Depois da morte da mulher, o psiquiatra Cal Jamison (Martin Sheen) muda-se para Nova Iorque na companhia do filho de 9 anos, Chris (Harley Cross). Ao instalar-se começa a interessar-se pela sua senhoria, a sofisticada Jessica Halliday (Helen Shaver) quando é contactado pelo tenente Sean McTaggert (Robert Loggia) para dar apoio a Tom Lopez (Jimmy Smits), um polícia que trabalhava à paisana num caso de desaparecimento de crianças posteriormente encontradas brutalmente assassinadas em rituais voodoo. Lopez encontra-se num estado amedrontado pelo sobrenatural e acredita que as forças do mal estão na direcção dele. Antes de se suicidar, Lopez revela a Jamison para abandonar do caso porque ele e o filho também já estarão na mira do culto. Ignorando os conselhos de Lopez e da sua própria empregada doméstica Carmen (Carla Pinza), uma latina religiosa praticante de Santeria que tenta proteger Chris dos maus olhados, Jamison alia-se a McTaggert numa investigação profunda ao mundo da bruxaria, magia negra e rituais voodoo que lhe poderão custar a única família que lhe resta...
Chris & Cal Jamison (Harley Cross & Martin Sheen) |
Dirigido pelo clássico realizador John Schlesinger ("Midnight Cowboy" de '69 e "Marathon Man" de '76), "The Believers" é um thriller sobrenatural de mistério e horror sobre a prática de rituais do oculto no submundo de Nova Iorque.
Como qualquer temática de filme relacionado com religião, o ambiente é assustador, tenso e claustrofóbico, prendendo audiências desde o sucesso do polémico "The Exorcist" ('73).
Palo (Malick Bowens) |
Mas ao contrário do citado, Schlesinger, optou por não seguir uma abordagem tão séria e pesada do assunto, mas sim entregar-nos um filme de entretenimento cujas performances, que apesar de contar com um grande grupo de actores, são tão levadas ao exagero que se tornam caricaturais, sendo impossível levar-se "The Believers" a sério.
Lopez (Jimmy Smits) |
Martin Sheen, ele próprio pai de 4 filhos na vida real, desempenha sem muito esforço o credível papel do céptico pai desesperado que foi longe demais num caso tabu para o Departamento policial e que agora luta para salvar o filho menor; Jimmy Smits num dos seus primeiros papéis é um delírio de se seguir como o amedrontado e supersticioso polícia à paisana;
Jessica (Helen Shaver) |
Helen Shaver cumpre como o interesse amoroso; Harley Cross como o filho marcado pelo culto tem altos e baixos conseguindo uma boa actuação em algumas cenas, sendo completamente mau e fora do personagem noutras.
McTaggert (Robert Loggia) |
Os actores de personagens-tipo: Robert Loggia, Richard Masur e Harris Yulin (com este último a actuar em modo de vilão de banda desenhada) cumprem com as suas interpretações habituais de suporte.
Mesmo sendo adaptado da novela de Nicholas Condé "The Religion" para o grande ecrã, o filme cria uma própria visão da religião hispânica Santeria fundindo-a com a prática de voodoo e magia negra, o que não agradou muito aos praticantes da mesma que se manifestaram contra o filme na altura, estreando-se assim a meio-gás nas bilheteiras e com pouco apoio da crítica.
A atmosfera do filme é surrealista e a cinematografia apelativa no uso de várias cores quentes que enaltecem o tema dos sacrifícios e rituais da magia negra, os cenários estão bem feitos e a encenação bem executada como se um filme sério sobre o tema colidisse com o estilo "comic book movie" ligeiro e o resultado fosse um bom filme de entretenimento filho de dois pais.
Mesmo num clima mais ligeiro, "The Believers" não deixa de entregar ao espectador um rol de cenas pesadas: desde a visão das crianças mutiladas nos rituais às cenas de nudez da sensual Helen Shaver no seu auge até ao revelador clímax final, que para os cinéfilos possa fazer lembrar o clássico de Polanski, "Rosemary's Baby"('68),
esta é uma obra influente de horror que abraça o lado mais cheesy da década de 80 juntamente com uma temática negra e perturbadora. Recomendado para fãs do género !!
Género: Thriller / Drama / Mistério / Horror.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 114 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=bEtUaQVjMkc
Classificação: 8/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário