C.D.Bales (Steve Martin) é o Chefe dos Bombeiros de uma pequena cidade que tem um gigantesco nariz. Inteligente, romântico, culto e extrovertido, Bales vive no drama da sua deformação que o impede de se revelar à mulher dos seus sonhos, Roxanne (Darryl Hannah), uma astrónoma que se mudou para a sua cidade. Ao mesmo tempo, Chris (Rick Rossovich), um jovem atlético e atraente bombeiro é enviado para treinar o departamento de Bales, mas apesar de atrair todo o público feminino, é tímido e bronco não sabendo minimamente como lidar com uma mulher. Chris capta a atenção da bela Roxanne, mas incapaz de a conquistar pede ajuda a Bales que apesar de apaixonado por ela secretamente, vai ajudá-lo escrevendo-lhe declarações de amor em nome de Chris o que dará origem a situações cómicas hilariantes...
Roxanne (Darryl Hannah) & Bales (Steve Martin) |
O excelente comediante Steve Martin adapta aqui a famosa peça de Edmond Rostand, "Cyrano de Bergerac" em versão moderna e descontraída assumindo também a protagonização numa obra dirigida pelo australiano Fred Schepisi (realizador do drama "Plenty" com Meryl Streep em '85).
Com um ritmo enérgico e divertido, "Roxanne" é filmado como uma farsa teatral que oscila entre a comédia e o drama num timing perfeito entre os dois mundos e envolvido numa atmosfera mágica de romance.
Bales "oferece" um poleiro para os passarinhos... |
O trejeito próprio da comédia física de Martin (revelado com "The Jerk" em '79) é bastante patente aqui, mas o actor vai bastante mais longe nesta sua performance fazendo-nos rir e chorar com o mundo muito próprio do seu personagem C.D.Bales (que tem as mesmas iniciais do qual foi baseado - Cyrano de Bergerac).
O guião da sua autoria é simplesmente genial: acolhedor, divertido, espontâneo, melodramático sem cair no piroso e recheado de "gags" hilariantes.
Bales com Dixie (Shelley Duvall) |
A cinematografia é alegre e luminosa o suficiente para captar na perfeição o "small town vibe" de onde todos se conhecem e os personagens secundários são coloridos o suficiente para nos fazerem rir genuinamente com a sua comédia de situação.
Roxanne e o bronco Chris (Rick Rossovich) |
A bela Darryl Hannah nunca foi uma grande actriz, mas o seu papel como Roxanne não pede muito mais do que parecer querida no ecrã e sonhadora esperando o seu cavaleiro de armadura reluzente e de palavras doces que a arrebatam, com Rick Rossovich ("Top Gun" de '86) a roubar o show como o bronco Chris.
Repleto de cenas memoráveis, com especial destaque para toda a sequência em que Steve Martin improvisa 20 piadas sobre o seu nariz grande, magnificamente encenada e interpretada pelo actor, "Roxanne" é uma divertida fábula romântica que transpira a magia dos anos 80 e um visionamento obrigatório para fãs dessa fabulosa década para cinema.
A título de curiosidade, muitos actores cómicos colegas de Steve Martin protestaram em '88 quando o actor não viu o seu trabalho como actor e argumentista ser reconhecido pela Academia para candidato a um Oscar.
É raro para a Academia reconhecer uma comédia para a entrega do prémio máximo, mas num ano em que o filme protagonizado por Cher, "Moonstruck", não só foi nomeado como arrebatou diversas estatuetas foi completamente injusto a omissão de Steve Martin para Melhor Actor e Melhor Argumento. O seu duplo trabalho aqui merecia isso e muito mais. É ver para crer.
Género: Comédia / Drama / Romance.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 107 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=sUgPNU_mRLQ
Classificação: 8.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário