Lightning Jack Kane (Paul Hogan) é um exímio pistoleiro australiano que faz parte do gangue dos irmãos Younger, uns perigosos assaltantes de bancos, que só pretende ser reconhecido com um dos fora-da-lei mais procurados do faroeste americano. Quando em Junction City o gangue cai numa emboscada depois de um assalto e são todos abatidos, Lightning Jack escapa continuando uma carreira criminal a solo e é quando assalta o próximo banco que leva como refém o jovem mudo Ben Doyle (Cuba Gooding Jr.), que acaba por lhe salvar a vida tornando-se o protegido do lendário assaltante. Enquanto Lightning Jack treina o novo aprendiz para executarem o último grande golpe com o qual se poderá reformar e casar com a dançarina de cabaret Lana Castel (Beverly D'Angelo), o Xerife de Junction City Dan Kurtz (Pat Hingle) contrata um grupo de mercenários para acabarem de vez com o velho fora-da-lei numa manobra para se candidatar a Governador. Conseguirão o lendário Lightning Jack e o seu parceiro mudo recém-nomeado Comanche Doyle levarem a cabo o derradeiro assalto sem serem capturados?
Paul Hogan é "Lightning" Jack Kane |
Paul Hogan, o actor comediante australiano que ganhou fama mundial com os êxitos de "Crocodile Dundee" ('86) e a sua sequela ('88) e depois de um mal recebido "Almost an Angel" ('90)
Cuba Gooding Jr. é "Comanche" Ben Doyle |
regressou ao grande ecrã com "Lightning Jack" dividindo-se como autor, produtor e protagonista entregando a direcção ao conterrâneo Simon Wincer, responsável pelo excelente "Quigley Down Under" ('90) que aqui assina mais um western desta vez orientado para a comédia.
Apesar de algumas semelhanças com Mick Dundee, nomeadamente pelo lado solitário, espirituoso e rural do personagem, Jack Kane diferencia-se como um pomposo, manhoso e veterano fora-da-lei do faroeste que, tal como a idade não perdoa, o progresso também não e com a chegada das grandes cidades a tomarem território aos espaços abertos selvagens, ditou o fim para os gangues de fora-da-lei e os seus esconderijos até fazerem parte do folclore do passado.
Beverly D'Angelo é Lana Castel |
A performance de Hogan é apelativa, divertida e carismática como é habitual, ao contrário do seu guião que apesar de proporcionar ao espectador alguns bons momentos hilariantes, não foge ao estigma estereotipado da piada já vista anteriormente e certos gags tornam-se cansativos e gastos com o decorrer da acção.
O ritmo é algo inerte, fazendo uma obra de pouco mais de hora e meia prolongar-se para sempre, sem que nada com muito interesse para o enredo aconteça no ecrã.
Ao lado de Hogan, Cuba Gooding Jr. entrega-nos uma inspirada performance de comédia arlequinada em homenagem aos actores cómicos do cinema mudo que ultrapassa certamente o personagem escrito no papel, dando vida e personalidade a Ben Doyle sem emitir uma única palavra.
Beverly D'Angelo comanda uma personagem que desempenharia até durante o sono e os veteranos dos westerns, Pat Hingle ("Hang'em High" de '68) e L.Q.Jones ("The Wild Bunch" de '69) são convocados para as presenças emblemáticas do género.
Pat Hingle é o Xerife Dan Kurtz |
Apesar das críticas pouco favoráveis, "Lightning Jack" estreou com êxito na Austrália e chegou ao Top 10 na América do Norte, mas passou despercebido no resto do Mundo não conseguindo lucro além de recuperar o inicialmente investido, e mesmo que com isso não tenho sido um fracasso pôs de lado qualquer ideia de iniciar uma nova franchise com o personagem.
Em suma, "Lightning Jack" não é um grande filme, nem mesmo uma grande comédia, mas os desempenhos e química entre Hogan e Gooding Jr., o ambiente ligeiro e despretensioso da película e algumas sequências de uso de duplos bem dirigidas por Simon Wincer são suficientes para tornar o filme assistível,
sendo ideal para uma Sessão da Tarde em dias chuvosos ou de melancolia quando não se tem vontade de pensar muito e se busca um entretenimento fácil...
Género: Comédia / Western.
Fotografia: Côr.
País: Austrália / E.U.A.
Duração: 98 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=2HuTAHM61AA
Classificação: 6.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário