Translate

sexta-feira, 3 de maio de 2013

The Believers (1987)

"A Seita do Mal" de John Schlesinger com Martin Sheen, Helen Shaver, Harley Cross, Jimmy Smits, Harris Yulin, Richard Masur, Elizabeth Wilson, Lee Richardson, Carla Pinza, Raúl Dávila, Malick Bowens, Janet-Laine Green & Robert Loggia.

Depois da morte da mulher, o psiquiatra Cal Jamison (Martin Sheen) muda-se para Nova Iorque na companhia do filho de 9 anos, Chris (Harley Cross). Ao instalar-se começa a interessar-se pela sua senhoria, a sofisticada Jessica Halliday (Helen Shaver) quando é contactado pelo tenente Sean McTaggert (Robert Loggia) para dar apoio a Tom Lopez (Jimmy Smits), um polícia que trabalhava à paisana num caso de desaparecimento de crianças posteriormente encontradas brutalmente assassinadas em rituais voodoo. Lopez encontra-se num estado amedrontado pelo sobrenatural e acredita que as forças do mal estão na direcção dele. Antes de se suicidar, Lopez revela a Jamison para abandonar do caso porque ele e o filho também já estarão na mira do culto. Ignorando os conselhos de Lopez e da sua própria empregada doméstica Carmen (Carla Pinza), uma latina religiosa praticante de Santeria que tenta proteger Chris dos maus olhados, Jamison alia-se a McTaggert numa investigação profunda ao mundo da bruxaria, magia negra e rituais voodoo que lhe poderão custar a única família que lhe resta...



Chris & Cal Jamison (Harley Cross & Martin Sheen)

Dirigido pelo clássico realizador John Schlesinger ("Midnight Cowboy" de '69 e "Marathon Man" de '76), "The Believers" é um thriller sobrenatural de mistério e horror  sobre a prática de rituais do oculto no submundo de Nova Iorque. 










Como qualquer temática de filme relacionado com religião, o ambiente é assustador, tenso e claustrofóbico, prendendo audiências desde o sucesso do polémico "The Exorcist" ('73). 







Palo (Malick Bowens)

Mas ao contrário do citado, Schlesinger, optou por não seguir uma abordagem tão séria e pesada do assunto, mas sim entregar-nos um filme de entretenimento cujas performances, que apesar de contar com um grande grupo de actores, são tão levadas ao exagero que se tornam caricaturais, sendo impossível levar-se "The Believers" a sério. 






Lopez (Jimmy Smits)

Martin Sheen, ele próprio pai de 4 filhos na vida real, desempenha sem muito esforço o credível papel do céptico pai desesperado que foi longe demais num caso tabu para o Departamento policial e que agora luta para salvar o filho menor; Jimmy Smits num dos seus primeiros papéis é um delírio de se seguir como o amedrontado e supersticioso polícia à paisana; 








Jessica (Helen Shaver)

Helen Shaver cumpre como o interesse amoroso; Harley Cross como o filho marcado pelo culto tem altos e baixos conseguindo uma boa actuação em algumas cenas, sendo completamente mau e fora do personagem noutras.







McTaggert (Robert Loggia)




Os actores de personagens-tipo: Robert Loggia, Richard Masur e Harris Yulin (com este último a actuar em modo de vilão de banda desenhada) cumprem com as suas interpretações habituais de suporte.








Mesmo sendo adaptado da novela de Nicholas Condé "The Religion" para o grande ecrã, o filme cria uma própria visão da religião hispânica Santeria fundindo-a com a prática de voodoo e magia negra, o que não agradou muito aos praticantes da mesma que se manifestaram contra o filme na altura, estreando-se assim a meio-gás nas bilheteiras e com pouco apoio da crítica.





A atmosfera do filme é surrealista e a cinematografia apelativa no uso de várias cores quentes que enaltecem o tema dos sacrifícios e rituais da magia negra, os cenários estão bem feitos e a encenação bem executada como se um filme sério sobre o tema colidisse com o estilo "comic book movie" ligeiro e o resultado fosse um bom filme de entretenimento filho de dois pais. 











Mesmo num clima mais ligeiro, "The Believers" não deixa de entregar ao espectador um rol de cenas pesadas: desde a visão das crianças mutiladas nos rituais às cenas de nudez da sensual Helen Shaver no seu auge até ao revelador clímax final, que para os cinéfilos possa fazer lembrar o clássico de Polanski, "Rosemary's Baby"('68),





esta é uma obra influente de horror que abraça o lado mais cheesy da década de 80 juntamente com uma temática negra e perturbadora. Recomendado para fãs do género !!

Género: Thriller / Drama / Mistério / Horror.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 114 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=bEtUaQVjMkc

Classificação: 8/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...