Num futuro distante, todas as nações da Terra estão unidas para colonizarem a Galáxia, tendo como inimigos uma raça alienígena inteligente parecida a répteis, oriundos do planeta Dracon. Humanos e Dracs lutam assim pelo controle e exploração dos diversos mundos. Durante uma batalha no espaço, o piloto espacial Willis Davidge (Dennis Quaid), perseguindo radicalmente uma nave inimiga, entra na atmosfera do planeta Fryine IV, despenhando-se. Sobrevivendo ao impacto, constata que não está só, pois o piloto Drac que perseguia está na mesma situação que ele. O seu nome é Jeriba Shigan (Louis Gossett Jr.) e tal como Davidge é um bravo guerreiro dos da sua raça. Se à partida se veriam como inimigos, acabam por pôr as diferenças de lado, unindo-se assim para sobreviverem ao inóspito planeta vulcânico, criando uma profunda amizade de respeito e dedicação nunca antes alcançada entre as duas espécies...
Dirigido pelo cineasta alemão Wolfgang Petersen, "Enemy Mine" é um drama de ficção científica e fantasia com guião de Edward Khmara, baseado na história de Barry Longyear,
Davidge avista o inimigo |
livremente inspirada no filme de John Boorman, "Hell in the Pacific" de '68 protagonizado por Toshiro Mifune e Lee Marvin e segunda adaptação depois da série de culto "Battlestar Gallactica" ter tido um episódio semelhante, apesar de não referenciar a novela de Longyear como fonte.
A junção da visão e criatividade de Petersen demonstrada um ano antes com o sucesso do seu "The NeverEnding Story" com o brilhante argumentista e contador de histórias Edward Khmara, autor de "Lady Hawke" também de '85,
Dennis Quaid como Willis Davidge |
resulta numa experiência única de delírio visual, com cenários fantásticos imersos numa coesa história de amizade entre duas espécies diferentes que foram ensinados a serem inimigos, descobrindo que ao contrário do que imaginavam, não são assim tão diferentes.
Louis Gossett Jr. como Jeriba Shigan |
Dennis Quaid tem um dos melhores desempenhos da sua carreira dos anos 80, mas Louis Gossett Jr. rouba por completo o filme na pele do Draconiano Jeriba Shigan.
Apesar do excesso de maquilhagem aplicada, Gossett Jr. consegue dar vida, emoção e maneirismos ao seu personagem através da movimentação dos olhos e do diálogo "drac" criado pelo próprio actor de forma impressionante e que nos fica na retina muito depois do filme ter terminado.
Esta brilhante performance foi ridiculamente, ignorada pela Academia que devia ter nomeado o actor na categoria de Melhor Actor Secundário, apesar de o mesmo já ter vencido um Oscar pelo seu papel do duro Sargento Foley em "An Officer and a Gentleman" ('82).
"Enemy Mine" pode ser demasiado politicamente correcto com as suas analogias à escravatura e melodramático para algum público, mas a sua concepção é tão cuidada
e a direcção atenta aos pormenores com uma equipe técnica e artística de topo na criação dos efeitos especiais e cenários que quase 30 anos depois ainda não estão ultrapassados, colocando um espectador imerso no seu Mundo e completamente preso à história.
A produção descontente com o ritmo algo lento do filme e querendo ir para além de uma história intemporal de respeito e amizade, ordenou a inclusão no III Acto do guião de uma mina,
temendo que o público não entendesse o título de "Enemy Mine" como "O meu Inimigo" e também para aproveitar o sucesso da lendária sequência da fuga das minas em "Indiana Jones and the Temple of Doom" ('84), injectando a acção pretendida ao filme.
Sendo usada como artifício de enredo, torna-se algo exagerada e desnecessária, copiando demasiado ao filme citado e tornando-se algo anti-climática.
"Enemy Mine" foi também um filme complicado de filmar, tendo sido iniciado na Islândia em '84 pelo director Richard Loncraine, que foi despedido por conflitos com a produção, ficou meses parado até Wolfgang Petersen ser contratado para o projecto, que descontente com o que já estava gravado, mudou toda a produção para Munique para ser tudo filmado de raiz e inclusive alterar o fato de Draconiano de Gossett Jr.
Com todos os atrasos e mudanças, do inicial orçamento de 17 milhões, o filme subiu para mais do dobro e na altura de estreia, o estúdio tendo dificuldades em promovê-lo pelo facto de não ser um filme de ficção científica de acção ou aventura como o público estava acostumado,
nem somente um drama, e mesmo apelando a um conto para a família, certas sequências mais violentas e um ambiente algo sombrio não o faria ser indicado para crianças também.
Sem um público-alvo, e perdido com a incongruência do seu próprio "marketing" fez "Enemy Mine" fracassar nas bilheteiras rendendo apenas um quarto do seu custo total.
Zammis (Bumper Robinson) |
Devido a todos os seus contratempos, este é um filme injustamente esquecido pela maioria dos espectadores e mesmo não sendo o usual filme de acção e aventura no espaço igual a tantos outros, é ao invés disso uma fábula de ficção científica,
com grandes diálogos e desempenhos dos seus actores rodeados de paisagens magníficas filmadas com rigor pelo cinematógrafo Tony Imi e uma música perfeitamente ambiental da autoria de Maurice Jarre, que nos cativa e maravilha em frente ao ecrã.
Planeta Dracon |
Género: Ficção Científica / Fantasia / Drama / Família.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 108 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=RB87kN6UTLg
Classificação: 9/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
este filme do wolfgang peterson é uma obra prima, excelente filme para quem gosta de questões existenciais no que toca a relações entre seres... obrigada man, se não fosses tu eu não conheçeria este filme de 1985, um filme que saiu no ano a seguir a eu ter nasçido!!!
ResponderEliminarDe nada, amigo, é uma das pérolas de ficção científica mais esquecidas dos anos 80 e um dos melhores filmes do Dennis Quaid. Quanto ao Louis Gossett, Jr tal como escrevi na minha review foi um autêntico roubo a sua omissão para o Oscar de Melhor Actor Secundário.
Eliminar