Translate

terça-feira, 2 de abril de 2013

Marabunta a.k.a. The Naked Jungle (1954)

"Marabunta" de Byron Haskin com Eleanor Parker, Charlton Heston, Abraham Sofaer, Romo Vincent, Douglas Fowley, John Dierkes, Leonard Strong, Norma Calderon & William Conrad.

1901. A bela citadina vinda de New Orleans, Joanna (Eleanor Parker) desce o Rio Negro na América do Sul para ir ao encontro do marido prometido que nunca viu, Christopher Leiningen (Charlton Heston), o dono de uma enorme plantação situada no meio da selva. Solitário, teimoso e com pouco jeito para as mulheres, Leiningen embate com a personalidade independente, sonhadora e arisca de Joanna que ele acha ser pouco convencional para uma mulher. À medida que o novo casal se tenta entender, o Comissário local (William Conrad) ao visitar a plantação alerta Leiningen que algo de errado se passa rio acima, pois diversos animais estão a deixar os seus habitats. Resolvem explorar a zona no intuito de descobrirem o que se passa, deparando-se com uma realidade aterradora: uma horda de biliões de formigas assassinas estão a devastar tudo por onde passam e dirigem-se para a plantação de Leiningen. Este fenómeno é chamado pelos indígenas locais de Marabunta...


Joanna chega à Plantação

Baseado numa pequena história de Carl Stephenson "Leiningen vs. The Ants" e adaptado ao cinema pelo realizador de "War of the Worlds" ('53), "The Naked Jungle" é um clássico filme de romance e aventuras na senda dos seriados dos anos 30 e das histórias emocionantes das "Pulp Magazines" protagonizado por duas estrelas na época em ascensão, ambos em desempenhos notáveis.






O encontro com Christopher

Sendo o material original demasiado curto para funcionar como filme de longa-metragem, os argumentistas desenvolveram a história do romance entre o teimoso dono da plantação e a sua idealista futura noiva que ocupa grande parte da trama até perto do final do II Acto. 







O antagonismo




O antagonismo entre o duo está muito bem executado por Heston e Parker, mas o maior louvor vai para a escrita parecendo saída de uma peça de Tennessee Williams (o conceituado e premiado dramaturgo autor de "A Streetcar Named Desire" ou "Cat on a Hot Tin Roof") invulgar para um filme deste género. 









A exploração na selva
No momento em que a ameaça entra em cena, "The Naked Jungle" passa do clássico drama e romance ao sub-género "creature feature" (ou "monster movie") dando toques ao série-B, um tipo de cinema do fantástico bastante popular nos anos 50 americanos, embora esta película tenha sido produzida pela Paramount Pictures em orçamento bem maior se comparado com outros do género.







Joanna seduz Christopher


O grande Charlton Heston na sua dominante "macho personna" vindo do vencedor de Oscares "The Greatest Show on Earth" ('52) ou "Secret of the Incas" ('54) está completamente à vontade no papel do aventureiro de mau-feitio, mas a excelente e elegante Eleanor Parker rouba para si o filme como Joanna, num papel arrebatador. 







A belíssima Eleanor Parker


A beleza aliada ao talento desta fabulosa actriz, que como ela já não se fazem, não deixa com certeza ninguém do público masculino indiferente e Haskin presenteia-nos não só com os extremos "close-ups" de Eleanor que quase nos deixam hipnotizados, como também na escolha do guarda-roupa da actriz que em grande parte das cenas está em camisa de dormir munida de um avantajado decote.




Um espécime aprisionado



Da ameaça em si, a Marabunta, pouco se vê além de uns planos de câmara em zoom para dar a sensação das milhares de formigas gigantes, funcionando mais pela sugestão da ameaça e do ambiente sombrio criado num crescendo de ansiedade de que algo se irá passar.






Marabunta

Em suma, "The Naked Jungle" é um perfeito filme para uma "Sessão da Tarde" com todos os elementos de uma boa aventura clássica, mas em ritmo lento dando espaço para a evolução do romance depois do inicial antagonismo dos dois actores principais. Artisticamente, a cinematografia de Ernest Laszlo é efectiva e a trilha sonora, envolvente.




A destruição da barragem
A título de curiosidade, "The Naked Jungle" foi um dos muitos filmes que serviu de inspiração para George Lucas e Steven Spielberg criarem o personagem Indiana Jones em "Raiders of the Lost Ark" ('81) e a famosa série de TV "MacGyver" ('85 a '92) homenageou-o num episódio com uma história semelhante e inclusive usou cenas retiradas deste filme.
Recomendado a todos os fãs de uma boa aventura clássica!!






Género: Aventura / Drama / Romance / Thriller.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 95 minutos.

Trailer: (brevemente).

Classificação: 8.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...