John Tanner (Rutger Hauer), o apresentador do programa de televisão sensacionalista "Face to Face" é contactado pelo responsável operacional da C.I.A. Lawrence Fassett (John Hurt) que o convence que o seu grupo de amigos que se reunirá em sua casa no fim-de-semana seguinte, são na realidade espiões soviéticos do K.G.B. envolvidos numa conspiração contra os E.U.A. e numa questão de segurança nacional, Tanner terá de colaborar com a Agência no intuito de desmascará-los. Em troca, Tanner recebe a promessa de poder entrevistar o chefe da C.I.A. Maxwell Danforth (Burt Lancaster) no seu programa. Chegados ao dia, Tanner e a sua esposa Ali (Meg Foster) e o filho Steve (Christopher Starr) recebem os convidados como se nada se passasse, sendo eles Bernard Osterman (Craig T.Nelson), o original criador do evento; o cirurgião Richard Tremayne (Dennis Hopper) e a sua jovem esposa viciada em cocaína, Virginia (Helen Shaver) e o casal Joseph (Chris Sarandon), um nervoso homem de negócios e Betty Cardone (Cassie Yates).
Tendo a casa vigiada pelos homens de Fassett, Tanner começa aos poucos a dar indícios de que algo se passa, na ânsia que um deles revele a sua identidade secreta, crescendo assim a tensão de desconfiança dentro do grupo que culmina num final surpreendente. Quem sobreviverá ao "Fim-de-Semana de Osterman" ?
Betty (Cassie Yates) & Joseph Cardone (Chris Sarandon) |
Derradeiro filme do grande, mas sempre polémico Sam Peckinpah, despedido pelos produtores Peter S.Davis e William N.Panzer na pós-produção por o realizador se recusar a montar o filme de maneira diferente após um "screen test" pouco favorável, "The Osterman Weekend" é uma adaptação ao cinema do romance de espionagem de Robert Ludlum, o autor da saga "Bourne",
Ali (Meg Foster) & John Tanner (Rutger Hauer) |
dispondo de um elenco de luxo encabeçado por Rutger Hauer, no seu primeiro filme americano como "bom da fita", depois de encarnar vilões em "Nighthawks" ('81) ou o clássico de culto "Blade Runner" ('82) e o britânico John Hurt e contando ainda com os malogrados Dennis Hopper e Burt Lancaster numa curta participação.
O problemático Sam Peckinpah nunca foi fã do material de origem, mas desesperado por trabalho depois de 5 anos sem filmar, aceitou dirigir o filme como forma de regresso a Hollywood, embora já se encontrasse bastante debilitado depois de anos de abusos de álcool e drogas, acabando por morrer cerca de 1 ano e meio depois.
A adaptação da extensa novela para o grande ecrã foi por várias vezes reescrita, nomeadamente pelo próprio Sam Peckinpah, até os produtores intervirem e darem luz verde à versão de Alan Sharp, embora o mesmo não fosse fã do seu próprio guião.
Richard Tremayne (Dennis Hopper) |
O resultado final é um filme confuso e desconexo que deixa demasiadas pontas soltas para o seu próprio bem, carecendo de uma montagem competente e com um ritmo algo inerte que só começa a aquecer ao fim de 1 hora de filme.
Contudo, as sequências de acção suam Sam Peckinpah por todos os poros: do "slow motion" característico ao inventivo trabalho de câmara durante as perseguições com a frenética montagem nas mesmas que resistiu às mudanças impostas por Davis e Panzer depois da saída do realizador,
"The Osterman Weekend" mostra-nos a obra de um director que não perdeu o toque, embora mais uma vez as interferências à sua visão pessoal, alheadas a um argumento que deveria ter sido melhor trabalhado, tenham penalizado a qualidade do produto final.
Lawrence Fassett (John Hurt) |
O cerco à casa durante a noite por parte dos agentes da C.I.A. ao grupo de amigos, sugere o anterior clássico de Peckinpah "Straw Dogs" ('71) com a trilha sonora de Lalo Schifrin a acentuar de forma brilhante o conjunto.
Bernard Osterman (Craig T.Nelson) |
No capítulo das performances, o elenco funciona mais com um todo, destacando-se Craig T.Nelson na pele de um desconfiado "bon-vivant" Bernard Osterman. John Hurt interpreta um papel que se tornaria fundido a toda a sua carreira posterior;
Dennis Hopper aparenta estar em modo de treino para o seu Frank Booth de "Blue Velvet" 3 anos depois; Chris Sarandon é sempre uma boa aquisição como secundário; a Meg Foster, e apesar de ser ela a figurar na capa, e a Cassie Yates não lhes é dado muito que fazer ao longo do filme,
Virginia Tremayne (Helen Shaver) |
restando à sexy Helen Shaver o melhor papel feminino na pele da viciada em cocaína, Virginia; o lendário Burt Lancaster é sempre profundo mesmo numa breve participação no ecrã, dando o peso necessário ao elenco
e finalmente, o excelente Rutger Hauer é demasiado imponente fisicamente para o frágil papel de John Tanner, e mesmo providenciando o seu lado intenso habitual, é um tipo de personagem que pedia um outro actor. Contudo, e tendo em conta o material dado, Hauer entrega-nos uma performance sólida, deixando como sempre marcado o seu cunho pessoal.
Maxwell Danforth (Burt Lancaster) |
Em suma, "The Osterman Weekend" é um filme imperfeito, resultado de vários conflitos ao longo da rodagem e na pós-produção, mas tem os seus momentos de glória e embora não sendo uma das melhores obras de Sam Peckinpah, a sua visão pessoal está patente o que agradará a muitos fãs deste realizador, bem como a apreciadores de thrillers de acção.
Apesar de filmado entre '82 e '83, este é um filme que apela mais ao cinema de 70's no seu visual e na construção das sequências de acção, mas que acabou por ser, ironicamente, bastante à frente do seu tempo a nível de conteúdo, acentuando o poder do sensacionalismo dos media sobre os espectadores e incutindo a paranóia urbana da falta de privacidade através do progresso dos meios tecnológicos e do voyeurismo, sendo uma realidade nos dias de hoje...
Género: Acção / Thriller / Drama.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 103 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=UBHRTp7HDS0
Classificação: 7.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
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