arquivo - blacklisted

um homem já por si falsamente acusado teria que enumerar outros tantos amigos, conhecidos e por vezes até próprios familiares para satisfazer uma matilha de lobos em pânico pela chamada "Ameaça Vermelha" e na paranóia que os comunistas se infiltraram no mundo do espectáculo para passar a sua ideologia marxista através dos filmes como forma de converter a população americana. 








Dalton Trumbo - blacklisted

A título de curiosidade, e da longa lista de personalidades de Hollywood que se tornaram nomes na lista negra para além dos já referenciados destacam-se: Edward Dmytryk (realizador); Dalton Trumbo (argumentista); Stella Adler (actriz e professora de representação); 







Lee J.Cobb - blacklisted

Lee J.Cobb (actor); John Garfield (actor); Jose Ferrer (actor); Orson Welles (realizador, argumentista e actor); Kim Hunter (actriz); Leo Penn (actor e realizador, pai de Sean & Chris Penn); 









Kim Hunter - blacklisted

Lionel Stander (actor); Lee Grant (actriz); Charles Chaplin (realizador e actor); Edward G.Robinson (actor) e muitos outros.








Género: Drama / Thriller / Biografia. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 105 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=kC1klCt7ERc

Classificação: 9/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...