1942. No auge da Segunda Grande Guerra, uma Unidade de Forças Especiais é formada sobre o comando do Tenente-Coronel Frederick (William Holden) combinando audazes soldados canadianos liderados pelo Major Crown (Cliff Robertson) e um grupo de inadaptados soldados americanos vindos de cadeias militares liderados pelo Major Bricker (Vince Edwards). Depois de um conflito inicial entre os dois grupos durante os treinos, o seu antagonismo torna-se em amizade e respeito quando são enviados para Itália com a missão de tomarem uma montanha impenetrável controlada pelos alemães. Conhecidos como a "Devil's Brigade" devido à motivação, destreza e dureza dos seus soldados poderão estar diante de uma missão fatal, mas nada travará estes bravos homens na demanda pelo sucesso da mesma...
A Tropa Canadiana |
Com o sucesso do "The Dirty Dozen" no ano anterior, estava confirmado o sub-género de guerra conhecido como "men on a misson film" como um novo filão em Hollywood.
A Tropa Americana |
Esta grande produção dirigida pelo veterano do género, Andrew V.McLaglen (" Chisum" de '70 e dos algo similares a "The Devil's Brigade", "The Wild Geese" de '78 e "The Sea Wolves" de '80),
Os Inadaptados |
reúne um vasto elenco de caras conhecidas e com o argumento a cargo de William Roberts ("The Magnificent Seven"), e apesar de rebuscar "The Dirty Dozen" com "The Guns of Navarone" ('61) pelo meio é baseado numa história verídica, tendo o seu próprio mérito como um grande filme de acção e aventura em cenário de guerra.
Bricker (Edwards), Crown (Robertson) & Frederick (Holden) |
William Holden, que no ano seguinte daria a sua performance definitiva no género como Pike Bishop em "The Wild Bunch", lidera aqui as tropas de ambos os Países apoiado por Cliff Robertson (recém-vencedor de 1 Oscar por "Charly") num grande desempenho e Vince Edwards em modo extrovertido a fazer lembrar um James Garner.
Rockman (Claude Akins) |
Do elenco secundário destacam-se Jack Watson (futuro colaborador pontual de McLaglen) como o cabo canadiano, Peacock; o sempre execrável Claude Akins ("Rio Bravo" de '59) e Richard Jaeckel na pele de um ex-trapezista condenado, ironicamente num papel contrário ao que desempenhou no similar "The Dirty Dozen" em que era um dos Polícias Militares.
Greco (Richard Jaeckel) |
Os valores de produção são altos, usufruindo de uma cinematografia competente, bons cenários e sequências de acção bem encenadas, sendo o ponto alto o grande elenco e as situações algo divertidas do antagonismo inicial entre a tropa canadiana - limpa e seguidora das regras e a tropa americana - inadaptados sem carácter que só querem provocar sarilhos com os vizinhos da caserna.
E é nessa particularidade que difere do citado "The Dirty Dozen" em vez da guerra interna ser contra a hierarquia dos oficiais é mesmo entre os praças. De resto, o filme não tenta inovar muito no género com McLaglen a jogar pelo seguro caminhando nos passos do sucesso do filme de Robert Aldrich com a missão final a lembrar também "The Guns of Navarone".
Semelhanças à parte, "The Devil's Brigade" cumpre como filme de entretenimento, sem grande profundidade desnecessária à história indo directo ao assunto.
Recomendado para fãs de filmes de guerra clássicos e mesmo não trazendo nada de novo ao género, o conjunto é apelativo o suficiente para mais de duas horas bem passadas.
Género: Acção / Aventura / Guerra.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 130 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=8EIFTAY4Tf8
Classificação: 7.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário