Stewart Graff (Charlton Heston) é um engenheiro da construção civil na solarenga L.A. que trabalha para o sogro, Sam Royce (Lorne Greene). Casado com a alcoólica Remy (Ava Gardner), Graff mantém um relacionamento amoroso com Denise Marshall (Geneviève Bujold), viúva de um colega seu e a sua esposa tenta persuadir o pai a torná-lo chefe da empresa para assim o impedir de ver a amante. Ao mesmo tempo, o rude polícia Lew Slade (George Kennedy) é afastado da Força por conduta violenta e pondera deixar o serviço, estando de olho na bela Rosa (Victoria Principal), a assistente do temerário motociclista Miles Quade (Richard Roundtree), que é alvo da cobiça do louco pervertido Jody (Marjoe Gortner), um soldado actualmente a trabalhar como chefe de mercearia. As vidas destas pessoas tão diferentes irão, tragicamente, cruzar-se quando um gigantesco terremoto abala L.A. reduzindo a cidade a ruínas e escombros...
Filme-Catástrofe estreado no mesmo ano de outro clássico do sub-género "The Towering Inferno", "Earthquake" é uma superprodução da Universal Pictures e que apesar do orçamento mais baixo em relação ao directo rival que foi produzido pela união dos 2 poderosos Estúdios Warner Bros. e 20th Century Fox,
é um emocionante filme de entretenimento repleto de suspense, contendo excelentes efeitos especiais para a altura e um inovador sistema de som conhecido pelo "Sensurround" oferecendo às audiências a experiência simulada de viverem um verdadeiro terramoto aquando a sua estreia em cinema.
O guião de George Fox em parceria com o conceituado Mario Puzo (autor da trilogia "The Godfather" de '72 a '90 e argumentista de "Superman - The Movie" de '78) incide demasiado na fórmula "soap-opera" melodramática até ao II Acto,
estabelecendo em ritmo lento os personagens, com o espectador a seguir o dia de cada um até à hora do gigantesco terramoto que varre toda a cidade.
Aí, "Earthquake" mete prego a fundo e presenteia o espectador com colossais sequências de destruição e que apesar de recorrer por vezes ao uso de miniaturas, que aparentemente foram consideradas "fora de prazo" desde o aparecimento do malfadado C.G.I.,
o visual do filme aliado aos fantásticos efeitos de fotografia e ao design dos cenários de uma Los Angeles devastada, torna toda a experiência credível numa magnitude épica de aniquilamento que prende o espectador por completo ao ecrã cerca de 40 anos depois da sua estreia.
Charlton Heston como Stewart Graff |
Charlton Heston assume a protagonização na pele de um heróico personagem com uma vida pessoal atribulada, papel que o veterano actor dominava na perfeição.
Ava Gardner como Remy Graff & Lorne Greene como Sam Royce |
Ava Gardner oferece-nos uma performance que vai ao exagero completo, perdendo-se pelo meio com uma actuação algo duvidosa para o calibre que nos habituou. Apesar de ser somente 7 anos mais nova, interpreta aqui a filha de Lorne Greene.
Geneviève Bujold como Denise Marshall |
Geneviève Bujold só tem que parecer querida e frágil de início, para se tornar numa mãe batalhadora pela sobrevivência do filho pequeno inconsciente após a catástrofe.
Sal (Gabriel Dell), Rosa (Victoria Principal) & Miles (Richard Roundtree) |
Richard Roundtree interpreta um "Shaft" sobre duas rodas, numa óbvia tentativa dos produtores capitalizarem sobre o sucesso do seu personagem mais famoso e a belíssima e voluptuosa Victoria Principal (a futura estrela de uma das soap-operas com maior fenómeno de longevidade de sempre, "Dallas" no ar de '78 a '91) injecta a sensualidade na obra especialmente pela sua justa t-shirt amarela.
George Kennedy como Lew Slade |
Lorne Greene e George Kennedy oferecem as melhores interpretações do filme, respectivamente como o dono da empresa que segue à risca o código de honra "o capitão é o último a abandonar o navio" e do polícia mal-humorado, mas de bom coração que não segue as regras para desempenhar um melhor serviço ao cidadão.
Cameo de Walter Matthau como o bêbado |
Walter Matthau tem um pequeno cameo como o bêbado do bar, tendo sido creditado pelo nome verdadeiro de Walter Matuschanskayasky.
Em suma, "Earthquake" é um puro espectáculo visual repleto de sequências bem coreografadas com um intensivo uso de duplos, tendo se tornado num sucesso de bilheteiras e o 4ª filme mais rentável de '74 (com "The Towering Inferno" a alcançar o 1º lugar).
Foi nomeado para 5 Oscares da Academia tendo vencido nas categorias de Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais. A destacar ainda a emblemática trilha sonora do Mestre John Williams, vindo de outros filmes-catástrofe como "The Poseidon Adventure" ('72) e do já citado "The Towering Inferno".
A sequela, querendo trazer de volta grande parte do elenco sobrevivente deste filme como George Kennedy, Richard Roundtree, Victoria Principal ou Gabriel Dell, foi proposta ao Estúdio mas acabou nunca sendo concretizada. Recomendado a fãs de filmes-catástrofe épicos dos anos 70 !!
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 123 minutos.
Classificação: 8.5/10.
Reviewer: @Nuno Traumas.