Numa pequena e obscura cidade do Tennessee, Oldfield, depois de Katherine White (Martine Beswick), uma assassina em série ser executada por injecção letal, Beth Chandler (Susan Tyrrell), uma repórter dirige-se à secular biblioteca onde Julian White (Vincent Price), tio da assassina, é um conceituado historiador. Beth interroga-o sobre os motivos que levaram a sobrinha a cometer os crimes, pelo que Julian lhe revela que a atmosfera da cidade de Oldfield é propícia à criação de assassinos desde a sua fundação, contando-lhe 4 histórias ao longo das décadas passadas que comprovam a sua tese:
Clu Gulager é Stanley |
No primeiro segmento, um tímido e recatado distribuidor de jornais Stanley Burnside (Clu Culager) que vive com a irmã, desenvolve uma paixão obsessiva por uma colega de trabalho que não tem limites, mesmo depois da morte...
Harry Caesar é Felder Evans |
No segundo segmento, um escroque Jesse Hardwick (Terry Kiser), depois de baleado pelos seus agiotas, acaba às portas da morte num pântano, sendo salvo por um velho eremita Felder Evans (Harry Caesar) que é portador de um extraordinário segredo...
No terceiro segmento, numa Feira de Atracções, um comedor de vidros paga um preço alto por procurar o amor no exterior...
Cameron Mitchell é o Sargento Gallen |
No quarto segmento, durante a Guerra da Secessão, um grupo de soldados liderados pelo Sargento Gallen (Cameron Mitchell) são feitos cativos por uma estranha seita de órfãos com planos macabros para eles...
Vincent Price é Julian & Susan Tyrrell é Beth |
Antologia de Horror de Jeff Burr, um então jovem cineasta de 22 anos na sua primeira longa-metragem, constituído por quatro histórias em torno da principal protagonizada pelo ícone Vincent Price e a actriz underground, Susan Tyrrell ("Flesh + Blood" de '85 ou "Cry Baby" de '90),
A Biblioteca Secular |
"From Whisper to a Scream" surge na senda dos sucessos do cinema portmanteau da Amicus Productions como "Tales from the Crypt" ('72); das séries de TV como "Night Gallery" ('69 a '73) ou "Amazing Stories" ('85) ou as adaptações para filmes de longa duração como "Creepshow" ('82) ou "Twilight Zone - The Movie" ('83).
Infelizmente, e apesar de alguns bons e criativos planos de câmara, o amadorismo de Jeff Burr é evidente tanto na direcção de actores como na construção do clima, pois o filme carece da atmosfera necessária e as histórias em si, não são interessantes o suficiente para captar a atenção devida do espectador. As reviravoltas finais soam a algo já anteriormente visto e o factor redenção característico do género simplesmente não está lá.
O primeiro segmento com o veterano de horror série-B, Clu Gulager ("Return of the Living Dead - Part II" de '85) a interpretar uma espécie de Norman Bates, apelando mais ao assassino em série verdadeiro do qual Robert Bloch se inspirou para escrever "Psycho" ('60), Ed Gein, apresenta-nos uma inverosímil reviravolta final que teve a particularidade de anteceder "Child's Play" ('88).
O ritmo é lento e toda a tentativa de estabelecer um terror mais realista acaba por cair por terra no final, como se o segmento se contradissesse a ele mesmo. A apresentação da parcial nudez da actriz de terceira idade é completamente desnecessária e funciona mais como grosseiro do que como choque.
Terry Kiser é Jesse Hardwick |
O segundo segmento é o mais bem escrito de todos com um Terry Kiser (pré-Bernie Lomax de "Weekend at Bernie's" de '89) na pele de um escroque mal-agradecido que tenta roubar a fórmula secreta ao seu misterioso benfeitor. O final é aterrorizante, apesar de não ser original, pois a Amicus já apresentou um segmento algo parecido anteriormente, mas resulta. A presença de gore é mínima, mas efectiva.
O terceiro segmento é uma versão pouco inspirada do infame "Freaks" ('32) de Tod Browning versão anos 80, com Jeff Burr a trazer o actor-anão Angelo Rossitto para a (óbvia) ligação ao clássico. O final apresenta-nos a maior presença de gore do filme, mas como produto final, é um segmento pouco memorável.
O quarto e último segmento é na certa o pior do conjunto, com uma história roubada a "Children of the Corn" ('84) escrita por Stephen King, incluindo soldados yankees pelo meio num enredo difuso e que não leva a lado nenhum. A direcção das crianças é terrível e em algumas cenas, Burr vai longe demais, tornando o segmento além de insípido, aberrante num mau sentido.
Em suma, "From a Whisper to a Scream" tem os seus momentos, mas não inova em nada ao género, especialmente pela ausência da criatividade na parte do guião e a direcção amadora de Jeff Burr, mais orientada para o choque brejeiro do que para a qualidade de construção de uma narrativa coerente.
Vincent Price, que aceitou fazer o filme devido à insistência do jovem realizador e como forma de lhe dar a mão no início de carreira, mais tarde lamentou de todo o ter tido algo a ver com esta obra. O elenco secundário recheado de bons actores do série-B como Susan Tyrrell, Cameron Mitchell, Clu Gulager, Terry Kiser ou a ex-Bond Girl, Martine Beswick fazem o que podem dado o duvidoso e inconclusivo guião e a falta de direcção para os seus personagens.
Filmado em '85, mas só vendo a luz do dia dois anos mais tarde, é um filme só recomendado para coleccionistas de horror antologia ou completistas dos filmes de Vincent Price, que terminava aqui a sua prolífera carreira como uma das maiores lendas do cinema de terror de todos os tempos.
Género: Horror.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 99 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=3wPeyTBG6N4
Classificação: 6/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
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