"Marabunta" de Byron Haskin com Eleanor Parker, Charlton Heston, Abraham Sofaer, Romo Vincent, Douglas Fowley, John Dierkes, Leonard Strong, Norma Calderon & William Conrad.
1901. A bela citadina vinda de New Orleans, Joanna (Eleanor Parker) desce o Rio Negro na América do Sul para ir ao encontro do marido prometido que nunca viu, Christopher Leiningen (Charlton Heston), o dono de uma enorme plantação situada no meio da selva. Solitário, teimoso e com pouco jeito para as mulheres, Leiningen embate com a personalidade independente, sonhadora e arisca de Joanna que ele acha ser pouco convencional para uma mulher. À medida que o novo casal se tenta entender, o Comissário local (William Conrad) ao visitar a plantação alerta Leiningen que algo de errado se passa rio acima, pois diversos animais estão a deixar os seus habitats. Resolvem explorar a zona no intuito de descobrirem o que se passa, deparando-se com uma realidade aterradora: uma horda de biliões de formigas assassinas estão a devastar tudo por onde passam e dirigem-se para a plantação de Leiningen. Este fenómeno é chamado pelos indígenas locais de Marabunta...
Joanna chega à Plantação |
Baseado numa pequena história de Carl Stephenson "Leiningen vs. The Ants" e adaptado ao cinema pelo realizador de "War of the Worlds" ('53), "The Naked Jungle" é um clássico filme de romance e aventuras na senda dos seriados dos anos 30 e das histórias emocionantes das "Pulp Magazines" protagonizado por duas estrelas na época em ascensão, ambos em desempenhos notáveis.
O encontro com Christopher |
Sendo o material original demasiado curto para funcionar como filme de longa-metragem, os argumentistas desenvolveram a história do romance entre o teimoso dono da plantação e a sua idealista futura noiva que ocupa grande parte da trama até perto do final do II Acto.
O antagonismo |
O antagonismo entre o duo está muito bem executado por Heston e Parker, mas o maior louvor vai para a escrita parecendo saída de uma peça de Tennessee Williams (o conceituado e premiado dramaturgo autor de "A Streetcar Named Desire" ou "Cat on a Hot Tin Roof") invulgar para um filme deste género.
A exploração na selva |
O grande Charlton Heston na sua dominante "macho personna" vindo do vencedor de Oscares "The Greatest Show on Earth" ('52) ou "Secret of the Incas" ('54) está completamente à vontade no papel do aventureiro de mau-feitio, mas a excelente e elegante Eleanor Parker rouba para si o filme como Joanna, num papel arrebatador.
A belíssima Eleanor Parker |
A beleza aliada ao talento desta fabulosa actriz, que como ela já não se fazem, não deixa com certeza ninguém do público masculino indiferente e Haskin presenteia-nos não só com os extremos "close-ups" de Eleanor que quase nos deixam hipnotizados, como também na escolha do guarda-roupa da actriz que em grande parte das cenas está em camisa de dormir munida de um avantajado decote.
Um espécime aprisionado |
Da ameaça em si, a Marabunta, pouco se vê além de uns planos de câmara em zoom para dar a sensação das milhares de formigas gigantes, funcionando mais pela sugestão da ameaça e do ambiente sombrio criado num crescendo de ansiedade de que algo se irá passar.
Marabunta |
Em suma, "The Naked Jungle" é um perfeito filme para uma "Sessão da Tarde" com todos os elementos de uma boa aventura clássica, mas em ritmo lento dando espaço para a evolução do romance depois do inicial antagonismo dos dois actores principais. Artisticamente, a cinematografia de Ernest Laszlo é efectiva e a trilha sonora, envolvente.
A destruição da barragem |
Recomendado a todos os fãs de uma boa aventura clássica!!
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 95 minutos.
Trailer: (brevemente).
Classificação: 8.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário