No início do Século XX, numa altura em que o Velho Oeste se começa a modernizar, um jornal organiza uma corrida de resistência a cavalo de 700 milhas em poucos dias. O vencedor receberá 2000 dólares. Nove participantes aceitam o desafio, entre eles Miss Jones (Candice Bergen), uma ex-prostituta cujo marido está a cumprir pena; Mister (Ben Johnson), um velho cowboy que já teve melhores dias; Carbo (Jan-Michael Vincent), um estouvado aspirante a pistoleiro que pretende ganhar nome; Sir Harry Nortfolk (Ian Bannen), um nobre inglês fascinado pelo mito do oeste selvagem e dois velhos companheiros de guerra de uma guerrilha conhecida como "Rough Riders", Luke Matthews (James Coburn) e Sam Clayton (Gene Hackman). Todos individualistas ao início e com a vontade de ganhar sem olhar a meios, irão aprender a respeitarem-se e ajudarem-se no decurso da competição...
Sam Clayton (Gene Hackman) |
A partir do meio dos anos 60 deu-se o ponto de viragem do género clássico do western em Hollywood devido à influência do novo filão do Euro-Western, nascido em Itália, primando pelo lado mais realista e violento e o cinema americano teve assim de mudar a sua fórmula.
"Bite the Bullet" dirigido em '75 por Richard Brooks do excelente "The Professionals" ('66) é uma aventura conceptual inserida no género western, funcionado como um brilhante estudo de personagens.
Tendo a corrida como pano de fundo, o argumento de Brooks apresenta-nos várias personalidades complexas interagindo entre si que vão do puro individualista ao egocêntrico, passando pelo jovem que quer provar algo que não é, até ao conservador fruto de uma época selvagem que começa a desaparecer por entre a modernização dos caminhos-de-ferro e as primeiras motorizadas.
Miss Jones (Candice Bergen) |
"Bite the Bullet" não é só um ensaio sobre a condição humana procurando a própria indulgência, pois Brooks soube pesar ambos os lados na balança e oferecer-nos o entretenimento de um western de aventuras de estilo clássico encontra a nova vaga, recheado de cavalgadas heróicas, pradarias, desertos e todos os lugares-comuns de um verdadeiro filme do faroeste.
A trilha sonora de Alex North, nomeada para um Oscar, é magistral assim como a esplêndida panorâmica cinematografia de Harry Stradling, Jr. "Bite the Bullet" foi ainda nomeado para o Oscar de Melhor Som e venceu o "Bronze Wrangler" para o melhor Western do ano.
Carbo (Jan-Michael Vincent) |
O elenco é fabuloso, de um acérrimo protector de animais interpretado por um Gene Hackman pós-Oscar pelo "The French Connection" ('71) a James Coburn num papel que actua como peixe na água, passando pela bela Candice Bergen em todo o seu esplendor, Ian Bannen e um jovem Jan-Michael Vincent (cuja uma carreira prolífera lhe passou ao lado)
Mister (Ben Johnson) |
e muito especialmente, Ben Johnson que merecia aqui mais uma nomeação (o seu monólogo para Gene Hackman quando ambos repousam perto da fogueira é qualquer coisa de extraordinário) depois de ter vencido o Oscar, 3 anos antes por "The Last Picture Show".
Luke Matthews (James Coburn) |
Em suma, "Bite the Bullet" não é o usual western de acção para apreciadores do género, pois Brooks ousou aventurar-se por outros caminhos e apesar do início ser algo lento até o motor aquecer, o resultado são duas horas bem passadas num filme de cowboys diferente, mas cuja efectividade do produto final o colocou na lista dos melhores do género saídos da década de 70...
Género: Aventura / Drama / Western.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 132 minutos.
Clip: http://www.youtube.com/watch?v=0rIOiiAWoYc
Classificação: 8.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário