Em Los Angeles, depois de um violento assalto a um traficante de droga acabando em assassinatos, os homicidas Lenny "Pluto" Franklin (Michael Beach), Ray Malcolm (Billy Bob Thornton) e a sua viciada namorada, Fantasia (Cynda Williams) encontram-se a monte na direcção de Houston para venderem o material. A polícia na sua investigação constata que Malcolm tem um familiar em Star City no Arkansas, enviando dois dos seus agentes, McFeely (Earl Billings) e Cole (Jim Metzler) para se encontrarem com o Chefe da Polícia local, o curioso Dale "The Hurricane" Dixon (Bill Paxton) que lhes dará todo o apoio necessário ficando o mesmo entusiasmado por participar numa "caça ao homem". Mas tudo muda quando "Hurricane" vê a fotografia da fugitiva Fantasia que ele reconhece como sendo Lila Walker, uma jovem que fugiu de Star City há uns anos atrás. Qual será a ligação da fugitiva com a pequena cidade e porque motivo o Chefe da Polícia ficou tão perturbado ao reconhecê-la?
Hurricane (Bill Paxton) & Cole (Jim Metzler) |
Obscuro thriller "neo-noir" do cineasta Carl Franklin, que dirigiria anos mais tarde o igualmente bom "Devil in a Blue Dress", segundo o argumento de Billy Bob Thornton que também participa no filme.
Com um ambiente sombrio e um ritmo lento e arrastado alternando entre a violência realista e o estudo dos seus personagens, é um filme inserido no sub-género "Southern Gothic", uma história de crime, paixão, drama e violência numa pequena cidade do Sul.
Pluto (Michael Beach) & Ray (Billy Bob Thornton) |
A cinematografia em tons de sépia e melancólica encaixa-se na perfeição com o "mood" do filme e a realização é prodigiosa, atenta a todos os detalhes e com um soberbo trabalho de câmara, provando que uma obra de baixo orçamento se for bem feita consegue superar em qualidade os concorrentes dos grandes estúdios.
Não recorrendo a grandes estrelas, Franklin oferece aqui a Bill Paxton (o inesquecível Hudson de "Aliens" de '86) então com 36 anos o seu primeiro papel de protagonista a que o actor agarrou com grande competência dando vida ao frustrado, mas espirituoso Chefe da Polícia do interior que pretende ter o ponto alto da sua carreira ajudando os dois detectives de Los Angeles a capturarem os criminosos.
Fantasia (Cynda Williams) |
Billy Bob Thornton, Michael Beach e especialmente, Cynda Williams (mulher na vida real de Billy Bob na altura) entregam-nos sólidas performances na pele do trio de fugitivos.
O guião de Thornton em parceria com Tom Epperson é inventivo e muito bem escrito com diálogos bastante realistas e naturais.
Nomeado para diversos prémios em Festivais Alternativos venceu na categoria de Melhor Argumento Original no Fantasporto em '93.
Em suma, "One False Move" é uma obra dura, retorcida e difícil de passar sobre a violência psicológica envolvente, mas que pôs Carl Franklin ao lado de John Sayles, William Friedkin ou John Dahl na lista dos realizadores de topo na transição do clássico "noir" para a actualidade, um género que estes senhores tendem em não deixar morrer...
Género: Crime / Thriller / Drama.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 105 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=bsRioSC-fgg
Classificação: 8/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário