Translate

sábado, 20 de abril de 2013

One False Move (1992)

"Um Passo em Falso" de Carl Franklin com Bill Paxton, Cynda Williams, Billy Bob Thornton, Michael Beach, Earl Billings, Natalie Canerday, Kevin Hunter & Jim Metzler.

Em Los Angeles, depois de um violento assalto a um traficante de droga acabando em assassinatos, os homicidas Lenny "Pluto" Franklin (Michael Beach), Ray Malcolm (Billy Bob Thornton) e a sua viciada namorada, Fantasia (Cynda Williams) encontram-se a monte na direcção de Houston para venderem o material. A polícia na sua investigação constata que Malcolm tem um familiar em Star City no Arkansas, enviando dois dos seus agentes, McFeely (Earl Billings) e Cole (Jim Metzler) para se encontrarem com o Chefe da Polícia local, o curioso Dale "The Hurricane" Dixon (Bill Paxton) que lhes dará todo o apoio necessário ficando o mesmo entusiasmado por participar numa "caça ao homem". Mas tudo muda quando "Hurricane" vê a fotografia da fugitiva Fantasia que ele reconhece como sendo Lila Walker, uma jovem que fugiu de Star City há uns anos atrás. Qual será a ligação da fugitiva com a pequena cidade e porque motivo o Chefe da Polícia ficou tão perturbado ao reconhecê-la?



Hurricane (Bill Paxton) & Cole (Jim Metzler)


Obscuro thriller "neo-noir" do cineasta Carl Franklin, que dirigiria anos mais tarde o igualmente bom "Devil in a Blue Dress", segundo o argumento de Billy Bob Thornton que também participa no filme. 








Com um ambiente sombrio e um ritmo lento e arrastado alternando entre a violência realista e o estudo dos seus personagens, é um filme inserido no sub-género "Southern Gothic", uma história de crime, paixão, drama e violência numa pequena cidade do Sul.





Pluto (Michael Beach) & Ray (Billy Bob Thornton)

A cinematografia em tons de sépia e melancólica encaixa-se na perfeição com o "mood" do filme e a realização é prodigiosa, atenta a todos os detalhes e com um soberbo trabalho de câmara, provando que uma obra de baixo orçamento se for bem feita consegue superar em qualidade os concorrentes dos grandes estúdios.






Não recorrendo a grandes estrelas, Franklin oferece aqui a Bill Paxton (o inesquecível Hudson de "Aliens" de '86) então com 36 anos o seu primeiro papel de protagonista a que o actor agarrou com grande competência dando vida ao frustrado, mas espirituoso Chefe da Polícia do interior que pretende ter o ponto alto da sua carreira ajudando os dois detectives de Los Angeles a capturarem os criminosos. 



Fantasia (Cynda Williams)


Billy Bob Thornton, Michael Beach e especialmente, Cynda Williams (mulher na vida real de Billy Bob na altura) entregam-nos sólidas performances na pele do trio de fugitivos.










O guião de Thornton em parceria com Tom Epperson é inventivo e muito bem escrito com diálogos bastante realistas e naturais. 












Nomeado para diversos prémios em Festivais Alternativos venceu na categoria de Melhor Argumento Original no Fantasporto em '93.









Em suma, "One False Move" é uma obra dura, retorcida e difícil de passar sobre a violência psicológica envolvente, mas que pôs Carl Franklin ao lado de John Sayles, William Friedkin ou John Dahl na lista dos realizadores de topo na transição do clássico "noir" para a actualidade, um género que estes senhores tendem em não deixar morrer...



Género: Crime / Thriller / Drama.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 105 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=bsRioSC-fgg

Classificação: 8/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...