Buffy (Kristy Swanson) é uma adolescente mimada líder da claque do liceu, namora o capitão da equipa de basquetebol e passa as tardes nos centros comerciais em compras supérfluas com as amigas. Um dia, um misterioso homem de meia idade, Merrick (Donald Sutherland) entra na sua vida dizendo-lhe ser a escolhida como a Caçadora para acabar com o surto de vampiros que chegaram à cidade, liderados pelo secular vampiro sedutor Lothos (Rutger Hauer) e o seu braço-direito Amilyn (Paul Reubens). Se ao início fica céptica, Buffy começa a levar Merrick a sério quando vários colegas do liceu começam a desaparecer, voltando como criaturas das trevas, aceitando assim um treino de combate corpo-a-corpo rigoroso que põe em causa o seu aproveitamento na claque, bem como o estatuto social. Quando o seu grupo de amigos superficiais a abandonam, uma Buffy mais realista e madura, une-se a Pike (Luke Perry), o rebelde inadaptado da cidade para juntos derrotarem as forças malignas de Lothos, encontrando os dois o amor pelo caminho...
Anos antes de Joss Whedon criar a famosa série de TV "Buffy - The Vampire Slayer" com Sarah Michelle Gellar no papel principal, exibida entre '97 e '03 (e com direito ao "spin-off" estreado em '99, "Angel")
Kristy Swanson como Buffy |
foi o guionista desta primeira aventura da célebre Caçadora aqui interpretada pela belíssima Kristy Swanson, depois da escolha inicial Alyssa Milano ter declinado a oferta (embora mais tarde aceitasse um papel na série de TV "Charmed", no ar entre '98 e '06, que partilharia duma atmosfera algo semelhante).
Pike (Luke Perry), Benny (David Arquette) & Charlotte (Ricki Lake) |
A visão inicial de Whedon era o de criar um filme sentimentalão, mas sério na senda de um "The Lost Boys" ou "Near Dark" (ambos de '87), mas ao perder o controlo da obra para os produtores que pretendiam um "teen movie" mais extrovertido para ainda capitalizar do sucesso desse sub-género dos 80's
e da escolha de Luke Perry, então o galã juvenil da série "Beverly Hills 90210" para co-protagonista, levou "Buffy -The Vampire Slayer" a entrar nos domínios da "self parody", acabando por nem aí se sair bem.
Amilyn (Paul Reubens) |
A execução do filme é fraca, especialmente na encenação e direcção de actores, o mood do filme ora atenta ao humor negro, ora fica-se pela piada brejeira, mais embaraçosa do que propriamente engraçada e as sequências de acção são terríveis.
Merrick (Donald Sutherland) |
No capítulo das performances, Kristy Swanson como Buffy esforça-se ao máximo para acompanhar as súbitas mudanças de humor do filme, fazendo o que pode com a má direcção dada; o veterano Donald Sutherland parece actuar num filme completamente diferente;
Lothos (Rutger Hauer) |
Rutger Hauer nem se esforça dado o material que lhe foi dado; Paul Reubens tenta incorporar o tipo de humor do seu mais famoso personagem Pee Wee Herman, mas não resulta aqui e Luke Perry limita-se a interpretar uma mistura do lado cool do seu Dylan McKay de "Beverly Hills 90210" com o "geeky" co-protagonista David Silver, interpretado por Brian Austin Green da mesma série.
Kimberly (Hilary Swank) |
Uma das maiores curiosidades a nível do elenco é que muitas futuras estrelas deram os primeiros passos neste filme, incluindo a vencedora de 2 Oscares Hilary Swank, Thomas Jane, David Arquette
Basketball Player (Ben Affleck) |
e o também duplamente premiado pela Academia Ben Affleck, contando ainda com os cameos de Seth Green (que faria a transição para a série de Buffy), Candy Clark ("American Graffiti" de '73) e Ricki Lake (actriz com presença assídua nos filmes do excêntrico John Waters).
"Buffy - The Vampire Slayer" ainda assim, e apesar do lado menos bom, possui um certo charme relativamente ao tom espirituoso dos anos 80 dado ao filme, mas necessitaria de um certo polimento no guião (depois de Franz e Kaz Kuzui alterarem toda a visão de Joss Whedon)
e um controlo capaz sobre o conjunto para não se deixar ir ao exagero, como um carro em alta velocidade com um condutor inexperiente lá dentro.
A montagem é frenética e nunca cai em tempos mortos, mas os súbitos cortes na montagem de algumas sequências para deixarem o filme curto em duração, prejudicaram a dinâmica da película, dando um lado amador, quase de episódio televisivo à longa metragem.
Em suma, "Buffy - The Vampire Slayer" é um filme para adolescentes feito à medida das fãs tresloucadas de Luke Perry e para os admiradores da então jovem Kristy Swanson no seu auge.
Funciona como um inferior "The Monster Squad" ('87) encontra "Idle Hands" ('99) jogando "Clueless" ('95) para o meio e o resultado é uma parafernália de sub-géneros que entretém os menos exigentes.
Aos fãs acérrimos da posterior série da personagem, não é recomendado o visionamento, porque até o próprio Joss Whedon baniu este filme de ter alguma coisa a ver com o resto...
Género: Comédia / Acção / Fantasia.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 86 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=pnZkV_aR_9w
Classificação: 5.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário