Translate

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Best Seller (1987)

"Pacto Fatal" de John Flynn com James Woods, Brian Dennehy, Victoria Tennant, Allison Balson, George Coe, Seymour Cassell, Branscombe Richmond & Paul Shenar.

Em 1972, um grupo de assaltantes mascarados e armados invade o Departamento de Reservas da Polícia, matando 3 guardas e ferindo mais um no processo. 15 anos depois, o polícia sobrevivente, Dennis Meechum (Brian Dennehy) é agora um escritor de sucesso depois de ter escrito um livro sobre o incidente. Viúvo e pai de uma adolescente, Holly (Allison Balson), Meechum encontra-se cheio de dívidas e com um bloqueio de criatividade sobre o próximo livro apesar de pressionado pela sua agente, Roberta Gillian (Victoria Tennant) pelo prazo a cumprir. Numa missão de rotina, Meechum é ajudado por um misterioso homem de nome Cleve (James Woods) que lhe revela ser um assassino contratado de uma grande Empresa, a Kappa International cujo fundador David Madlock (Paul Shenar) a financiou com o produto do roubo ocorrido 15 anos antes. Os dois homens fazem então um pacto, Cleve provará todas as actividades ilegais cometidas a soldo da Kappa International e Meechum escreverá um "best seller" para arruinar de vez com o nome e Império de Madlock, mas quando este toma conhecimento do regresso do seu ex-assassino contratado tudo fará para impedir que ele lhe revele demasiado e que Meechum escreva o livro...


O assalto ao Departamento de Reservas da Polícia

John Flynn ("Rolling Thunder de '77 ou "Lock Up" de '89) foi um cineasta bastante subestimado no género policial e crime, como se uma versão mais obscura do excelente Walter Hill, mas de cinema mais cru e directo, baseando-se mais na história e conflitos morais dos seus personagens do que na acção e no entretenimento em si. 



Cleve & Meechum com Madlock (Paul Shenar)

"Best Seller" de '87 é um desses exemplos, um thriller policial cheio de suspense, partindo de um argumento de Larry Cohen ("Maniac Cop" de '88 ou "The Ambulance" de '90) que une dois dos mais subestimados actores de Hollywood, os brilhantes James Woods e Brian Dennehy, ambos em grandes performances que nunca desiludem e ainda o malogrado Paul Shenar (Soza em "Scarface" de '83) como o elegante e charmoso vilão de serviço. 




A narrativa pode ser um pouco difusa se não for seguida com atenção e é notório que algumas cenas-chave foram editadas fora da montagem final por questões de tempo o que levou a algumas pontas-soltas pelo meio ou cenas reescritas no guião para dar um certo impacto gratuito à trama que acabaram por não resultar ou fazer muito sentido com o resto.




Victoria Tennant como Roberta

Contudo, "Best Seller" possui um ritmo eficaz para o género que apesar de lento, funciona como um crescendo na intriga até explodir no clímax.









James Woods é perfeitamente talhado para este tipo de papel como o alucinado assassino contratado que acaba por redimir-se e Brian Dennehy vindo do sucesso-surpresa de "F/X" do ano anterior domina como o céptico, mas incorruptível polícia tornado escritor. 





Cleve (James Woods) & Meechum (Brian Dennehy)

A insólita parceria entre os dois antagonistas foi um artifício de juntar a este thriller policial uma dose do sub-género bastante popular na altura, o "buddy cop movie", iniciado em '82 com o sucesso de "48 Hrs." e que dominaria por completo os anos 80 (Dennehy em F/X já experimentara o sabor deste sub-género e Woods protagonizaria mais tarde em '91, "The Hard Way" ao lado de Michael J.Fox).






"Best Seller" foi um enorme falhanço comercial na altura de estreia, estando pouco mais de 2 semanas em sala e mesmo depois em video nunca conseguiu a atenção devida, embora a prestação de Woods tenha sido nomeada para um Independent Spirit Award em '88. 







Como parte do charme de qualquer filme-de-culto reside exactamente nisso, pela sua obscuridade e a incompreensão de um público da altura ou pelas interferências na montagem final de uns gananciosos produtores que acabaram por originar o fracasso do filme, "Best Seller" não desiludirá os cinéfilos mais curiosos. 




Em suma, "Best Seller" providencia-nos uma intriga interessante com boas prestações do duo e reviravoltas pelo meio, embora algumas sejam algo incongruentes e falte ao filme aquela magia na parte do entretenimento, porque acaba por se tornar demasiado tarefeiro.
Com todos os seus altos e baixos, é uma obra esquecida vinda directamente do fundo do baú que vale a pena ser vista pelo menos uma vez.



Género: Crime / Drama / Thriller.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 91 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=svPB-8Zbyb8

Classificação: 7/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...