Caleb Colton (Adrian Pasdar), um jovem cowboy do interior dos Estados Unidos é seduzido durante a noite pela bela e misteriosa, Mae (Jenny Wright) condenando-o ao inferno em vida, quando ao mordê-lo o transforma numa criatura da noite. Apresentando-o ao seu grupo nómada de vampiros sulistas liderados pelo secular Jesse Hooker (Lance Henriksen) e a sua viciosa namorada Diamondback (Jenette Goldstein), incluindo ainda o libertino Severen (Bill Paxton) e o pequeno Homer (Joshua Miller), Caleb vacila em ter que matar para sobreviver. Ao mesmo tempo o pai de Caleb, o veterinário Loy Colton (Tim Thomerson) e a irmã mais nova, Sarah (Marcie Leeds) procuram-no pelas auto-estradas sem fim. Relutante em pertencer à amaldiçoada tribo, estando ligado apenas pela paixão que nutre por Mae e as saudades de casa e de uma vida normal, Caleb terá que fazer uma escolha perigosa, pois os seus amigos recém-adquiridos não vão deixá-lo partir com tanta facilidade...
Adrian Pasdar como Caleb |
Produzido pelo malogrado Dino de Laurentiis ("Conan" franchise ou "Dune" de '84), escrito por Eric Red (autor do "The Hitcher" do ano anterior) em parceria com a agora conceituada Kathryn Bigelow (vencedora de um Oscar por "The Hurt Locker" de '08) que assina aqui o seu segundo filme depois da brilhante estreia com "The Loveless" ('82),
Bill Paxton como Severen |
"Near Dark" é um western urbano em formato de "road-movie" de horror e fantasia "Southern Gothic" sobre um vicioso gang de criaturas da noite que, operando à margem da lei, vivem para se saciarem sacrificando assim os mais incautos nas profundezas da noite.
Jenny Wright como Mae |
"Near Dark" não é um filme fácil de digerir e para a altura em que foi produzido, foi bastante avançado para o seu tempo, adoptando um tom mais obscuro, sombrio e depressivo se comparado com o similar "The Lost Boys" de Joel Schumacher que estreou no mesmo ano,
Joshua Miller como Homer |
que ao adoptar um ambiente mais ligeiro, extrovertido e "cheesy" tornou-se bem mais famoso e facturou um valor bastante superior nas bilheteiras que este seu irmão bastardo.
Nova parceria do elenco de "Aliens" ('86) |
O futuro marido de Kathryn Bigelow, o cineasta James Cameron aconselhou-a a utilizar parte do elenco do seu "Aliens" ('86), já estabelecido e funcionando bem em conjunto, trariam a credibilidade necessária ao grupo nómada de vampiros.
Hooker (Lance Henriksen) |
Foram assim contratados directamente da obra de Cameron: Bill Paxton, que deu vida ao amedrontado soldado Hudson; Jenette Goldstein, a intrépida Vasquez e Lance Henriksen, o inesquecível andróide Bishop. Michael Biehn, o líder Hicks foi também escolhido, mas declinou a oferta.
Bigelow revela aqui um grande poder visual, criando um ambiente negro propício ao tema aliado a uma cinematografia escura e repleta de sombras e uma soberba direcção de actores, e mesmo faltando ainda o seu toque característico, aprimorado a partir de "Point Break" ('91), o resultado final de "Near Dark" comprova o porquê da realizadora ter chegado aonde chegou em Hollywood.
O argumento não se debruça muito sobre o porquê da tribo existir ou quem eles são ou como ficaram assim, nem tão pouco usa as habituais artimanhas dos filmes de vampiros do recurso à água benta, alho, a cruz, limitando-se a narrar-nos a história de um jovem dividido entre a paixão por uma vampira e a vida eterna e o amor que sente pela sua família humana.
Se aprofundado, muita coisa no filme não faz sentido mesmo usando a suspensão da descrença e o final é demasiado inverosímil, mas a encenação da destruição do bar pelo grupo e a pega de frente do alucinado Severen, numa genial e inspirada prestação de Bill Paxton que não só sobressai de todos os restantes actores como quase rouba o filme para si, com o camião-cisterna só por si valem a experiência.
Adrian Pasdar e Jenny Wright são pouco carismáticos e apagados como o casal protagonista e as cenas a dois são dos pontos menos positivos do filme. A escolha de outros actores (o então desconhecido Johnny Depp chegou a ser considerado e Jason Patric optou por entrar no concorrente "The Lost Boys", ficando ironicamente o seu meio-irmão mais novo na vida real, Joshua Miller, neste filme) poderia ter elevado a qualidade do produto final e proporcionando ao espectador momentos menos aborrecidos.
Diamond (Jenette Goldstein) |
Em suma, "Near Dark" é uma grande obra de cinema moderno sobre as criaturas da noite e a musa-inspiradora de diversos filmes-de-culto futuros como "From Dusk Till Dawn" ('95) de Robert Rodriguez ou "The Devil's Rejects" ('05) de Rob Zombie.
Para fãs do género, esqueçam completamente a existência de lixo tóxico como a franchise "Twilight" e assistam à demanda deste gang de criaturas da noite completamente psicóticos e niilistas que unem a necessidade de sangue ao próprio prazer de matar.
Género: Acção / Horror / Fantasia.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 94 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=m1HxiiDas28
Classificação: 8/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
segundo filme a contar para a grande katheryne bygelow, todos nós sabemos que o primeiro filme que ela redigiu foi o loveless que também foi o primeiro filme de hollywood que o willem daffoe contracenou na vida, este near dark é fabuloso, vale a pena ter na parteleira, este de 1 a 10, leva um 7!!!
ResponderEliminarcom Bill Paxton a roubar o show ao lado dos seus ex-camaradas de "Aliens". Soberbo!
Eliminar