Um misterioso homem de meia-idade, Maximilian Suba (F.Murray Abraham) entra na Academia de Esgrima do prestigiado esgrimista de segunda geração, o Mestre Alexander Villard (Eric Roberts) pretendendo trabalho como instrutor. Apesar de elogiar o seu clássico estilo algo antiquado que já não via há imenso tempo, Villard não o acha à altura do lugar, oferecendo-lhe em vez disso o trabalho de zelador do espaço, a que Suba aceita. À medida que se vai inteirando da vida na escola, como o radical e duro método usado pelo Mestre para transmitir os seus ensinamentos e o comportamento de alguns alunos perante outros, Suba começa por treinar nas horas vagas com Gallagher (Brett Cullen), ex-melhor aluno do pai de Villard e agora instrutor, para se pôr novamente em forma até conseguir, finalmente ensinar a arte de esgrima através de uma filosofia bem mais descontraída. Mas os seus métodos acabam por colidir com Villard que começa a investigar a proveniência do misterioso zelador, descobrindo que estão ligados por um terrível passado e para resolverem a sua disputa de vez, poderão ter que duelar até à morte...
Alexander Villard (Eric Roberts) |
Um dos filmes menos estimados de '91, "By the Sword" dirigido por Jeremy Kagan ("Heroes" de '77 ou "The Journey of Natty Gann" de '85), um excelente contador de histórias que mais uma vez não desilude com este drama no mundo do desporto servido de grandes interpretações do duo principal de protagonistas.
Erin (Mia Sara) & Gallagher (Brett Cullen) |
A encenação é quase teatral com grande parte da acção situada somente num cenário, a Academia de Esgrima Villard, mas nem por isso o filme cai nas malhas do tédio, pois o criativo argumento de James Donadio e John McDonald que criaram uma história de honra e vingança através do desenvolvimento de duas fortes personagens ambos de personalidade vincada, oriundas de um passado conturbado e que do antagonismo inicial até à descoberta do mistério que têm em comum se aprenderão a respeitar.
Maximilian Suba (F.Murray Abraham) |
A escolha de F.Murray Abraham, o vencedor de um Oscar de Melhor Actor por "Amadeus" ('84) e Eric Roberts, nomeado para um Oscar de Melhor Actor Secundário por "Runaway Train" ('85) para os papéis principais, foi no mínimo inspirada e com resultados excelentes com cada um a dar o seu melhor,
e ao vê-los aqui em grande esplendor, permite-nos questionar o porquê destes duo de grandes actores terem sido renegados para o cinema série-Z aonde andam perdidos desde o início dos anos 90, exceptuando um papel secundário de vilão tarefeiro aqui e ali numa grande produção.
Criticado pela falta de precisão nos movimentos de esgrima pelos especialistas entre muitas outras coisas, "By the Sword" foi completamente incompreendido pela crítica, pois não é um filme sobre esgrima em si.
O desporto serve apenas como pano de fundo para um estudo profundo dos personagens, das suas convicções e métodos diferentes de ensinamento e disciplina, bem como o confronto final em que o desafio do mais velho para o duelo, serve apenas como forma de mostrar ao mais novo, os erros que ele próprio cometeu no passado, abrindo-lhe assim a mente para uma filosofia de vida sã e pacífica que terá repercussão nos seus ensinamentos da arte da esgrima.
Para além de Abraham e Roberts, Mia Sara ("Ferris Bueller's Day Off" de '86) na pele de uma jovem aprendiz; Christopher Rydell (filho do realizador Mark Rydell e protagonista de "Blood and Sand" de '89) como o egocêntrico e pretensioso melhor aluno da Academia; Elaine Kagan (esposa do realizador e actriz secundária frequente de diversos filmes) e Brett Cullen (da série "The Young Riders" de '89) cumprem nos seus papéis de suporte.
Em suma, "By the Sword" é um grande filme que ninguém viu, fazendo parte do imenso lote de outras obras de qualidade que não lhes foi dada uma distribuição em cinema, indo direitos para vídeo e à semelhança de outros títulos, injustamente esquecidos algures no canto da prateleira...
Género: Drama / Desporto.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 91 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=RCcFSsnp8OQ
Classificação: 8/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário