Frank Dooley (John Candy), um polícia falsamente acusado de corrupção que foi expulso do Departamento alinha com o nervoso Norman Kane (Eugene Levy), um advogado de defesa pouco talentoso nas suas novas carreiras como seguranças da empresa privada "Cães de Guarda" gerida pelo Capitão Clarence O'Connell (Kenneth McMillan) e a sua linda filha, Maggie (Meg Ryan). São coagidos a aderir ao Sindicato dos Guardas pelos mal-encarados Lazarus (Brion James) e Klepper (Jonathan Banks), homens a soldo de Michael Carlino (Robert Loggia), que mais não é que um mafioso local. Quando Dooley e Kane são usados como "bode-expiatórios" num roubo perpetuado pelos homens de Carlino, ambos desconfiam que algo está errado e começam a investigar a fundo sobre o que está por detrás do "Sindicato". Conseguirão este duo de inadaptados salvar o dia?
O realizador Mark L.Lester vindo de "Commando" com Arnold Schwarzenegger do ano anterior, assina esta comédia de acção escrita pelo impagável Harold Ramis, o Egon Spengler de "Ghostbusters" ('84 / '89) e argumentista de clássicos de culto da comédia como "Animal House" ('78, "Caddyshack" ('80) ou "Stripes" ('81).
Dooley (John Candy) & Kane (Eugene Levy) |
Originalmente concebido como veículo para a dupla John Belushi & Dan Aykroyd vindos de "1941" ('79) ou "The Blues Brothers" ('80) foi arquivado devido à morte prematura de Belushi e reescrito mais tarde para acomodar o excelente e malogrado John Candy ("Planes, Trains & Automobiles de '87 ou "Uncle Buck" de '89) que protagoniza ao lado de Eugene Levy, actor que se tornaria famoso uma década mais tarde a dar vida ao pai do Jim na franchise "American Pie", que tomou o lugar de Tom Hanks depois deste declinar o filme estando ocupado a filmar o "The Money Pit".
Maggie (Meg Ryan) |
Meg Ryan ("Innerspace" de '87; "When Harry Met Sally..." de '89) participa num dos seus primeiros papéis de relevo no mesmo ano que interpretou a mulher de Anthony Edwards, o "Goose" em "Top Gun",
Enquadrando-se no género da comédia brejeira típica dos saudosos anos 80, "Armed and Dangerous" providencia-nos boas sequências de acção encenadas de modo competente, não faltando perseguições vertiginosas, explosões e tiroteios.
O "timing" cómico dos actores é genial e as situações em que se vêm envolvidos são criativas e bastante engraçadas com Candy & Levy à vontade juntos depois de terem contracenado no êxito de '84, "Splash com Tom Hanks.
Carlino (Robert Loggia) |
Robert Loggia, vindo da sua nomeação para Melhor Actor Secundário por "Jagged Edge" ('85), então com direito a "top billing" sobre o título, está à vontade no seu desempenho como o viscoso mafioso italiano.
Um hilariante Glenn Withrow |
A destacar um jovem Glenn Withrow ("The Outsiders" & "Rumble Fish" ambos de '83) num pequeno e hilariante "cameo" como um assassino em série baseado em Charles Manson.
Em suma, "Armed and Dangerous" é uma charmosa comédia filmada com altos valores de produção, entregando-nos "gags" divertidos que nos põem a rir de minuto a minuto, levando-nos a recordar o talento nato do subestimado John Candy, actor desaparecido em '94, responsável por algumas das melhores comédias da década de 80.
A título de curiosidade, John Carpenter, o Mestre do Terror e Suspense e depois do seu "Starman" ('84) ter sido nomeado para Oscares, foi o primeiro realizador convocado a que recusou em prol de dirigir um dos seus melhores filmes estreado no mesmo ano: "Big Trouble in Little China".
Meg Ryan, Eugene Levy, John Candy & Steve Railsback |
Fãs deste tipo de comédia despretensiosa e inofensiva, espalhafatosa q.b. e com um bom elenco envolvido, "Armed and Dangerous" é o filme ideal para hora e meia de divertimento bem passado com um "pack" de cervejas ao pé.
Género: Comédia / Acção / Crime.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 88 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=xKHhWsYpF1E
Classificação: 7/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário